Como uma minibiblioteca pode combater o ódio

6.11.14

Little Free Library da Equality House (Foto: stone butch disco dance)

A Equality House é um projeto da Planting Peace, uma organização norte-americana sem fins lucrativos que serve como um símbolo de paz e mudança positiva para a comunidade LGBTQ. A Planting Peace também patrocina casas subterrâneas seguras em toda Uganda, a fim para oferecer segurança e proteção à comunidade LGBT.
O objetivo da Equality House é fazer a luta pela igualdade chegar a todos os cantos do mundo. O centro de recursos, baseado em Topeka no estado do Kansas, nos Estados Unidos é uma casa pintada nas cores da bandeira do orgulho gay, e está localizada em frente a Westboro Baptist Church - uma igreja fundamentalista que tem ideologia extrema e propaga a intolerância e o ódio contra pessoas LGBTQ.
A igreja é amplamente conhecida por promover piquetes vergonhosos em frente de funerais de soldados, de pessoas conhecidas (como Michael Jackson e mais recentemente ameaçaram fazer piquete em frente ao funeral do ator Robin Williams), e vítimas de grandes tragédias por todo os Estados Unidos, como o funeral das crianças que foram assassinadas em um tiroteio em Sandy Hook.
A Equality House foi construída em frente à Westboro Baptist Church, igreja que prega a homofobia, para ficar como um lembrete visual do compromisso, como cidadãos globais, para esta missão, e neutralizar as ações da Westboro com mensagens de paz e arrecadar recursos para a causa LGBTQ e muitas outras que necessitam de apoio.

Little Free Library da Equality House, pintadas nas cores do orgulho LGBTQ e enfeitada para o Halloween

Quando a Westboro Baptist Church anunciou que estava protestando contra o funeral de Robin Williams, os idealizadores da Equality House compreenderam que fazer uma arrecadação de fundos para uma instituição de caridade que Robin amava, naquele momento, seria a maneira perfeita de honrá-lo e neutralizar a mensagem de ódio e intolerância que o Westboro Baptist Church continua a transmitir.
A cada hora pelo menos 50 adolescentes tentam o suicídio nos Estados Unidos, principalmente devido as mensagens que eles recebem o tempo todo afirmando que eles tem menos valor que as demais pessoas. 71% dos estudantes relatam incidentes de bullying como sendo um problema em suas escolas. Estima-se que 160.000 crianças faltam às aulas todos os dias devido ao medo de ataques ou intimidações por outros estudantes. 9 em cada 10 adolescentes LGBT relataram que foram intimidados na escola no ano passado por causa de sua orientação sexual.

A Planting Peace é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2004 com a missão de espalhar o amor e a igualdade em todo o mundo. O grupo criou a Equality House, que situa-se bem em frente à sede da Westboro Baptist Church em Topeka. Vários eventos são realizados na Equality House, pessoas de todo o mundo viajam para realizar suas cerimônias de noivado e casamento no gramado dela, além de promover encontros e venda de limonadas para manter viva a mensagem de paz e tolerância, e levar a luta pelos direitos LGBT por todo o mundo.

Do outro lado da rua fica a Westboro Baptist Church, igreja extremista que propaga todo o tipo de ódio, intolerância além de reforçar preconceitos.

Biblioteca Livre - Little Free Library

As ONGs Women Empowerment, Inc. e The Unitarian Universalist Fellowship of Topeka auxiliaram os moradores da comunidade a construir, pintar e instalar uma Little Free Libraryprojeto que espalha a ideia de construir casinhas que são bibliotecas livres, no gramado da Equality House para promover a alfabetização e o gosto pela leitura através da troca de livros gratuitos em todo o mundo.
O objetivo é criar um sentimento de comunidade e compartilhar talento, criatividade e sabedoria pessoais das mais variadas pessoas que escolheram por ajudar a construir um projeto tão bacana. Essa união de ideias e talentos sempre é o pontapé inicial de todas as minibibliotecas, que surgem e permanecem em funcionamento pelas ações anônimas de milhares de pessoas que doam livros, auxiliam na manutenção e emprestam aquele livro que pode mudar suas vidas.

Gostou? Temos mais ideias para você sobre Diversidade LGBT nas bibliotecas no livro Bibliotecas Mudam o Mundo

O capítulo de abertura do livro Bibliotecas Mudam o Mundo tem textos sobre a necessidade cada vez mais presente de programações voltadas para o público LGBTQ nas bibliotecas. Trazemos exemplos de como algumas bibliotecas já estão se transformando e transformando a realidade de suas comunidades para incluir programações voltadas ao público LGBTQ. Mostramos como esses espaços de leitura podem ser locais seguros, de aceitação, tolerância e combate ao ódio para jovens e adolescentes gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e queers. No livro Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias nós também falamos sobre o atendimento voltado para a comunidade leitora LGBTQ por bibliotecas. Conheça os livros em nossa loja online.

Créditos das fotos: Tumblr Stone Butch Discodance
Fotos: Facebook da Equality House

Texto: Daniele Carneiro e Juliano Rocha com informações do Facebook da Planting Peace e Equality House e do site: http://www.equalityhouse.org/