Bibliotecas livres na Santa Casa de Alegrete - Leituramg: Ler é o melhor remédio

29.4.17

Biblioteca Livre Leituramg. Foto: Lorran Perry

É possível que bibliotecas públicas estendam sua atuação no incentivo à leitura e na partilha de livros através de projetos alternativos, originais  e ágeis, que proporcionam o contato imediato das pessoas aos livros sem burocracia? A resposta é sim! 
E essa é mais uma iniciativa que comprova na prática que uma biblioteca pública pode ampliar seus serviços e ações para muito mais pessoas. A biblioteca livre na foto acima é do novo projeto de incentivo à leitura Leituramg, que como mostramos em um post do mês de março, é uma iniciativa idealizada pela Aliriane Almeida bibliotecária atuante e envolvida com bibliotecas livres em Alegrete, cidade do Rio Grande do Sul. Em conjunto com várias outras pessoas, a Aliriane deu início a um projeto de incentivo à leitura para estender o trabalho da Biblioteca Pública Mário Quintana onde ela trabalha, para além das paredes da biblioteca. 
Seu objetivo é montar bibliotecas livres com algumas instituições da cidade, e a primeira biblioteca foi montada em parceria com o Hospital Santa Casa de Caridade, onde os livros ficarão disponíveis em salas de espera para pacientes, visitantes, funcionárias e funcionários do hospital.
Alegrete  já tem  uma iniciativa de Bookcrossing por meio de um coletivo cultural — mostramos essa iniciativa no blog Bibliotecas do Brasil em 2014. E agora, a Aliriane quer somar forças às iniciativas de incentivo à leitura através das bibliotecas livres. Leia agora o que a bibliotecária contou ao blog Bibliotecas do Brasil:


A bibliotecária Aliriane Almeida apresenta o projeto Leituramg: Ler é o melhor remédio Foto:  alegretudo.com.br
"Inicialmente vou começar com a Santa Casa e mais para frente expandir para a Rodoviária. Vou fazer o "projeto guarda-chuva":  Projeto de Extensão 'Bibliotecas Livres' da Biblioteca Mário Quintana em que trabalho, e dentro dele os subprojetos com nomes de acordo com a parceria. Este projeto com a Santa Casa será: LEITURAmg: ler é o melhor remédio e serão 4 bibliotecas livres instaladas nas salas de espera para exames. O outro eixo de ação do projeto será oficinas de literatura, leitura e contação de história com pacientes internados da Saúde Mental (Centro de Atenção Psicossocial)".
Foto: Lorran Perry

Esse foi o convite de inauguração das bibliotecas livres Leituramg

Pacientes e acompanhantes da Santa Casa de Caridade poderão retirar um medicamento que têm as melhores e mais altas recomendações para todas as pessoas: Livros! E nesse caso, os livros livres estão localizados nos módulos implantados em pontos diferentes da Santa Casa para que a circulação aconteça, e várias pessoas tenham a oportunidade de entrar em contato com a leitura na realidade de seu cotidiano. 

Uma das salas de espera da Santa Casa de Alegrete onde os livros livres podem ser encontrados. Foto: alegretetudo.com.br



Foto: Alair Almeida


As lembrancinhas da inauguração do projeto eram pequenas caixas de remédio com bula e tudo, poesias em cápsulas, para encantar e envolver a comunidade no projeto. 



Cartaz usado nas bibliotecas livres inspirado na iniciativa Leia, Empreste ou Devolva explica como as bibliotecas livres funcionam e tem o endereço do Facebook do blog Bibliotecas do Brasil, um detalhe super carinhoso por parte da Aliriane e do pessoal que fez toda a identidade visual do projeto.

As bulas de poesia encontradas dentro das caixinhas de remédio - Foto: Aliriane Almeida

Doações para as bibliotecas livres Leituramg
O projeto aceita doações de livros e revistas em boas condições físicas e não aceita livros didáticos. Entre em contato com a Biblioteca Municipal Mário Quintana. Endereço: Praça Oswaldo Aranha - Centro Cultural de Alegrete/RS. Telefone: (55) 3961-1668
Email para contato: bibliotecapublicaalegrete@gmail.com



Iniciativa "Leia, Empreste ou Devolva" do blog Bibliotecas do Brasil - Como funciona?


A Aliriane entrou em contato com o blog Bibliotecas do Brasil após ter lido o livro Ideias para Bibliotecas Livres - Um Manual Prático de Autogestão Independente que lançamos pela Magnolia Cartonera em e já está em sua 5ª reimpressão. E ela nos disse mais: 
"Para valorizar e ajudar a divulgar a iniciativa "Leia, empreste ou devolva" quero mais contato com vocês para que possa utilizar alguns dos materiais disponibilizados. Teremos uma arte própria do projeto para identificação, mas gostaria de demarcar a referência visual de vocês também".

'Leia, Empreste ou Devolva' é uma iniciativa voluntária de incentivo à leitura criada e lançada pelo blog Bibliotecas do Brasil em 2013 e que tem sido usada por projetos gratuitos de incentivo à leitura, onde disponibilizamos recursos visuais gratuitos para download, que podem ser utilizados por qualquer pessoa em bibliotecas livres e independentes ou ações de incentivo à leitura. Ao utilizar a arte, o projeto entra em nosso Mapa de Bibliotecas Livres, e em nossa lista de projetos bacanas que usam ou já utilizaram as artes e os recursos da iniciativa Leia, Empreste ou Devolva.



Importante ressaltar que: Nós pedimos que as artes, textos, fotos e demais materiais criados pelos autores do blog Bibliotecas do Brasil não sejam utilizados em projetos e iniciativas com objetivos de caráter comercial, para iniciativas com fins políticos-partidários, ou com objetivos religiosos e/ou religiosos-partidários. A iniciativa 'Leia, Empreste ou Devolva' foi criada para dar voz às para bibliotecas livres e independentes, que são criadas pelas mãos de pessoas engajadas com a leitura e que têm como principal objetivo a circulação de livros. e em proporcionar o bem-estar da comunidade através da leitura. Os órgãos públicos e iniciativas ligadas à prefeituras que têm utilizado as artes sempre conversam conosco antes — e pretendemos manter dessa forma. Saiba mais nessa página sobre a iniciativa e as orientações de uso dos recursos, ou entre em contato conosco através do email contato@bibliotecasdobrasil.com e converse com a gente.



Acompanhe nossas novidades diárias pelo Instagram: @bibliotecasbr
Inscreva-se em nosso canal no Youtube
Receba gratuitamente nossa newsletter semanal: http://eepurl.com/bfdTjH
Visite a Loja Bibliotecas do Brasil
Email para contato: contato@bibliotecasdobrasil.com
Arte Leia, Empreste ou Devolva: Juliano Rocha

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe