Páginas que estimulam a leitura: 1 ano de Capitu Lê!

22.9.15


A página de incentivo à leitura Capitu Lê, criada no Facebook pela nossa amiga e colaboradora do blog Bibliotecas do Brasil, Jacqueline Carteri, está completando seu primeiro aniversário. Lembre nesse post quando a página foi criada. A Jac escreveu esse relato lindo sobre suas experiências com a página durante o ano que passou. A Jac também é criadora do grupo de partilha de experiências de livros e leituras, o Compartilhando Leituras no Facebook.

Passou um ano! 

Um ano desde o dia em que a Capitu lê foi criada. Dia 22 de setembro de 2014. Com uma intenção despretensiosa de tentar incentivar a leitura, mesmo a distância, de forma virtual, para alguns amigos, aqueles que gostassem mais de ler, sabendo que não seriam todos. 
Frases de incentivo, imagens inspiradoras, trechos de livros... Essas eram as postagens iniciais. Mas parecia que faltava alguma coisa. Começamos então a pesquisar ações de incentivo espalhadas pelo mundo, que com um um pouco de boa vontade, poderiam ser praticadas em qualquer lugar. E para surpresa geral, todos os dias essas ações são noticias. No Brasil, por todos os cantos, lugares que até então nunca foram conhecidos, ações de leitura, de incentivo, de fomento, de esperança, são desenvolvidas. Pessoas são envolvidas! 

Livros andam!
Histórias voam! 

A página cresceu, o número de curtidas aumentou, a participação nos comentários, os compartilhamentos e conquistamos 1000 curtidas! Mais uma surpresa adorável! 
Acertamos! E sabe por que? Porque todas as ações vêm na contramão de números e pesquisas que dizem que o brasileiro não lê, mas vendo tudo isso não podemos nos conformar com as estatísticas. Porque percebemos o brasileiro lê sim, que o brasileiro quer ler, que acredita no poder da leitura e promove, divulga, faz acontecer, transforma vidas, doa, compartilha... Através dos livros se envolve, faz amigos, conquista fãs. (Vejam os números da Bienal do Rio!) 

Poderia ser melhor? Claro! 
Mas estamos tentando, tem muita gente tentando! 

Então, se você leu esse texto até o final, se você também concorda, divida suas experiências, espalhe essa ideia. A leitura só será democratizada se contar com o envolvimento de todos! 
Parabéns para todos nós!
Parabéns Capitu lê!

Leia os artigos da Jacqueline Carteri no blog Bibliotecas do Brasil:





Jacqueline Machado Carteri é pedagoga e trabalha com projetos de incentivo à leitura há 15 anos. Além de já ter coordenado espaços de leitura, é frequentadora assídua de bibliotecas públicas e espaços culturais. Aficionada por leitura, Jacqueline criou a página Capitu Lê que hoje é seu maior meio de comunicação com o mundo da leitura, pois por estar em tratamento ortopédico encontra-se temporariamente afastada do trabalho e com dificuldades de locomoção, e está utilizando uma cadeira de rodas há quase dois anos. Conheça a Capitu Lê no Facebook.


Arte: Juliano Rocha - Bibliotecas do Brasil
Foto: Jacqueline Carteri

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe