Páginas que estimulam a leitura: Capitu Lê

25.10.14

No dia 22 de Outubro a página Capitu Lê completou seu primeiro mês no Facebook. Montado pela pedagoga Jacqueline Carteri, a página faz parte de um projeto pessoal da Jacqueline em colaborar e participar ativamente na divulgação de iniciativas literárias e de incentivo à leitura existentes no Brasil e no mundo. Juliano Rocha, editor do blog Bibliotecas do Brasil desenvolveu essa logo para a página da Jacqueline, que é o rosto da gata da Jacque, a Capitu e no fundo uma carta com a letra de Machado de Assis. Belíssima arte que a Jac adorou. Ela também mantém o grupo Compartilhando Leituras, onde os participantes podem compartilhar suas leituras favoritas. Acompanhe a página Capitu Lê no Facebook.

É assim que a página Capitu Lê se define:

Pagina de fomento à leitura que pretende divulgar eventos literários, dicas, sugestões, matérias e atividades de incentivo à leitura e a literatura. Muito se fala de leitura nos dias atuais e sua importância para o desenvolvimento intelectual do ser humano, muito se fala sobre redes sociais e seus valores. Então por que não unir as duas coisas e criar um espaço na rede, onde todo mundo está conectado, para discutir leituras? Mensagens de incentivo, publicações de páginas semelhantes, matérias interessantes, sugestões de leitura, dicas de livros e espaços literários, eventos, vamos tentar trazer de tudo um pouco para quem gosta de ler e tentar incentivar ainda mais o gosto pela leitura e literatura!

Há um mês, coloquei no ar a página Capitu lê além de vir aqui agradecer todas as curtidas, venho também dividir com vocês o que me fez mais feliz nesse período! Ouvimos, diariamente que o brasileiro não lê, não é mesmo? Mas como pode alguém não ler, curtir livros, discutir leituras, desenvolver projetos literários, promover eventos, divulgar e fomentar a leitura? O que acontece?
Todos os dias eu busco novas notícias para dividir com vocês (e pasmem!) todos os dias eu encontro diversas, infinitas e criativas iniciativas de incentivo à leitura, de pessoas fisicas, de empresas, de órgãos públicos, instituições.
Todos os dias tem gente espalhando leitura!
É claro que não somos um país leitor como gostaríamos, estamos longe da perfeição, mas se existe oferta, é poque existe a procura!
Então, por mais cômodo que seja repetir este discurso, vamos acreditar que o brasileiro lê sim, está lendo e quer ler cada vez mais! Vamos contribuir para isso, cada um do seu jeitinho e como diz Bartolomeu Dias de Queirós, no seu texto Ler é somar, "Não há, portanto, ofício maior do que esse de devolver ao sujeito a sua história. E todos somos fio e filho dessa trama. É tempo de abrir mais passagem para a literatura e presentear a vida e o mundo com mais leitores". Obrigada a todos!

Gostou? Aprenda a divulgar o seu projeto de incentivo à leitura ou biblioteca na internet, conheça o livro 'Ideias para Bibliotecas Livres' do blog Bibliotecas do Brasil

Que tal ter em suas mãos um livro com diversas dicas de como montar, organizar e divulgar uma biblioteca livre? Se você precisa de ideias instigantes para o seu projeto de incentivo à leitura, o livro 'Ideias para Bibliotecas Livres' ajuda a compreender cada uma das etapas de montagem de uma biblioteca livre, e planejar ações de incentivo à leitura e partilha de livros com dicas especiais. Nós também ensinamos como você pode divulgar o seu projeto na internet e engajar pessoas a conhecer e a participar dele. São várias sugestões úteis para você dinamizar o seu projeto de incentivo à leitura. O livro é baseado em nossas experiências na montagem de bibliotecas livres e bibliotecas comunitárias na prática.

Matéria: Daniele Carneiro
Artes: Juliano Rocha