Férias Literárias - Biblioteca do Savannah Café, Curitiba, PR

4.2.15

Que  sensação gostosa e de acolhimento é chegar em um local para tomar um café e fazer um lanchinho e encontrar uma biblioteca diante de seus olhos. Pois essa foi a sensação que nos arrebatou quando procurávamos um lugar próximo ao Goethe Institut para lanchar e encontramos o Savannah Café. A Wendy e Carla são as responsáveis pela biblioteca do Savannah Café que funciona há quase 3 anos no bairro Alto da Rua XV em Curitiba.

Dentro desse café tem uma biblioteca com livros maravilhosos esperando pelos leitores.

Os livros da biblioteca podem ser lidos no local e depois que o cliente se torna conhecido das meninas e frequentador do café, pode emprestá-los à vontade. E a seleção é excelente: vimos livros do Jack Kerouac, Jean-Paul Sartre, Charles Bukowski, George Orwell, Nietzsche, vários quadrinhos como Garfield, Laerte e um exemplar de Mate-me Por Favor - Uma História Sem Censura do Punk. No acervo também há livros de gastronomia, turismo, de filmes e também revistas variadas de cultura, mas o acervo é composto essencialmente de livros de literatura. A pessoa interessada em emprestar livros pode trazer um livro e levar outro, fazendo uma troca. Os clientes que levam livros podem ficar com eles o tempo necessário para a leitura. Tudo pode ser conversado, o importante é que o cliente-leitor crie um vínculo com o café. A biblioteca também aceita doações para manter a rotatividade de seu acervo.

Carla e Wendy mantém a Biblioteca do Savannah Café ativa para que as pessoas possam ler e relaxar tomando um bom café.

A iniciativa de Wendy e Carla é para tornar o ambiente do café mais agradável e facilitar o acesso aos livros para os clientes que frequentam o local. A biblioteca foi montada com os próprios livros delas, que já leram, e aos pouquinhos com a participação e doações de amigos e clientes. A Carla nos disse que "depois da terceira vez que uma pessoa vem aqui no Savannah já vira nossa amiga, e pode emprestar livros à vontade". Elas também nos contaram que a maioria das pessoas que frequentam o Savannah trabalham na região, então para essas pessoas é bem pratico ter ali no Savannah uma biblioteca onde podem emprestar livros de maneira informal, ou ler por ali mesmo, no horário do almoço ou do café. É uma forma de aproximar novos leitores dos livros ou reaproximar leitores que estão afastados da leitura.
O local tem uma decoração agradável com algumas plantinhas, lanches naturais para quem prefere uma alimentação saudável e também vegetarianas - nós que somos vegetarianos achamos um grande alívio encontrar opções.

A ideia de disponibilizar livros para os clientes é simpática e facilita muito para as pessoas que gostam de ler mas não têm tempo de frequentar uma biblioteca tradicional, ou gostam da ideia de acesso aos livros de maneira mais prática, com horários que sejam flexíveis aos seu horários de trabalho.

Quem gosta de livros e de leitura sempre está de olho nas novidades que a cidade pode oferecer nesse campo. Se estamos no litoral visitamos livrarias e bibliotecas. Ou então promovemos nossas próprias ações de incentivo à leitura e ajudamos a montar bibliotecas livres. Longe do litoral nessas férias de verão, decidimos visitar alguns locais literários de Curitiba e ver o que eles têm de bom para nos oferecer. Conheça os locais que visitamos nas Férias Literárias de 2014:

Savannah Café
Rua 21 de Abril, 102 - Alto da Rua XV, esquina com a Rua Dias da Rocha Filho, Curitiba/PR
Horário de atendimento: de 2ª a 6ª das 8h às 19h

Texto: Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil - Creative Commons