Hoje é Dia da Consciência Negra aqui no blog Bibliotecas do Brasil

20.11.14

Essa é a homenagem do blog Bibliotecas do Brasil ao Dia da Consciência Negra. O dia 20 de novembro é dedicado à reflexão, à resistência e à luta pelos direitos do povo negro. Também é dedicado à celebrar as conquistas, através do conhecimento e difusão da História, debates, conversas e saraus. Para refletirmos, e jamais deixarmos de nos indignar, lutar e resistir com os casos de racismo que vemos acontecer diariamente. O dia 20/11 marca a data da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que foi o maior centro de resistência contra a escravidão no Brasil, é considerado o ícone contra a opressão e contra o racismo.

Escolhemos para partilhar com nossos leitores entrevistas com os autores Ferréz (em vídeo e texto) e Chimamanda Ngozi Adichie, dicas de livros, uma entrevista com o rapper Emicida, download de ebook e muito mais. Passeie pelos links, absorva esse conhecimento. O racismo e a discriminação são formas irracionais e retrógradas de pensamento e nós precisamos cada vez usar das nossas armas - os livros, a leitura e a conscientização - para combatê-lo. Nesse post você encontra muito material para abastecer o seu conhecimento.

Entrevista em vídeo com o escritor Ferréz.

Com o dedo na ferida, entrevista publicada na Revista da Cultura com o escritor Ferréz.

Jovem Negro Vivo! Você se importa? Importantíssima campanha da Anistia Internacional Brasil. Assista os vídeos, instrua-se e ajude a divulgar. É importante estarmos a par dessa campanha e do que tem acontecido aos jovens negros do nosso país. Fotos: Facebook do Ferréz

A cartunista Laerte e o escritor Ferréz

Anote na sua lista esses 13 filmes que discutem o racismo na educação. Nós particularmente indicamos o filme "Entre os muros da escola" de Laurent Cantet, um filme francês que abre debate para diversos temas e problemas cascudos que são corriqueiros no Brasil. Vale muito ver esse filme, é uma experiência forte, difícil e altamente recomendável. Recomendamos também os filmes "Encontrando Forrester" e "Escritores da Liberdade" para aqueles que andam com a esperança meio perdida. Tem alguns dessa lista que ainda não assistimos e já estamos colocando em nossa listinha para ver.

Dica da Milene Barazzetti, autora do livro O Consertador de Coisas: Dicas de livros infantis para celebrar a cultura afro-brasileira.

Dica da Jacqueline Carteri das páginas Capitu Lê e Compartilhando Leitura: "Como criamos nossos filhos, que modelo reproduzimos tão inconscientemente que nem nos damos conta? Adorei. Essa autora é simplesmente nota 10! Ela fala de experiências pessoais, lá na Nigéria, mas poderiam ser ali, na sua sala, do seu lado! Recomendo demais! Boa tarde!"

Aproveite para assistir "O perigo de uma única história" no TED, da Chimamanda Ngozi Adichie, legendado:

Baixe gratuitamente o e-book "Sejamos todos feministas", de Chimamanda Ngozi Adichie.

Dica da Leticia Fontoura, na página do projeto Leitura no Varal e Ronda da Fraternidade: "E na semana especial da Consciência Negra, minha dica de leitura, A Jornada do Pequeno Senhor Tartaruga de Inge Bergh e Inge Misschaert, ilustrações de Cristiano Zwiesele do Amaral, Editora Pulo do Gato. O pequeno Yomi vive numa aldeia africana, certo dia ele fica muito doente e precisa ser tratado na grande cidade. Com Yomi nos braços a mãe inicia a longa jornada até o hospital. Para distrair o filho durante o trajeto, ela conta a história do grande sonho do pequeno senhor Tartaruga. Livro lindo demais"!

O rapper Emicida fala sobre racismo:

O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro: Recomendamos a leitura de O Povo Brasileiro para uma compreensão mais aprofundada do que é ser brasileiro, para se ter um conhecimento mais rico da nossa História, e também para evitar cair em muitas armadilhas compartilhadas pelo Facebook, por pessoas que estão cegas em seus preconceitos, e nunca chegaram a estudar ou a conhecer a História dos primeiros brasileiros. Lembre-se que ter conhecimento e estudar sua própria História é tornar-se um leitor com pensamentos livres de preconceitos.

Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
Arte: Juliano Rocha