Mais de 14 mil imagens da Revolução Francesa para download gratuito

11.11.15

A Universidade de Stanford junto com a Biblioteca Nacional da França (Bibliothèque nationale de France) disponibilizaram online o Arquivo Digital da Revolução Francesa, que consiste em mais de 14 mil imagens em alta resolução para pesquisa, download e utilização não comercial.

Tradução: "Diálogo - Eu perdi uma cabeça | Eu encontrei uma"
O acervo de grandes bibliotecas mundiais está finalmente tornando-se acessível para qualquer pessoa que possua acesso à internet. Antes somente ao alcance de quem podia ir até Paris e pedir acesso aos documentos, agora todo esse material pode ser utilizado em projetos e acessado por quem tem curiosidade sobre um dos mais importantes e influenciadores momentos da história humana.

Um excelente livro para se aprofundar na Revolução Francesa é o Cidadãos do historiador Simon Schama. Uma crônica completa do que levou a revolução a acontecer, passando pelo destino de seus líderes e como a vida das pessoas comuns foi alterada por toda essa agitação.

Uma das grandes influências para a revolta contra um governo no qual o povo não estava representado, veio dos pensamentos do filósofo Voltaire que pode ser visto aos 70 anos na gravura acima e que faz parte do acervo disponibilizado online.

O meio digital é um ótimo aliado para aquelas bibliotecas que desejam preservar seus acervos mais delicados e também é um instrumento perfeito para a divulgação de seus materiais mais raros, e que por causa de sua condição não podiam estar abertos ao público sem a devida proteção e supervisão.

Todas as imagens podem ser utilizadas sob a licença Creative Commons, desde que não seja utilizada para venda de produtos e com a citação de onde vieram as imagens. O blog Bibliotecas do Brasil também tem seu conteúdo sob a licença Creative Commons por acreditarmos que o conhecimento deve ser acessível a todo mundo.

Esperamos que cada dia que passe mais bibliotecas, inclusive as bibliotecas históricas brasileiras, disponibilizem seus acervos na internet para utilização livre ou utilização não comercial. Dessa forma o conhecimento acumulado de nossa sociedade é protegido da degradação do tempo e pode ganhar uma nova vida sob os olhos de novas leitoras e leitores.

Acesse e pesquise e todas as detalhadas categorias ou pela linha do tempo de acontecimentos no link abaixo:

Texto: Juliano Rocha