Dicas do blog Bibliotecas do Brasil para bibliotecas e projetos de incentivo à leitura

1.8.13

Dicas para uma melhor comunicação com as leitoras e leitores nas redes sociais, para bibliotecas, iniciativas voluntárias, projetos de incentivo à leitura, e ongs.

Dica nº1: Geração de conteúdo

• Mostre seu trabalho: Reproduzir material, como mensagens positivas, ilustrações e fotos relacionadas aos livros e a leitura são bacanas, mas se tornam cansativas depois de um tempo, e não informam sobre as atividades da sua biblioteca, iniciativa voluntária ou ong. É mais importante mostrar aos seus leitores o trabalho que é realizado pelo seu projeto.
  • Mostre através do Facebook as campanhas de arrecadação de livros (ou de outros materiais) que a sua biblioteca está fazendo.
  • Quando receber doações, compartilhe fotos dos itens. É bacana dar um retorno para aqueles que seguem a sua página, leem o seu blog e acompanham as atividades da sua biblioteca.
  • O principal é mostrar porque ela existe, quando começou e o motivo, quem faz essa iniciativa acontecer. Mostre quem é beneficiado pela iniciativa, como os leitores que frequentam a sua biblioteca, ou os moradores de uma comunidade que você ajuda pois eles são essenciais para o seu projeto.
  • Quando compartilhar informação no Facebook oriente seus leitores sobre o assunto ou tema que você está se referindo. Na sua página do Facebook com certeza tem seguidores de vários pontos do Brasil, e também de outros países, então é importante situar o leitor para os locais dos eventos e atividades realizadas pelo seu projeto.
  • Eventos: Se for um evento, coloque na mensagem o local onde ele irá acontecer, a data, o horário em que se realizará, se o evento é gratuito ou pago (se for pago, informar o preço da entrada/ingresso), se tem estacionamento, a faixa etária daqueles que poderão participar (se for para crianças). Endereço, telefone, email e nome do responsável são bem importantes, principalmente em campanhas de arrecadação. Quanto mais informações, melhor. De maneira organizada, clara e objetiva, para que a participação das pessoas seja facilitada.

Lembre-se: você é a principal fonte de informações do seu projeto ou biblioteca. Não deixe as pessoas no vácuo, sem entender seus posts. Quando uma pessoa for compartilhar ou um órgão de imprensa pesquisar informações sobre a sua biblioteca, elas estarão disponíveis de uma maneira mais prática. As pessoas se interessam muito mais em compartilhar quando elas sabem do que se trata e conhecem o seu trabalho, e dessa maneira você tem a chance de despertar o interesse de mais pessoas.

Texto: Daniele Carneiro
Arte: Juliano Rocha