É tempo de Carnaval nas Bibliotecas do Brasil!

10.2.15

Você quer passar o Carnaval de um jeito diferente, tranquilo e cultural esse ano? Algumas bibliotecas do Brasil prepararam uma programação especial dedicada à celebração da data e estão convidando leitores e a comunidade para participar de oficinas de confecção e pintura de fantasia, contações de história para que adultos possam aprender mais sobre a cultura dessa época festiva, e várias outras atividades culturais. Essa seleção foi feita pelo blog Bibliotecas do Brasil, mas você também pode participar enviando o seu evento para o email contato@bibliotecasdobrasil.com
Clique em cada um dos eventos e saiba mais informações diretamente nos sites que os anunciaram.

Programação do carnaval 2015 das bibliotecas:

Carnaval da Biblioteca Pública Castro Alves, Bento Gonçalves/RS: Oficina de carnaval, contação de histórias e dinâmicas com o tema "Como surgiu o carnaval?", confecção de adereços para o carnaval, bailinho e passeio com os participantes fantasiados entre 09/02 e 13/02.

*
Matinê de Carnaval na Biblioteca Municipal Palmeiras em Maringá/PR: Data: 11/02/2015 (Quarta-Feira) Horário de Início: 15h30 às 17h00. Local: Biblioteca do Palmeiras / Grevíleas
Recomendação: 6 a 14 anos. Entrada Gratuita.

*
O Espaço de Leitura do Parque da Água Branca/SP traz ritmos regionais de carnaval para crianças e toda família: Programação especial para crianças e suas famílias vai até 01/03, no Parque da Água Branca. O Espaço de Leitura, projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), apresenta sua programação especial para o mês do Carnaval. A festa vai celebrar os ritmos tradicionais da cultura afro-brasileira como Maracatu, Jongo, Cacuriá, Samba de Roda, Tambor de Crioula, Ciranda, Batuque de Umbigada, Bumba-meu-boi e Cortejos.
A programação especial festeja os ritmos tradicionais da cultura afro-brasileira com apresentações de dança, música, cortejo e ciranda durante o mês de fevereiro. Atividades educativas para os pequenos incluem oficina de confecção de adereços e fantasias. Na terça-feira de Carnaval (17), a matinê será ao som da Banda Chiquita Margarida, para os pequenos e os grandinhos caírem na folia do Bailinho de Carnaval do Espaço de Leitura. As atividades para toda a família são gratuitas e acontecem no Parque da Água Branca.

Clube da Leitura
O Clube de Leitura está aberto a todos os interessados em prosear sobre contos, poesias e afins. A proposta é degustar o prazer de trocar opiniões e experiências literárias. A cada encontro, um texto diferente. Participe!
Quando: toda sexta

Feira de Troca de Livros
Você tem um livro que gostou, mas que já está na hora de outra pessoa ler? Ou quer começar a ler um novo? Venha renovar seus livros. Só não participam didáticos, religiosos e enciclopédias. Além de trocar livros, você também pode deixar uma carta para o próximo leitor da sua obra doada.
Quando: todos os domingos

*
Garotada pode participar das atividades de Carnaval na Biblioteca Infantil a partir de quarta-feira em Sorocoba/SP. A partir de quarta-feira, 11/02/2015 uma oficina de máscaras de carnaval e brincadeiras infantis como dança da cadeira, estátua e outras serão as atividades para crianças na Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury em Sorocaba. Na sexta-feira haverá um Bailinho de Carnaval. As atividades são gratuitas, abertas à comunidade e não necessitam de inscrição. http://www.sorocaba.sp.gov.br/portal/noticias/garotada-pode-participar-das-atividades-de-carnaval-na-biblioteca-infantil-a-partir-de-quarta-feira

Foto: Emerson Ferraz / Secom

*
Carnaval Literário da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, Uberaba/MG. A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães está preparando uma atração especial para a próxima semana, para comemorar o carnaval com muita literatura. Nos dias 10 e 11 de fevereiro, das 9h às 10h30 acontecerá o Carnaval Literário que oferecerá atividades como contação de história, oficina de fantoche com “O Carnaval das Minhocas”, leituras, baile brincante e muitas brincadeiras ao som de marchinhas de carnaval.

*

Biblioteca Pública do Estado da Bahia realiza mostra bibliográfica com os temas do Carnaval e da Festa de Yemanjá: O quê: Biblioteca realiza mostra bibliográfica com os temas do Carnaval e da Festa de Yemanjá. Quando: 02 a 28 de fevereiro, das 08h30 às 21h. Onde: Setor de Pesquisa e Referência da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo. Salvado/BA. Quanto: Gratuito.

Biblioteca Pública do Estado da Bahia promove oficinas infantis celebrando o Carnaval: No dia 11/02 a oficina Abre Alas irá resgatar a história do carnaval com os livros Chiquinha Gonzaga, de Edinha Diniz, e Histórias da Música para Crianças, de Simone Cit, seguido da criação de um painel coletivo sobre o tema. As atividades são gratuitas e acontecem no Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo, sempre às 15h.

Mostra de vinis com músicas carnavalescas: O quê: Biblioteca realiza mostra de vinis com músicas carnavalescas. Quando: 04 a 28 de fevereiro, das 08h30 às 18h. Onde: Sala de Exposições, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris, Salvador/BA. Quanto: Gratuito.

*

Vale também citar o evento Livros Livres - Especial de Carnaval que aconteceu no dia 06/02/2015 em Recife/PE onde cerca de 100 livros foram espalhados por diversos pontos pelo Bairro do Recife, totalmente disponíveis ao público leitor. Dos 100 livros, 39 abordam a temática do Carnaval. Leia sobre a ação de incentivo à leitura no site Cultura.PE.

Seleção de eventos: Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
Arte: Juliano Rocha - contato@bibliotecasdobrasil.com