O livro em cores mais antigo do mundo foi disponibilizado para download gratuito

11.8.15

A Biblioteca da Universidade de Cambridge, no Reino Unido digitalizou e disponibilizou para download sob a licença Creative Commons (desde que seja dado o crédito e não utilizado para fins comerciais) o primeiro livro impresso em cores conhecido. O Manual de Caligrafia e Pintura (Shi zhu zhai shu hua pu) foi produzido em 1633 pelo Estúdio Dez Bambus, o primeiro com o processo em xilogravura policromática inventado pelo chinês Hu Zhengyan.

Toda a sutileza e precisão da técnica utilizada na impressão são comoventes se pensarmos que ela foi feita há quase 400 anos.

O manual é dividido em oito categorias: pássaros, ameixas, orquídeas, bambus, frutas, pedras, desenhos em tinta e miscelâneas.

O Estúdio Dez Bambus produzia gravuras e livros na cidade de Nanquim (ou Nanjin) na China.

O livro possui 320 páginas e é intercalado entre textos explicativos e as gravuras.

A Biblioteca de Cambridge também digitalizou outras obras chinesas de sua coleção, como os mais antigos exemplares da escrita chinesa conhecida, os Ossos Chineses do Oráculo (a escrita foi gravada em ossos de animais) que foram feitos entre os séculos 16 e 11 AEC (Antes da Era Comum).

Nós apoiamos e divulgamos todas as instituições que decidiram democratizar o acesso à informação e disponibilizaram online para download parte de seus acervos. Graças à essas atitudes o acesso ao conhecimento e a livros raros não é mais o privilégio de uma minoria, e agora está disponível a todos que possuem acesso à internet para utilizar em trabalhos, projetos ou simplesmente para ter em casa tão belos exemplares da inventividade e arte humanas.

Folheie o livro abaixo ou acesse ele diretamente na ágina da Cambridge University Library aqui.

Outros conteúdos para download gratuito:

• Mais de 1 milhão de imagens e ilustrações para download e uso gratuito
  • 40 mil obras de arte em alta resolução para download gratuito