Colabore com o blog Bibliotecas do Brasil

31.7.14

O blog Bibliotecas do Brasil é nossa maior causa e paixão. É um site de comunicação direta com o leitor, onde muitas bibliotecas e projetos de incentivo à leitura puderam expressar sua voz pela primeira vez, inclusive antes de aparecer em jornais e telejornais de suas respectivas cidades. No mundo das bibliotecas e projetos de incentivo à leitura, ajudamos a pautar matérias que emissoras de TV, sites de jornais, e os próprios jornais impressos acabam se interessando em reproduzir informações. Dessa forma, ao longo desses dois anos nós cooperamos diretamente para que muitas iniciativas saiam do anonimato e possam se tornar, por mérito delas, conhecidas e populares.
Para dar continuidade ao blog, precisamos manter uma renda que nos permita dedicar mais tempo à pesquisa e à busca de iniciativas e bibliotecas livres, inclusive para nos deslocar aos lugares que estão desenvolvendo essas iniciativas. Até hoje temos por conta própria ido atrás dos projetos e gostaríamos de aumentar o número de bibliotecas que visitamos pessoalmente.
O nosso objetivo é colocar o blog Bibliotecas do Brasil Em Toda Parte, e dessa forma poderemos visitar pessoalmente os locais que propiciam o acesso aos livros livres e conversar, olhos nos olhos, com as pessoas que estão fazendo uma mudança na vida de tantos outros com a literatura. A sua colaboração irá nos auxiliar a ampliar a nossa produção de conteúdo exclusivamente para o blog e de conhecer todas essas pessoas fantásticas que resolveram por conta própria disseminar o acesso aos livros.

Por que é legal colaborar com o blog?

1. Porque o conteúdo é gratuito. Nos últimos dois anos entramos em contato com bibliotecas comunitárias, bibliotecas livres, ações de incentivo à leitura, grupos solidários e bibliotecas públicas atuantes para mostrar o que de melhor está acontecendo no Brasil, e em outros países como Portugal, Estados Unidos, África do Sul e Moçambique no sentido de sensibilizar e aproximar os livros dos leitores. De norte a sul do Brasil mostramos iniciativas que com poucos recursos e de forma bastante simples conseguem ampliar o acesso aos livros e à leitura. Essa divulgação de projetos e bibliotecas é feita gratuitamente;
  2. Downloads gratuitos de recursos visuais e tutorial para montagem de bibliotecas livres. Criamos dentro do blog Bibliotecas do Brasil a área especial de downloads, onde é possível baixar gratuitamente recursos visuais através as artes da iniciativa “Leia, Empreste ou Devolva” que facilita a montagem de bibliotecas livres. As artes já estão configuradas para a confecção de um carimbo e de um pôster que explica como funciona o conceito de livros livres, além de um tutorial de como montar uma biblioteca livre, também disponível para download que poderá ser impresso;
  3. Newsletter Bibliotecas do Brasil Inbox. Toda semana, às sextas-feiras enviamos um e-mail com conteúdo novo e exclusivo para assinantes sobre o mundo das bibliotecas livres, iniciativas de incentivo à leitura e o mundo cultural. Sempre com uma visão pessoal do que encontramos pelo caminho ao divulgar e conhecer essas pessoas que estão mudando o mundo, uma biblioteca livre de cada vez;
  4. Dicas para bibliotecas e ações de incentivo à leitura. No blog encontra-se também a sessão de dicas, que auxiliam não só bibliotecários e administradores de bibliotecas, mas também os leitores que desejam doar seus livros, enfeitar sua própria biblioteca livre, ou simplesmente melhorar a comunidade da qual faz parte com pequenas ações que explicamos nesses textos;
  5. Outras ações que dependem de nós. Além do blog Bibliotecas do Brasil, ajudamos a manter a Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa localizada na área rural de Morretes e a Minibiblioteca do Sossego no Parque Gomm em Curitiba. Para organizar e manter os eventos que realizamos nesses locais, fazer arrecadações de livros e de kits de leitura, e mantê-las ativas, levando doações de livros, temos um gasto com gasolina e pedágio. E em alguns casos temos despesas com o envio de livros excedentes, que dividimos com outras ações de incentivo à leitura e bibliotecas que não possuem uma forma de arrecadar muitos livros, mas que achamos importante ajudar.

Como você pode cooperar com o blog Bibliotecas do Brasil?

• Fazer uma pequena doação no botão do PagSeguro (que aceita quase todas as formas de pagamento possíveis) de uma só vez ou ainda entrar para o grupo de Mantenedores Bibliotecas do Brasil e todo mês contribuir com R$10,00 com o nosso blog. Escolha uma das opções abaixo:

• Outra forma de nos ajudar é comprar produtos em livrarias online através de nossos links patrocinados (que sempre estão em nossas indicações de livros ou filmes nos posts do blog e na newsletter, ou entrando pelo banner maior de nosso blog), dessa forma ganhamos uma pequena comissão sobre a venda, caso o produto que foi mostrado não te interessou, ao entrar no site pelo banner ou link e realizar outra compra, nós ainda ganhamos uma comissão. Caso tenha dúvidas de como realizar essa ajuda, nos pergunte através do email contato@bibliotecasdobrasil.com;
  • Ajudar a divulgar o blog Bibliotecas do Brasil para quem você conhece. Essa ação nos auxilia e nos permite atingir um número cada vez maior de pessoas interessantes. E você pode fazer isso ao enviar a nossa newsletter para outras pessoas, ao compartilhar o conteúdo que postamos nas redes sociais, ou simplesmente falando da gente fora da internet mesmo.