6 passos para uma doação consciente de livros

14.4.15

O princípio de ouro na doação de quaisquer objetos, sejam eles roupas, comida e livros, é a seguinte: faça uma doação consciente.

Ao doar livros para bibliotecas comunitárias, ou qualquer outra biblioteca do seu interesse, a primeira atitude a ser tomada é entrar em contato com os coordenadores da biblioteca, ou com o setor de doações se for uma biblioteca que disponibiliza esse serviço, e perguntar quais as necessidades e requisitos dos livros que eles precisam ter em seu acervo. O contato com as bibliotecas ou projetos que você queira ajudar pode ser feito através do email, telefone, redes sociais ou através de conhecidos que tenham essa informação.

As demais etapas seguem o bom senso, mas reforçamos aqui alguns fundamentos: ao doar qualquer objeto para outra pessoa (livros, revistas, material didático, enciclopédias, e outros materiais relativos à leitura) sempre faça uma autorreflexão:

• Esses livros estão em condições de serem repassados para novos leitores?
  • Esses livros que estou doando podem ser verdadeiramente reaproveitados?
  • Eu apreciaria receber de outra pessoa esses livros que estou doando?
  • Esses livros serão realmente úteis e serão utilizados por aqueles que irão recebê-los - ou eu estou supondo que eles serão úteis?

Como selecionar livros para doar:

1. Verifique se não está faltando alguma página - Se estiver, esse livro não serve para ser doado. A não ser que seja um livro infantil que valorize figuras e imagens, pode ser reutilizado em atividades recreativas, através de recortes, colagem e montagem de cartazes. Mas para leitura ele não serve. É bom confirmar previamente com a biblioteca se esse material será útil e se eles fazem atividades relacionadas à recorte e colagem; se não for o caso encaminhe para a reciclagem.

2. Verifique as condições das páginas - se estão sujas, rasgadas, roídas, riscadas, contaminadas, danificadas por algum líquido, manchadas, emboloradas, com forte cheiro de qualquer substância, o livro não serve para ser repassado a um novo leitor;

3. Livros muito antigos - É sempre bom confirmar com os coordenadores das bibliotecas comunitárias ou públicas se para eles há utilidade nesse material, pois os conhecimentos sempre se atualizam, principalmente em relação à enciclopédias, livros científicos, geográficos, livros de viagem e assim por diante. O blog Bibliotecas do Brasil tem uma pequena lista de locais que aceitam livros didáticos e enciclopédias antigas.

4. Enciclopédias Barsas, Larousses, etc - Geralmente essas enciclopédias são doadas em coleções com vários volumes. É importante entrar em contato através de telefone, email ou pelas redes sociais com os coordenadores das bibliotecas comunitárias ou setores de doação das demais bibliotecas, para ver a possibilidade de recebimento dessas coleções, pois algumas bibliotecas não têm espaço para abrigá-las, ou não possuem uma sala específica para o material de referência. Acontece também de não ter uma pessoa que possa estar diariamente em contato com os leitores, para ensiná-los como utilizar essas enciclopédias. O conteúdo precisa estar atualizado. É bom sempre perguntar antes de doar esse material, para que ele não fique encaixotado, sem utilização. Para mais informações sobre esse material leia o nosso post sobre reciclagem.

5. Livros didáticos e livros de cursos de idiomas - O recebimento desse material depende da biblioteca, algumas acham importante ter livros didáticos, e outras dão preferência a variados gêneros de livros. Como no caso das enciclopédias, é sempre bom verificar com a biblioteca se esse material é bem vindo antes de doar. Existem livros didáticos que só fazem sentido na sala de aula com acompanhamento de professores;

6. Livros danificados - O próprio doador pode enviar para a reciclagem ou encaminhar para um local especializado em restauro de livros. Não há a necessidade de enviar os livros danificados como doação para uma biblioteca comunitária ou demais bibliotecas, porque eles não servem mais, a não ser para a reciclagem ou reutilização após restauro. Confirme com a biblioteca antes de doar se ela tem um setor especializado em restauro e se o livro que você quer doar é interessante para o acervo dela. Leia o artigo 'parceria entre bibliotecas e cooperativas de reciclagem'.
"Eu cuido muito para que os livros tenham sempre uma boa manutenção, e não repasso aqueles que estão se desmanchando, faltando páginas ou mofando. O amor que eu quero que as pessoas dediquem à leitura começa pelo aspecto do livro, pela primeira impressão que o leitor vai ter daquilo que está chegando às suas mãos". - Leticia Tafra da Fontoura do Leitura no Varal

Conheça os livros da Magnolia Cartonera

Os 6 passos para uma doação consciente estão em formato de posters tutoriais no interior do livro Ideias para Bibliotecas Livres da Magnolia Cartonera e do blog Bibliotecas do Brasil para você utilizar como cartaz na parede da sua biblioteca. Essas e muitas outras dicas para você que coordena espaços de leitura estão na publicação. Conheça e compre o livro.

Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
Artes: Juliano Rocha