Livros: o que podemos doar e o que podemos reciclar?

3.1.14

Orientações para a época de férias escolares no ótimo texto da pedagoga Jacqueline Carteri, das páginas Capitu Lê e Compartilhando Leituras que também colabora com o blog Bibliotecas do Brasil.
O livro Ideias para Bibliotecas Livres publicado pela editora Magnolia Cartonera também tem várias dicas sobre organização de bibliotecas e do acervo.

Está na hora de se desfazer!

Todo final de ano é assim, precisamos fazer faxina em casa para poder decorá-la para o Natal e receber o ano que se aproxima com as energias renovadas. Mas o que podemos doar? E o que podemos descartar ou enviar para a reciclagem?

Vamos falar especificamente dos livros

Se você tem livros em casa e já os leu e releu diversas vezes, mas são livros de literatura e que podem encantar outras pessoas, eles podem ser selecionados para doação consciente ou troca.
Muitas bibliotecas e projetos renovam seu acervo através desse tipo de atitude e doação.
Infelizmente, às vezes na pressa de separar o material e com tantas coisas para arrumar e fazer, as bibliotecas recebem muita coisa que não é de interesse bibliográfico.
As pessoas acabam se confundindo e doam cadernos escolares, agendas usadas, cartas antigas, fotos, manuais de aparelhos eletrônicos, livros didáticos e técnicos com conteúdo ultrapassado, entre outras coisas, que com certeza não ajudarão a formar um acervo de biblioteca interessante à outros usuários.

Por isso o cuidado que devemos ter na hora da seleção é fundamental. Devemos doar aquilo que gostaríamos de receber.

Pense nisso antes de fazer sua faxina e que o ano novo chegue cheio de vibrações positivas. Procure os serviços de sua cidade. Aqui em Araucária você pode doar na Biblioteca Pública Emiliano Perneta, na Biblioteca Municipal do CAIC e nas minibibliotecas livres.

Conheça os livros da Magnolia Cartonera

Artes: Juliano Rocha