Carnaval tem bibliotecas abertas e programação cultural no Rio de Janeiro e São Paulo

9.2.15

Foto: Divulgação BSP no Catraca Livre

O carnaval é uma das datas mais ricas culturalmente no Brasil, e nós apreciamos ver iniciativas que focam no lado positivo do carnaval, com o objetivo de ensinar, divertir e promover uma atividade educativa e recreativa para pessoas de todas as idades. É engrandecedor encontrar algumas bibliotecas públicas com programação especial de carnaval, gratuita e que oferecem opções culturais para quem gosta de comemorar com tranquilidade, trocar conhecimentos e passar um carnaval diferente com as crianças.

No carnaval de 2015 encontramos nesses artigos que partilhamos com vocês agora, bibliotecas que estarão abertas durante o carnaval - isso é muito legal! - e vão fazer troca de livros para passar a data de uma maneira maravilhosa, em um evento voltado para todas as idades. Nós achamos acolhedora a ideia de passar os dias de carnaval em uma biblioteca.

A Biblioteca de São Paulo (BSP) vai abrir todos os dias até o domingo de carnaval e selecionou diversas atividades gratuitas para a semana. Entre elas, um grande baile, oficina de confecção de máscaras e contação de histórias com a temática carnavalesca. Até o domingo dia 15/02 tem muita coisa boa pra fazer dentro da BSP.

No Rio de Janeiro a Biblioteca Parque Estadual (BPE), oficinas de adereços e máscaras acontecem todos os dias, até 12 de fevereiro (quinta-feira) para todas as idades. A Biblioteca Parque da Rocinha (BPR), a Biblioteca Parque de Niterói (BPN) e a Biblioteca Parque de Manguinhos terão atividades educativas e recreativas relacionadas ao carnaval.

Fantasia no Corpo - Feira de Trocas de Livros
O evento "Um dia de fantasia na Biblioteca" é voltado para crianças, jovens e adultos que irão vestir fantasias e mudar a atmosfera do lugar. Haverá troca de livros, e a biblioteca convida os leitores a levarem os seus livros para trocar. O evento acontecerá na Biblioteca Parque Estadual (BPE).
No dia 13/2, das 15h às 17h, o Museu do Ingá, em Niterói, realizará em seus jardins o "Gritinho de Carnaval", com batalha de confete, marchinha e pipoca para a garotada.

Bibliotecas comunitárias e bibliotecas livres: Você vai enfeitar a sua biblioteca para o carnaval ou a sua biblioteca promoverá uma atividade diferente para a comunidade? Entre em contato conosco, envie fotos das atividades da sua biblioteca para o blog Bibliotecas do Brasil no email contato@bibliotecasdobrasil.com para inspirar mais pessoas a usar a criatividade em bibliotecas durante o carnaval.

Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil