Livros Livres no Bosque da Casa Gomm

15.1.14

No próximo sábado dia 18/01/2014 às 10h, o blog Bibliotecas do Brasil estará presente no evento 3º Horti-Encontro no Parque Gomm! A Rua é das Flores para deixar livros livres no local. Uma horta comunitária está sendo cultivada como parte da iniciativa Salvemos o Bosque da Casa Gomm, onde um grupo de moradores do Batel e de vários outros bairros de Curitiba está se mobilizando através de diversas ações criativas para impedir que o Bosque Gomm e o casarão que é tombado pelo patrimônio histórico, sejam destruídos e obrigados a dar passagem à um shopping center.
O coletivo de moradores Salvemos o Bosque da Casa Gomm tem usado o Facebook para mobilizar simpatizantes à causa do Bosque e também para inúmeros outros problemas do interesse dos curitibanos, como por exemplo a poluição sonora, um problema crescente e bem preocupante, que existe há algum tempo e é pouco debatido em Curitiba. Para conhecer todas as causas pelas quais o coletivo luta, acesse o Facebook da Salvemos.

Todos os livros que serão deixados livres no espaço do Bosque têm o carimbo da iniciativa Leia, Empreste ou Devolva do blog Bibliotecas do Brasil, e poderão ser emprestados livremente, sem a necessidade de devolução. A ideia é que os livros circulem. Livros de literatura, história, livros infantis e infanto juvenis farão parte da ação de incentivo à leitura. Quem quiser levar livros e gibis para trocar/doar também serão muito bem vindos, pois sempre estamos organizando ações de livros livres, então é bacana manter uma rotatividade. O evento é gratuito e aberto a quem quiser participar.

A iniciativa Leia, Empreste ou Devolva tem como objetivo primordial colaborar com as pessoas que querem montar suas bibliotecas livres mas não sabem muito bem por onde começar.
13 bibliotecas já utilizam a arte da iniciativa ou já receberam livros doados pelo blog Bibliotecas do Brasil com o carimbo personalizado (veja a lista de todas as bibliotecas).
Para motivar ainda mais as pessoas a praticar o desapego e a partilha de leitura, já deixamos livros livres em ações de incentivo em Guaratuba no litoral do Paraná, em algumas praças públicas do bairro Boqueirão, e também no Uberaba.
Para fazer o download gratuito da arte de um cartaz para a divulgação de bibliotecas, do carimbo e de um pequeno tutorial para montagem de bibliotecas livres, basta acessar a área de downloads gratuitos do blog Bibliotecas do Brasil. Os livros que deixaremos livres no Bosque Gomm são de doações que recebemos ao longo de 2012 e 2013, que não se encaixam no perfil dos leitores das bibliotecas com as quais colaboramos diretamente, ou são repetidos, servindo assim às nossas ações de livros livres.

Convite no Facebook: 3º Horti-Encontro no Parque Gomm! A Rua é das Flores.
"Não conseguiu vir no 1º e no 2º Horti-Encontros? Chegou a sua vez! No próximo sábado 18/01/14 às 10h00 acontecerá nosso já tradicional 3º Horti-Encontro, para que possamos ampliar e consolidar nosso canteiro de legumes e verduras, nossa horta aromática e nossas mudas de árvores, mas também para criarmos os primeiros esboços práticos do jardim de flores do Parque Gomm!
Traga aquela florzinha que está meio caidinha no seu apartamento para a terra do mais novo parque dos curitibanos. Compre um vaso com flores no mercado ou no CEASA e vamos transplantá-lo juntos. Traga um pacote de sementes de alguma variedade diferente de rosas ou dálias. Leve também orquídeas e bromélias que estão demorando para florir de novo, elas também ganharão um lugar especial.
Vamos florir o nosso parque e e torná-lo o o mais belo jardim de Curitiba, não só para que as abelhas e os beija-flores voltem para onde nunca deveriam ter saído, mas para amolecer os corações empedernidos e aproximar as almas e, assim, vermos este parque ser definitivamente criado, como símbolo de uma Curitiba unida para o futuro".

Arte: Salvemos o Bosque da Casa Gomm
Juliano Rocha - Bibliotecas do Brasil