34 livros sobre o Carnaval

16.2.15

Passeando pelo Facebook encontramos dicas muito boas de livros sobre o Carnaval e suas manifestações pelo mundo. Nós fizemos uma coletânea de dicas bibliográficas para aqueles que querem conhecer mais sobre a cultura do Carnaval e se aprofundar através da leitura.
Começamos com as dicas da Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro que além de fazer uma longa lista de sugestões, montou uma exposição de livros sobre o Carnaval para a sua comunidade leitora, e de forma ilustrativa e atuante, publicou posts em seu perfil no Facebook convidando as pessoas a conhecerem os livros, mostrando suas capas e contando um pouco sobre o conteúdo de cada um deles. Que bacana poder acompanhar o trabalho envolvente e compromissado de uma biblioteca pública. Reproduzimos essas postagens aqui no Blog Bibliotecas do Brasil. Confira!

Dicas da Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro:

"Em clima de Carnaval, preparamos uma exposição de livros sobre a folia de Momo. Tem títulos contando a história das escolas de samba, biografias de grandes sambistas, como Dona Ivone Lara, de ícones da festa no Rio, como o carnavalesco Paulo Barros, e muito mais! Passe na BPE e leve o Carnaval para casa"!  Foto: Biblioteca Parque Estadual

1. “Nem vem que não tem – A vida e o veneno de Wilson Silmonal” Ricardo Alexandre
2. “Antes do furacão - O Mardi Gras de um folião brasileiro em Nova Orleans” Fred Góes
3. “Paulo Barros Sem Segredo – Estratégia Inovação e Criatividade” Artur da Távola
4. “Carnaval – J. Carlos” – Luciano Trigo e Cássio Lordeano
5. “Adoniran – Dá licença de contar...” Ayrton Mugnaini Jr.

Há 50 anos, o grande vencedor do Prêmio de Músicas Carnavalescas do IV Centenário do Rio de Janeiro era...um paulistano! Maior representante do samba de São Paulo, Adoniran Barbosa é a dica de hoje: o livro “Adoniran: Dá licença de contar” do jornalista Ayrton Mugnaini Jr (Editora 34), que está em nossa exposição de livros, reúne várias facetas do descendente de italianos que teve os mais diversos empregos – como ambulante, pintor de paredes e encanador – e ainda teve tempo para cantar e criar clássicos como “Trem das onze” (grande vencedor do concurso carioca) e “Tiro ao Álvaro”.  Foto: Biblioteca Parque Estadual - Facebook.

6. “Carnaval brasileiro – O vivido e o mito” Maria Isaura Pereira de Queiroz
7. “Troféus da Mangueira” Aydano André
8. “Meu Carnaval Brasil” Felipe Ferreira; Sérgio Cabral; Ricardo Cravo Albin
9. “Na Passarela do Samba - O esplendor das escolas em 30 anos de desfiles de carnaval no Sambódromo" André Diniz
10. “Um Carnaval Encantado" João Pedro Soares Martins
11. “Marcadas para Viver - Cadernos de Samba" – João Pimentel
12. “Portela – 90 Anos de História”  Salete Lisboa e Marcelo Loureiro
13. “Nasci para sonhar e cantar – Dona Ivone Lara: a mulher do samba”  Mila Burns
14. “A dança nobre do Carnaval” Renata de Sá Gonçalves
15. “Tantas páginas belas” Luiz Antonio Simas: Longe do pódio do samba nas últimas décadas, a Portela é a maior campeã da história do Carnaval carioca. Mestre em História Social pela UFRJ, Simas mergulha no universo azul da escola de Oswaldo Cruz, da sua fundação por descendentes de escravos que migraram para a Grande Madureira, passando pela genialidade de Candeia e até a Velha Guarda, idealizada por Paulinho da Viola. Entre no clima do Carnaval lendo samba na BPE!
16. “Ivone Lara – A dona da Melodia” Kátia Santos
17. “Estrela que me faz sonhar – Mocidade” Bárbara Pereira

“Mestre André sempre dizia: ninguém segura a nossa bateria!” A segunda dica da nossa exposição de livros sobre Carnaval é “Estrela que me faz sonhar: Histórias da Mocidade”, de Bárbara Pereira (Coleção Cadernos de Samba, Verso Brasil Editora ).
A jornalista conta, do início à glória, a história da escola que deu fama ao bairro de Padre Miguel e se tornou reconhecida pela sua talentosa bateria – criadora da famosa “paradinha”, reproduzida por muitas agremiações. Entre outras curiosidades, a autora revela que a Mocidade nasceu de um time de futebol(!) e é a única escola de samba que, após ingressar no grupo de elite, jamais foi rebaixada. Quer saber mais? Passe aqui até sexta-feira e faça o empréstimo do exemplar.

18. “Carnaval em múltiplos planos” Maria Laura Cavalcanti
19. “Abre-alas – Histórias dos Carnavais de Angra dos Reis” Aglaé Moreira dos Reis Dias
20. “Acadêmicos, Unidos e tantas mais – Entendendo os desfiles e como tudo começou” João Bastos
21. “Onze mulheres incríveis do Carnaval carioca - Histórias de porta-bandeiras” Aydano André Motta

A dica de hoje da nossa exposição de livros sobre Carnaval fala sobre a presença feminina em sua forma mais elegante na festa. Em “Onze mulheres incríveis do Carnaval carioca - Histórias de porta-bandeiras”, (Coleção Cadernos de Samba, Verso Brasil Editora), o jornalista Aydano André Motta conta a história de 11 porta-bandeiras, personagens do universo carnavalesco que mesclam a beleza e a alegria da deusa do amor Oxum com os passos dos minuetos europeus, contando seus triunfos, sem deixar de abordar seus dramas. Foto: Biblioteca Parque Estadual - Facebook.

Também seguimos as dicas da página de incentivo à leitura Capitu Lê

Gosta de carnaval? E ler durante o feriado? Então, aqui vão algumas dicas que trazem o tema no título.

22. País do carnaval, de Jorge Amado
23. O dia em que adiaram o carnaval, de Luis Claudio Villafañe G. Santos
24. O carnaval do jabuti, de Walmir Ayala
25. Aula de carnaval e outros poemas, de Ricardo Azevedo