Parceria entre bibliotecas e cooperativas de reciclagem

30.1.14

A sua biblioteca pode exercer ativamente algumas práticas sustentáveis e essas dicas são interessantes para locais que recebem doações de livros, mas que não sabem exatamente o que fazer com o material excedente, que não combina com o acervo, com o perfil dos leitores, ou que simplesmente não pode ser utilizado. Essa ideias podem ser bem interessantes para as bibliotecas comunitárias, bibliotecas livres, bibliotecas públicas, para locais que têm um espaço sobrando e funcionários ou voluntários atuantes. Confira a seguir.

  • Coloque uma caixa ou cesto disponível para pessoas que quiserem descartar materiais recicláveis, ou que não terão uso em sua biblioteca. 
  • Entre em contato com alguma central, barracão ou cooperativa de reciclagem da sua cidade e combine com eles de doar esse material. 
  • Você pode combinar com a cooperativa sobre quem fará a entrega, ou quem irá até a biblioteca buscar o material e a frequência em que essa entrega ocorrerá (se será diária, semanal, quinzenal ou mensal). Dessa forma também é possível conscientizar as pessoas sobre os motivos pelos quais determinadas publicações não servem para algumas bibliotecas, ou não podem ser utilizadas, além de incentivar a prática da reciclagem e da sustentabilidade.

Alguns modelos de caixas que podem ser utilizadas para a coleta dos livros


Foto: London Biopacking

Materiais que podem ser enviados para a reciclagem 

A não ser que sua biblioteca tenha um setor de periódicos, podem ser reciclados jornais revistas semanais antigas, panfletos educativos, livros didáticos, apostilas de curso de idiomas, de informática e de cursos pré-vestibular e enciclopédias deterioradas. Revistas semanais e jornais rapidamente expiram seu prazo de validade, a leitura deixa de ser interessante e se a biblioteca não trabalha com atividades relacionadas à recorte e uso de papel, seja com crianças ou para decoração, não tem porque receber doações ou acumular em depósitos esses materiais.

Foto: Reasons 2 Recycle

Lembre-se

Ao encaminhar essas publicações para a reciclagem nada está sendo "jogado fora". A pessoa está na realidade colaborando com o meio ambiente, praticando a sustentabilidade e gerando renda para as pessoas que trabalham com material reciclável.

Foto: Shopping Tacaruna

Dica para aqueles quem tem interesse em doar livros didáticos e enciclopédias antigas

Sempre que quiser doar livros para bibliotecas, entre em contato previamente com os coordenadores e pergunte que tipo de material a biblioteca recebe. Faça uma seleção de seus livros pois é descortês e contraproducente doar livros riscados, sujos, rasgados, preenchidos, mofados ou com odor ruim. Tenha sempre em mente que doação é amor e sua doação fala por você.


Conheça também:




O livro Ideias para Bibliotecas Livres - Um manual prático de autogestão independente da editora Magnolia Cartonera tem abrangentes informações sobre reciclagem de livros e revistas e ações voltadas para a reciclagem e separação de materiais recicláveis em bibliotecas. Falamos sobre a parceria que bibliotecas livres e comunitárias podem fazer com cooperativas de reciclagem e sobre a correta destinação de materiais que já não servem mais para a leitura. Refletimos sobre a importância da profissão das catadoras e catadores de material reciclável e agentes ambientais, e como parcerias com cooperativas e catadores do bairro podem ajudar a desenvolver espaços de leitura e fortalecer a sustentabilidade, além de muitas informações relacionadas à organização e montagem de bibliotecas. A Magnolia Cartonera é a editora independente do blog Bibliotecas do Brasil.

Siga nosso Instagram: @bibliotecasbr
Inscreva-se em nosso canal no Youtube
Assine gratuitamente a newsletter Bibliotecas do Brasil Expresso

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe