Bibliotecas do Brasil visita a Biblioteca Emiliano Perneta, Araucária/PR

6.6.14

A Biblioteca Pública Municipal Emiliano Perneta foi a segunda parada da nossa visita aos espaços literários de Araucária, na região metropolitana de Curitiba que fizemos no dia 09/05/2014. Essa agradável e colorida biblioteca está localizada bem no Centro de Araucária. O espaço é agradável, colorido, bem aconchegante e tem a tranquilidade necessária para que o visitante ou usuário habitual possa se dedicar à leitura. No segundo andar existem vários desses pufes gostosos e bem na hora que chegamos, cedinho, encontramos um menino de uns 10, 11 anos deitado em um deles, completamente entregue à leitura. Foi com essa cena que a Biblioteca Emiliano Perneta nos recebeu.

A fachada da Biblioteca Municipal Emiliano Perneta

Os visitantes e usuários da biblioteca são recepcionados no primeiro andar. O balcão de atendimento é voltado para a porta, bem de frente para quem entra na biblioteca, de maneira que quem chega no local já pode solicitar o atendimento se necessário for, para as funcionárias que ficam presentes nesse espaço. As atendentes nos receberem muito bem e estavam dispostas a nos oferecer ajuda caso precisássemos.

Na Biblioteca Municipal Emiliano Perneta o espaço é amplo, arejado, bem iluminado e sossegado.

Movimentação de crianças: uma mãe trouxe o filho para conhecer a biblioteca e a gibiteca. Ela subiu e mostrou os gibis e os livros para o menino, e ainda explicou para ele que se ele quisesse, eles poderiam fazer a carteirinha para que ele levasse os livros para casa. Foi muito legal presenciar essa mãe incentivando com carinho o filho a ler e a conhecer a biblioteca da sua cidade. O menino estava bem tímido mas parecia maravilhado com a quantidade de gibis que viu no andar de cima. Vimos muitos livros do Harry Potter,  uma quantidade enorme de gibis e mangás, gibis da Mônica, do Superman, do Homem-Aranha, para todos os gostos.

No piso superior há muitos pufes para sentar ou deitar durante a leitura que garantem o conforto dos leitores. Também tem um sofá macio que garantiu o nosso descanso depois de enfrentarmos o pesado trânsito da Linha Verde.

Biblioteca arrumadinha, organizada, apenas esperando os leitores do dia

O sofá macio virou nosso xodó durante a visita à Biblioteca Emiliano Perneta. Achamos maravilhoso ter um local assim para sentar, descansar a mente, poder escolher um livro e ler nesse sofá. Móveis confortáveis também são elementos que fazem o leitor voltar e querer ficar mais tempo usufruindo da biblioteca.

A Biblioteca Emiliano Perneta tem um acervo com cerca de 28000 exemplares. Por mês 2700 usuários fazem uso da biblioteca, e o índice de empréstimos é de 1140. A biblioteca possui audiolivros, uma área dedicada aos livros em braile e um telecentro.

Gibiteca.

Vontade de ficar o dia inteiro

Frase inspiradora para enfeitar o espaço.

A biblioteca foi fundada em 1953 e realiza vários eventos literários como o Discutindo Literatura que são conversas literárias sobre os livros solicitados para o vestibular e o Sarau de Contação de Histórias, além de receber alunos de diversas escolas para participar das contações de história realizadas na biblioteca.

Ficou com vontade de conhecer?

Você conhece as bibliotecas de sua cidade? Reserve um tempinho hoje e descubra as maravilhas que existem dentro delas. Se você concorda que elas são legais, compartilhe!

Endereço: A Biblioteca Municipal Emiliano Perneta fica na Rua Archelau de Almeida Torres, nº 308, Centro, Araucária/PR. Telefone: (41) 3901-5204 / (41) 3901-5212. Email: biblioteca@araucaria.pr.gov.br

Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
Arte e fotos: Juliano Rocha

1. Reportagem maravilhosa e escrita de um jeito que deixa a gente com vontade de conhecer. Adorei!