Doações para aquecer a Minibiblioteca do Sossego

28.7.14

Estivemos hoje no Parque Gomm (28/07/2014) no final da tarde para reabastecer a Minibiblioteca do Sossego com livros. A temperatura estava em torno dos 12º e logo que deixamos o Parque começava a cair uma fina e gelada garoa. É normal encontrarmos a Minibiblioteca bastante movimentada porque ela recebe a visita de muitos leitores durante a semana. O acervo varia entre as novas doações, os livros que já foram emprestados várias vezes e retornaram e os livros que estão aguardando empréstimos. Dessa vez haviam mais livros infantis do que adultos.

A Minibiblioteca do Sossego faz parte da iniciativa "Leia, Empreste ou Devolva" do blog Bibliotecas do Brasil, que pode ser utilizada por qualquer pessoa que queira montar sua própria biblioteca livre, e é uma ação conjunta com o movimento Salvemos o Bosque da Casa Gomm. As pessoas que visitam o Parque Gomm em Curitiba podem emprestar livros livres da Minibiblioteca e levar para ler em casa. Também podem emprestar os livros para outros leitores como os filhos, sobrinhos, amigos, parentes, e depois se quiserem, podem devolver para a Minibiblioteca, ou então deixar que os livros continuem circulando nas mãos de novos leitores. Mas para que a Minibiblioteca do Sossego continue encantando os leitores que já a conhecem e os novos leitores que estão conhecendo a Mini agora, ela precisa de sua ajuda para conseguir mais livros para o acervo. Saiba como doar.

Os livros que foram colocados na Minibiblioteca do Sossego foram doados e/ou trocados na Troca de Livros Livres que realizamos no dia 19/07/2014.

Dedicatória encontrada em um livro.

A Minibiblioteca do Sossego é uma pequena e delicada caixa de feira customizada e transformada em biblioteca para incentivar a leitura pelo prazer de ler, que funciona através de uma rede solidária de pessoas que cuidam dela, mantém o entorno limpo, organizam os livros, fazem doações de novos exemplares e mantém o funcionamento da Minibiblioteca. O trabalho é voluntário, realizado por inúmeras pessoas solidárias e simpáticas à ideia.

A participação da comunidade de leitores é essencial para manter a Minibiblioteca funcionando. Através da Minibiblioteca nós procuramos despertar a conscientização das pessoas para a importância da circulação dos livros que acabam ficando abandonados durante anos em prateleiras e estantes, e também para a importância da doação consciente, afinal os livros que são doados entram imediatamente em circulação, então precisam estar em boas condições de uso, não podem estar rabiscados, rasgados, inutilizados, com mal cheiro, sujos, deteriorados e precisam ser essencialmente livros de leitura por prazer - não entra nessa categoria livros didáticos escolares, enciclopédias, livros muito grandes (eles não cabem na Minibiblioteca), apostilas de cursinho pré-vestibular ou de cursos de idiomas, muito menos livros infantis com as páginas soltas se desmanchando, gibis rabiscados ou sem capa - afinal outras crianças irão emprestá-los.
A situação do livro doado expressa diretamente a intenção do doador, por isso é importante que o livro esteja em boas condições, para que os próximos leitores possam desfrutar confortavelmente da sua leitura.

Saiba mais sobre a Minibiblioteca do Sossego:

Texto: Daniele Carneiro
Fotos: Daniele Carneiro e Juliano Rocha