Cartonera Bibliotecas do Brasil chega à Bititinga, Alagoas

2.11.14

Estamos emocionados em ver que a Cartonera Bibliotecas do Brasil saiu aqui do nosso cantão do mundo e foi viajar e conquistar novos leitores no nordeste brasileiro! O Engenho de Leitura, Artes e Empreendedorismo Bititinga é um projeto para incentivar a leitura, a arte e o empreendedorismo no meio rural por meio de atividades recreativas e palestras envolvendo crianças, adolescentes, jovens e adultos do povoado Bititinga e adjacências, onde antigamente funcionava uma usina de açúcar e álcool na área rural do município de Messias em Alagoas. Na foto o menino que segura a cartonera é o Rosalino Neto, filho de um dos parceiros de projeto da Biblioteca, Geraldo Rosalino. Nós já falamos aqui no blog Bibliotecas do Brasil sobre a Biblioteca Comunitária da Bititinga em algumas ocasiões, passeie pelos posts:

A Vanessa Omena, idealizadora desse projeto maravilhoso que tem atuado em prol da leitura na área rural já comprou dois exemplares do nosso livro cartonero. Confira no post "A Cartonera Bibliotecas do Brasil segue viagem" as fotos e o relato dela sobre o livro cartonero. Um deles, ela doou para o acervo da Biblioteca Comunitária da Bititinga, e os leitores que frequentam o espaço cultural poderão ler o livro à vontade. A Vanessa contou:
Foi muito bacana apresentar a cartonera para eles, lendo a apresentação que vocês escreveram no próprio livro. Ficaram bem interessados em saber da história das catadoras na argentina e saber que trata-se de uma idéia que vem das ruas, e ao ser reciclada  para este tipo de edição tem ajudado muitos autores independentes a mostrar seus trabalhos.Também gostaram da arte da capa. Importante saber valorizar esse trabalho artístico, artesanal e informativo.

Essa é a Bruna, uma das meninas que frequentam a Biblioteca da Bititinga. No Facebook Vanessa contou: "Livro em formato cartonero do blog Bibliotecas do Brasil já chegou na Biblioteca Comunitária da Bititinga. A turminha gostou da novidade. Muito bacana"!

E a Vanessa nos contou ainda mais:
Na Bititinga estou tentando envolvê-los na plantação de jardins, hortas, e claro levá-los mais a frequentar o espaço ao redor da biblioteca e ao prazer de estar ao redor dos livros. Sempre estamos em contato com alguém de lá e torcendo para que eles fiquem cada vez mais orgulhosos e felizes em ter um espaço de leitura pertinho de suas casas. Vamos em frente!
Ficamos lisonjeados em ver nosso livro nas mãos das crianças da Bititinga. Escrevemos os textos com muito afinco, selecionamos os temas que mais tem a ver com nossas filosofias de vida, e falamos também os autores que gostaríamos de ter conhecido bem mais jovens. É uma felicidade imensa, que façam uma excelente leitura, e que muito em breve estejam também prontos para lançar seus primeiros livros cartoneros.

O Diego curtiu a cartonera. E repare o detalhe ali ao lado do Diego, é o cartaz do Leia, Empreste ou Devolva, iniciativa do blog Bibliotecas do Brasil.

Como comprar:

Bibliotecas comunitárias, escolares, universitárias que tiverem interesse em adquirir a Cartonera Bibliotecas do Brasil para disponibilizá-las em seus acervos para os leitores, basta acessar a página dos nossos livros cartoneros, ou entrar em contato através do email: contato@bibliotecasdobrasil.com

Texto: Daniele Carneiro
Fotos: Vanessa Omena