Bibliotecas do Brasil no Parque Gomm

24.1.14

O blog Bibliotecas do Brasil estará presente no evento 4º Horti-Encontro no Parque Gomm! Vamos plantar bananeira até o parque sair! no próximo sábado dia 25/01/2014 das 10h às 14h para deixar livros livres no local. Uma horta comunitária está sendo cultivada como parte da iniciativa Salvemos o Bosque da Casa Gomm, onde um grupo de moradores do Batel e de vários outros bairros de Curitiba está se mobilizando através de diversas ações criativas para impedir que o Parque Gomm e o casarão que é tombado pelo patrimônio histórico, sejam destruídos e obrigados a dar passagem à um shopping center.

Recadinho da Salvemos: "Lembrando a todos que nossos parceiros da Bibliotecas do Brasil estarão novamente no Parque Gomm neste sábado para LEVAR LIVROS LIVRES, seja para doar ou trocar. Leve seus filhos para experimentar um pouco desta cultura de liberdade literária. Senta na grama para ler Tolstoy ou Sidney Sheldon, desde que seja na grama! E levem também livros para dar a eles, eles têm projetos incríveis de bibliotecas em muitos locais de Curitiba - muitos deles em locais onde pessoas têm oportunidade de ter acesso a livros pela PRIMEIRA vez de suas vidas"!
Dani Carneiro e Juliano Rocha no Parque Gomm na foto da Graziela Flor

A ideia é incentivar a leitura ao ar livre e localizar espaços públicos em Curitiba como parques e praças que sirvam a esse propósito. Faça o exercício do desapego. Se você tem livros que já leu ou que estão prontos para serem doados a novos leitores leve no Parque Gomm. Eles serão deixados livres na grama para leitura no parque e também para empréstimo livre. Ou traga o seu próprio livro e sente na grama para ler. Livros de literatura para crianças e adultos e gibis são muito bem vindos. A ideia é incentivar a leitura ao ar livre. Um lembrete: precisam ser livros de literatura. Livros escolares, de cursinho pré-vestibular, apostilas de idioma ou livros didáticos para uso em sala de aula não servem para a nossa proposta.

Leia, Empreste ou Devolva
O empréstimo livre funciona assim:
  1. O leitor é livre para emprestar o livro, levar para casa e devolvê-lo quando achar que deve;
  2. É livre para fazer a leitura a seu tempo, sem pressa, não tem data de devolução;
  3. O leitor é livre para emprestar a outra pessoa;
  4. Se quiser levar para ler em uma viagem, e libertar o livro em outra cidade para que outro leitor encontre-o, é livre para isso.
Todos os livros que serão deixados livres no Parque Gomm têm o carimbo da iniciativa Leia, Empreste ou Devolva do blog Bibliotecas do Brasil, e poderão ser emprestados livremente, sem a necessidade de devolução. A ideia é que os livros circulem. Livros de literatura, história, livros infantis e infanto juvenis farão parte da ação de incentivo à leitura. Quem quiser levar livros e gibis para trocar/doar também serão muito bem vindos. O evento é gratuito e aberto a quem quiser participar. Visite nossa área de downloads gratuitos para quem quer iniciar uma biblioteca livre.

Daniele Carneiro e Juliano Rocha
Bibliotecas do Brasil