Ganhe um livro do Jon Krakauer, autor de Into The Wild!

12.11.14

Nós presentearemos as duas pessoas mais assíduas da newsletter Bibliotecas do Brasil Inbox com livros do escritor Jon Krakauer, autor da biografia de Chris McCandless, o jovem norte-americano de 24 anos, viajante e aventureiro que resolveu ir para o Alaska e explorá-lo à pé. Um leitor apaixonado de Henry David Thoreau, sua história foi retratada magnificamente no filme Into The Wild de Sean Penn, baseado no livro Na Natureza Selvagem. Será um livro para cada pessoa. Os títulos que presentearemos são: Sobre Homens e Montanhas e No Ar Rarefeito. E como faz para ser um leitor assíduo? Basta ler as edições da newsletter e comentar os assuntos que você mais gostou delas, respondendo os e-mails depois de ler. Outra ação importante: envie a newsletter para uma pessoa que você conhece e que seja apaixonada por livros, bibliotecas, literatura, bibliotecas livres, temas culturais e ações de incentivo à leitura, e dessa forma colabore ativamente para que o nosso boletim semanal se fortaleça. Todo mundo gosta de ganhar um presentinho, e nós queremos trazer mais pessoas interessadas em iniciativas criativas de incentivo à leitura para esse nosso bate-papo semanal. Além dos livros, as duas pessoas serão presenteadas com mais algumas surpresinhas do blog Bibliotecas do Brasil. Assine gratuitamente nesse link ou no formulário abaixo e já receba de brinde todas as edições que enviamos até agora: http://eepurl.com/R2rGf

• Sobre Jon Krakauer: Norte-americano, mora em Seattle. Escreve para diversas revistas e jornais de circulação nacional nos Estados Unidos, inclusive a Outside, da qual é editor colaborador. Vencedor do prêmio do Clube Alpino Americano de literatura sobre montanhismo, já foi também finalista no National Magazine Award.
No Ar Rarefeito é um relato impressionante sobre a temporada mais trágica da história do Everest. Contratado pela revista Outside para fazer uma reportagem a respeito da crescente comercialização da montanha, Krakauer, alpinista experiente, foi ao Himalaia como cliente de Rob Hall, o guia de alta montanha mais respeitado do mundo. Nascido na Nova Zelândia, Hall escalou o Everest quatro vezes entre 1990 e 1995, e nesse período levou 39 pessoas até o topo. Em 1996, subindo a montanha ao lado do grupo de Hall havia uma outra expedição, guiada por Scott Fischer, um americano de força e determinação lendárias que em 1994 alcançou o pico sem oxigênio suplementar. Mas nem um nem outro sobreviveram à tempestade traiçoeira do dia 10 de maio. Krakauer conta a história e faz uma reflexão sobre o encanto avassalador que o Everest exerce sobre as pessoas — inclusive ele mesmo —, levando-as a arriscar a vida, a ignorar os temores dos entes queridos e a se aventurar numa tarefa duríssima e caríssima. Escrito com emoção, mas sem perder de vista a objetividade, No Ar Rarefeito é um depoimento tocante, um livro que se lê de um fôlego só e nos faz pensar no sentido da vida e no poder por vezes terrível dos sonhos.

Sobre Homens e Montanhas é uma coletânea que reúne alguns de seus melhores artigos, Krakauer tenta levar o leitor a entender um pouco mais de perto  o que leva mulheres e homens a se aventurar em gigantescas paredes de rocha e gelo, muitas vezes caminhando lado a lado com a morte. Como admite o próprio autor, o resultado, na verdade, pode ser o oposto do que se desejava, tornando essas práticas incompreensíveis.