Livros livres no 4º Horti-Encontro do Parque Gomm, Curitiba/PR

25.1.14

Alguém pendurou esse carinho na árvore onde deixamos os livros disponíveis no gramado para o pessoal emprestar.

Mais um sábado de livros livres no Parque Gomm, junto com a iniciativa Salvemos o Bosque da Casa Gomm que está fazendo algumas maravilhas por essa área verde de Curitiba. Os livros foram arrecadados e levados por nós, Daniele e Juliano, aqui do Blog Bibliotecas do Brasil. Muitas pessoas colaboraram com a gente trazendo livros para o gramado. A ideia é que esses livros logo ganhem um local definitivo no parque, para ficar à disposição dos visitantes, dos moradores e também dos funcionários do shopping que descansam nessa área em seus horários de intervalo.

Aos sábados várias atividades são propostas aos visitantes: cultivo da horta comunitária e do jardim de flores, pintura para as crianças, livros livres e hoje também havia pessoas jogando bola. Quem aparece por lá pode fazer o que quiser, e se quiser só ficar curtindo aquele espaço verde incrível e conversando, também é muito bem vindo. É bacana demais ter um local assim para passar algumas horinhas e seria ainda melhor se todas as praças e parques recebessem esse carinho. Como já mostramos aqui no blog Bibliotecas do Brasil, o bairro onde moramos tem praças enormes, que estão abandonadas e dominadas pelo consumo de drogas e outras atividades ilícitas. Veja o caso da Pracinha do Terminal do Boqueirão por exemplo, está impraticável. Se pelo menos tivesse um mínimo de segurança, quem sabe os moradores se inspirassem a adotar as praças mais próximas de suas casas para transformá-las em ambientes onde é possível curtir a tranquilidade com a família, fazer atividades voltadas para a sustentabilidade e também atividades culturais.

Será que escritor curitibano Dalton Trevisan teria gostado de ouvir essa conversa sobre todas as coisas que aprendemos direitinho com os seus livros? Nós ficamos maravilhados!!!

Lugar agradável com uma miscelânea de pessoas: conversas divertidas, conversas sérias e engajadas, conversas loucas, risadas, projetos e planos sendo desenhados. O Parque Gomm pode ser um modelo de atividades que podem ser desenvolvidas em outros bairros e cidades, que podem abraçar essa ideia e transformar seus espaços públicos em locais agradáveis para as famílias curtirem em harmonia.

A Emanuela Siqueira e o Alan (casal à esquerda) da Igreja do Livro Transformador levaram muitos livros excelentes para doar, além de nos fazer companhia com uma ótima conversa até o finalzinho do evento. Obrigada Manu e Alan queridos! Curta a Igreja do Livro Transformador no Facebook e leia o artigo que fizemos sobre esse projeto maravilhoso.

• Igreja do Livro Transformador: Conheça esse projeto de incentivo à leitura que valoriza o audiovisual e as bibliotecas livres, um belo fruto da amizade de Emanuela Siqueira e do escritor Luiz Ruffato.

A Elaine e seu sobrinho João levaram esses livros bacanas no Parque Gomm para nos doar e também por causa do Dia Nacional do "Esqueça um Livro" (o dia 25 de janeiro foi a data escolhida para o dia nacional do "esqueça um livro". A ideia é que o Brasil todo esqueça um livro para alguém nesta data). Eles estarão disponíveis para empréstimo no próximo sábado. Ela está ajudando a organizar um evento literário em Curitiba no mês de março que vai ser muito legal, em breve saberemos mais novidades. Ao fundo da foto é possível ver o banco que o pessoal da SBCG comprou para deixar disponível aos funcionários do shopping, e como podemos ver já estava sendo muito bem utilizado.

Foto de Ana Karina Karam El Messane. Dani Carneiro e Juliano Rocha (Bibliotecas do Brasil) e a Manu Siqueira e o Alan (Igreja do Livro Transformador).

Fotos de Mathieu Struck. A Igreja do Livro Transformador deu uma turbinada na biblioteca livre do Gomm

E Essa é a Margot, um amorzinho que brinca com todo mundo, abraça todo mundo, cumprimenta todo mundo e também sai suja de tinta de tanto carinho. Curta a página da Salvemos o Bosque da Casa Gomm no Facebook.