Livros livres no Uberaba, Curitiba/PR

12.1.14

Deixar livros livres pela cidade, bairro ou comunidade onde você mora é muito simples. Olha só essas dicas de como fazer:

1. Escolha livros que tenha em casa e que estejam esquecidos nas suas estantes, prateleiras e gavetas, aqueles que não serão mais lidos;
  2. Escolha um local público de sua preferência ou onde você acha que seria legal uma pessoa encontrá-lo;
  3. Deixe o livro ali;
  4. Em dia de chuva escolha locais protegidos como mesas e cadeiras de restaurantes, lanchonetes, sorveterias, cafés, áreas de convivência em condomínios ou empresas e pontos de ônibus;
  5. Sugestões de lugares públicos para deixar seus livros: padarias, sorveterias, barzinhos, nos bancos das pracinhas e restaurantes, carrinhos de mercado ou onde você achar melhor. Dessa forma outra pessoa poderá encontrar o livro para ler, emprestar e passar adiante.

Simultaneamente à ação de incentivo à leitura Livros Livres no Boqueirão realizada pelo blog Bibliotecas do Brasil no mês de dezembro de 2013 e no comecinho de janeiro de 2014, deixamos também alguns livros livres no bairro Uberaba. O Uberaba assim como o Boqueirão é um bairro de grandes contrastes, e que sofre com as mesmas defasagens. Como não vivemos somente a realidade do nosso bairro, utilizamos muito os serviços do comércio do Uberaba pela proximidade, frequentamos vários locais no Uberaba de Cima, no Uberaba de Baixo e na Vila São Paulo. É bacana ter esse olhar sempre atento para a cidade e nos deslocamos por inúmeros bairros para conhecermos as muitas realidades. Não dá para dizer que frequentamos Curitiba inteira, porque é uma cidade gigantesca e diversa, mas temos esse cuidado de voltarmos nossa atenção e nosso olhar para a cidade como um todo, agindo localmente para trazer livros livres conforme nossos recursos. Relembre a biblioteca livre que montamos em parceria com os proprietários da Cantina Café  Mazurok no Uberaba, que infelizmente fechou e deixou saudades.

Como afirmei em um post anterior, deixar livros livres é uma oportunidade de olhar para o bairro onde moramos a partir de uma nova perspectiva, e assim fazer um aprofundado exercício de observação. É importante manter esse olhar atencioso para os outros bairros e cidades. O que eu posso trazer de interessante que vi em outro bairro para o meu e o que eu posso levar de interessante desse meu viver no bairro para outras localidades?

Na Padaria Vô Joaquim onde vamos comprar algumas guloseimas semanalmente, sempre levo um livro no carro para deixar em cima do murinho em frente do local. Por ali tem um movimento contínuo de crianças e adolescentes que praticam skate e roller na descida da Rua Cel. José Carvalho de Oliveira, nas proximidades do Colégio Estadual São Paulo Apóstolo. É bacana ver os adolescentes reunidos por ali fazendo manobras de skate, uma atividade que proporciona diversão e um bom exercício físico.
Infelizmente não há nenhuma pracinha nessa região para a prática de skate e roller, nem um espaço compartilhado para as bicicletas e pedestres na recente obra que providenciou asfalto e que ainda está em andamento na rua.

Os livros que deixamos livres no Uberaba são de doações que recebemos ao longo de 2012 e 2013, que não se encaixam no perfil dos leitores das bibliotecas com as quais colaboramos ou são repetidos. Deixamos os livros livres para que as pessoas possam encontrá-los espontaneamente. Não tem regras. Se elas quiserem manter os livros ou passar adiante, tudo bem. Deixamos vários exemplares da coleção "Grandes Líderes" da editora Nova Cultural, livros de História ótimos que não pudemos levar para a Biblioteca Comunitária do Sítio Vanessa pela falta de espaço para comportar uma coleção bacana como essa. Mas como a ideia é libertar, acredito que eles serão muito úteis para quem teve a oportunidade de encontrá-los, além de ser uma surpresa gostosa encontrar livros livres pelo bairro.

Se você frequenta uma padaria diariamente, que tal propor a montagem de uma pequena biblioteca livre? No cantinho uma caixa com cerca de 30 livros pode dar o início à biblioteca. Nós disponibilizamos gratuitamente para download as artes necessárias para dar um "rosto" para a sua biblioteca livre. Acesse os seguinte link:

Olhe para o seu bairro com novos olhos, compartilhe livros e promova a cultura na sua localidade.

Daniele Carneiro e Juliano Rocha
Fotos: Daniele Carneiro