Livro 'Bibliotecas Mudam o Mundo' na Biblioteca Mário Quintana de Alegrete/RS

30.3.17

Foto na Biblioteca Mário Quintana, Alegrete/RS - Foto: Aliriane Almeida

A Aliriane Almeida é bibliotecária em Alegrete, cidade no interior do Rio Grande do Sul, e ela publicou em seu Instagram essa foto do exemplar que ela comprou do livro "Bibliotecas Mudam o Mundo" (que está com a 1ª reimpressão em pré-venda em nossa loja), para inspirar seu trabalho na Biblioteca Pública Municipal Mário Quintana.
Agradecemos imensamente pelo carinho em publicar a foto, é lindo demais ver o nosso livro chegar em lugares que a gente não conhece pessoalmente, nos sentimos realizados em ver nossos livros viajando para cantos maravilhosos do Brasil diariamente. É demais ver isso acontecendo.
Mas o mais incrível de tudo é receber apoio de bibliotecárias, de estudantes de biblioteconomia (e de várias áreas do conhecimento) e, principalmente de bibliotecas. Ver os nossos livros dentro de bibliotecas é uma sensação de pura alegria, afinal a nossa jornada com o blog, com as newsletters e com a publicação de livros começou por causa delas, das bibliotecas que tanto adoramos e queremos ver florescer. Sobre a Mostra Literária Mulheres na Literatura (02 à 31 de março de 2017) que está em cartaz na Biblioteca Mário Quintana, Aliriane nos contou o seguinte:

"A mostra foi pelo mês da mulher. A biblioteca já tinha promovido uma roda de conversa sobre feminismo e mídias em parceria com o coletivo feminista da cidade, daí já vinha o dia da mulher no dia 08 de março, e fiz a seleção do nosso acervo! As parcerias foram com os grupos locais Coletivo Feminista Maria Baderna e Grupo de Estudos Educação e Gênero".

Biblioteca Mário Quintana já contava com acervo sobre feminismo nas décadas de 80 e 90

Aliriane nos contou mais sobre o espaço de leitura: "A Biblioteca é "uma mulher moderna", tem 38 anos. Já na década de 80/90 contava com um bom acervo sobre o feminismo. Se pensarmos essa temática para uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul, numa região bem machista, era um avanço e uma 'ousadia'.
Hoje trabalho no projeto de revitalização da Biblioteca, pois ela ficou muito tempo sem bibliotecária, a equipe foi muito enxugada nos últimos 10 anos, as ações de incentivo à leitura acabaram sendo quase nulas e o acervo está bem defasado. Então, tenho feito algumas exposições de livros para divulgar e fazer o acervo circular".
A Aliriane também contou ao blog Bibliotecas do Brasil que a Feira do Livro de Alegrete será dedicada às mulheres em seu tema principal, essa é mais uma forma de trabalhar a questão de gênero e literatura, e o tema será "A Mulher Nas Asas da Literatura: Resistência e Poética". A Feira do Livro será entre os dias 4 e 9 de julho de 2017.

A Aliriane em conjunto com várias outras pessoas vai fazer o lançamento do projeto de incentivo à leitura e de partilha de livros da biblioteca, o "LEITURA mg: ler é o melhor remédio" no dia 12 de abril de 2017, às 11h, na Santa Casa de Alegrete.  Se você é da região, ou costuma doar livros pelos Correios, participe colaborando com doações de livros de literatura: crônica, poesia, conto, romance, autoajuda, infantil, receitas e quadrinhos - em excelente estado, faça uma doação consciente de livros.

O projeto "Leitura mg: ler é o melhor remédio" está usando a arte da iniciativa "Leia, Empreste ou Devolva" criada pelo blog Bibliotecas do Brasil com o objetivo de facilitar a montagem de bibliotecas livres, bibliotecas comunitárias, ações e projetos independentes de incentivo à leitura. Através da iniciativa voluntária Leia, Empreste ou Devolva, disponibilizamos recursos visuais gratuitos para download, que podem ser utilizados por qualquer pessoa em bibliotecas livres e independentes ou ações de incentivo à leitura (exceto para fins comerciais, políticos, religiosos). Leia sobre a iniciativa.

Para mais informações: Facebook da Biblioteca Pública Municipal Mário Quintana de Alegrete
Endereço: Praça Oswaldo Aranha, s/n.
A biblioteca fica no Centro Cultural Adão Hortiz Houayek.  Telefone: (55) 3961-1668
Alegrete - Rio Grande do Sul
Email: bibliotecapublicaalegrete@gmail.com
Bibliotecária Aliriane: naneafa@gmail.com

Confira outras bibliotecas que já abriram suas portas para os livros da Magnolia Cartonera

Todo mundo que acompanha nosso blog sabe: nós amamos bibliotecas! E ficamos muito felizes com o convite da bibliotecária Cleo Schneider do Centro Universitário Claretiano de Curitiba, em montar na biblioteca da faculdade uma exposição dos nossos livros cartoneros em novembro de 2014. Foi uma boa oportunidade de mostrar o nosso trabalho para mais pessoas, logo no começo da nossa carreira como autores independentes.

A Biblioteca Pública Emiliano Perneta (BIPA) em Araucária, cidade da região metropolitana de Curitiba, montou uma exposição com os livros cartoneros do blog Bibliotecas do Brasil em junho de 2015. Com a exposição na Biblioteca, as pessoas puderam conhecer um pouco mais sobre nossos livros independentes confeccionados artesanalmente com capas de papelão. Foi uma nova oportunidade de tornar o nosso trabalho conhecido por mais pessoas.

A sua biblioteca ou espaço de leitura deseja apoiar o nosso trabalho?
— Entre em contato conosco através do email contato@bibliotecasdobrasil.com e converse com a gente.

Inscreva-se para receber semanalmente a nossa newsletter gratuita
Acompanhe nossas novidades pelo Instagram