Livros livres no 4º Horti-Encontro do Parque Gomm, Curitiba/PR
25.1.14
Alguém pendurou esse carinho na árvore onde deixamos os livros disponíveis no gramado para o pessoal emprestar.
Mais um sábado de livros livres no Parque Gomm, junto com a iniciativa Salvemos o Bosque da Casa Gomm que está fazendo algumas maravilhas por essa área verde de Curitiba. Muitas pessoas colaboraram com a gente trazendo livros para o gramado. A ideia é que esses livros logo ganhem um local definitivo no parque, para ficar à disposição dos visitantes, dos moradores e também dos funcionários do shopping que descansam nessa área em seus horários de intervalo.

Aos sábados várias atividades são propostas aos visitantes: cultivo da horta comunitária e do jardim de flores, pintura para as crianças, livros livres e hoje também havia pessoas jogando bola. Quem aparece por lá pode fazer o que quiser, e se quiser só ficar curtindo aquele espaço verde incrível e conversando, também é muito bem vindo. É bacana demais ter um local assim para passar algumas horinhas e seria ainda melhor se todas as praças e parques recebessem esse carinho. Como já mostramos aqui no blog Bibliotecas do Brasil, o bairro onde moramos tem praças enormes, que estão abandonadas e dominadas pelo consumo de drogas e outras atividades ilícitas. Veja o caso da Pracinha do Terminal do Boqueirão por exemplo, está impraticável. Se pelo menos tivesse um mínimo de segurança, quem sabe os moradores se inspirassem a adotar as praças mais próximas de suas casas para transformá-las em ambientes onde é possível curtir a tranquilidade com a família, fazer atividades voltadas para a sustentabilidade e também atividades culturais.
Lugar agradável com uma miscelânea de pessoas: conversas divertidas, conversas sérias e engajadas, conversas loucas, risadas, projetos e planos sendo desenhados. O Parque Gomm pode ser um modelo de atividades que podem ser desenvolvidas em outros bairros e cidades, que podem abraçar essa ideia e transformar seus espaços públicos em locais agradáveis para as famílias curtirem em harmonia.
A Emanuela Siqueira e o Alan (casal à esquerda) da Igreja do Livro Transformador levaram muitos livros excelentes para doar, além de nos fazer companhia com uma ótima conversa até o finalzinho do evento. Obrigada Manu e Alan queridos! Curta a Igreja do Livro Transformador no Facebook e leia o artigo que fizemos sobre esse projeto maravilhoso.
- Igreja do Livro Transformador: Conheça esse projeto de incentivo à leitura que valoriza o audiovisual e as bibliotecas livres, um belo fruto da amizade de Emanuela Siqueira e do escritor Luiz Ruffato.
A Elaine e seu sobrinho João levaram esses livros bacanas no Parque Gomm para nos doar e também por causa do Dia Nacional do "Esqueça um Livro" (o dia 25 de janeiro foi a data escolhida para o dia nacional do "esqueça um livro". A ideia é que o Brasil todo esqueça um livro para alguém nesta data). Eles estarão disponíveis para empréstimo no próximo sábado. Ela está ajudando a organizar um evento literário em Curitiba no mês de março que vai ser muito legal, em breve saberemos mais novidades. Ao fundo da foto é possível ver o banco que o pessoal da SBCG comprou para deixar disponível aos funcionários do shopping, e como podemos ver já estava sendo muito bem utilizado.
Foto de Ana Karina Karam El Messane. Dani Carneiro e Juliano Rocha (Bibliotecas do Brasil) e a Manu Siqueira e o Alan (Igreja do Livro Transformador).
Fotos de Mathieu Struck. A Igreja do Livro Transformador deu uma turbinada na biblioteca livre do Gomm
E essa é a Margot, um amorzinho que brinca com todo mundo, abraça todo mundo, cumprimenta todo mundo e também sai suja de tinta de tanto carinho. Curta a página da Salvemos o Bosque da Casa Gomm no Facebook.
Leia mais:
0 comentários