Mais de 1 milhão de imagens e ilustrações para download e uso gratuito

22.7.15

A British Libray do Reino Unido em conjunto com a Microsoft escanearam mais 65 mil livros de seu acervo dos séculos 17, 18 e 19 e disponibilizaram as imagens para uso sem restrições de direitos autorais, você pode utilizar, criar e remixar para o fim que achar necessário. A British Library só pede (não exige) que coloque-se de onde vieram as imagens como uma cortesia pelo trabalho deles.

Os responsáveis pelo conteúdo admitem que ainda não puderam colocar tags e descrever o conteúdo de todas imagens por se tratar de um acervo tão gigantesco. Mas as imagens contém o nome do autor, o livro de que foram retiradas e a página em que se encontravam.

O conteúdo é bem variado e possui capas de livros, ilustrações de histórias clássicas, mapas, caricaturas, fotos e decorações internas de livros.

Esse acervo é mais uma adição a imensa coleção que museus, bibliotecas e instituições governamentais do mundo inteiro estão disponibilizando online, democratizando informações que antes ficavam disponíveis apenas aos visitantes de seus acervos.

A intenção da British Library é no futuro, com a colaboração de pessoas do mundo inteiro que acessam esse acervo contar com a descrição completa das imagens através de um aplicativo online que eles estão desenvolvendo, também com código aberto.

Existem diversas maneiras de navegar pelo conteúdo que está hospedado na sessão do conteúdo Creative Commons dentro do Flickr. Você pode fazer uma pesquisa por palavras-chave, navegar pelos álbuns que um software de reconhecimento de imagens montou, ou conferir alguns destaques escolhidos pelos curadores das imagens.

Essa volta ao domínio público de conteúdo que já não é mais regulado pelos direitos autorais é uma evolução natural das instituições responsáveis pela preservação da memória da humanidade como um todo. O mundo digital permite e facilita um dos papéis mais importantes dessas instituições que além de preservar essas informações também tem como missão difundir o conhecimento que elas possuem.

*Todas as imagens do post são do acervo disponível pela British Library e estão sob domínio público.

Confira também:

Com informações do blog da British Library e do site Open Culture.
Texto: Juliano Rocha