A primeira biblioteca pública 24 horas do Brasil?

9.8.15

Nós aqui do blog Bibliotecas do Brasil como leitores, frequentadores de bibliotecas e principalmente adoradores desses espaços, teríamos o maior prazer em divulgar no blog a notícia sobre uma biblioteca que abrisse 24 horas por dia.
Que maravilhoso seria poder encontrar uma biblioteca funcionando 24 horas por dia, como um refúgio nos dias de frio, um alívio nos dias de extremo calor, um oásis de tranquilidade para fugir de vizinhos barulhentos. 24 horas por dia!

Aqui onde moramos - na periferia de Curitiba - as poucas bibliotecas dos bairros mais próximos, e acrescente aí uma distância de 12km no que consideramos 'próximos' - sequer cogitam abrir aos finais de semana, então pedir 24 horas de funcionamento é apenas um exercício da imaginação. Gostaríamos de celebrar a existência das bibliotecas mais próximas da nossa região como opções às poucas que ficam mais distantes e que funcionam aos sábados e domingos. Gostaríamos que essas bibliotecas mais próximas de nossa região além de livros, tivessem a presença de atividades culturais para todas as idades e um horário amigável nos finais de semana como suas características. Mas aos sábados e domingos todas as bibliotecas públicas num raio de 12km do nosso bairro ficam de portas fechadas, e durante a semana no final da tarde já têm atendentes arrastando as cadeiras, fechando as janelas e batendo o pé para que os leitores vão embora.

São tantos os espaços que poderiam funcionar como pólos culturais de acesso aos livros e à leitura durante os finais de semana mas que ficam ociosos, de portas fechadas, justamente para aquele público que não tem como frequentar as bibliotecas durante a semana por conta da incompatibilidade de horários. Precisamos urgentemente de bibliotecas com horário amigável.
Cada vez que lemos que uma biblioteca amplia o horário de funcionamento, nós comemoramos, pois são mais leitores que terão uma oportunidade de estar próximos aos livros em seu horário de descanso, de folga e de lazer. Que poderão frequentar bibliotecas públicas sem a necessidade de se sacrificar.

Biblioteca aberta aos sábados, domingos e feriados

Há um ano nós tivemos a oportunidade de visitar uma biblioteca da iniciativa privada em Porto Alegre, a Biblioteca Santander Cultural que funciona aos sábados, domingos e feriados, e além do acervo e local incríveis que ela disponibiliza, a biblioteca acaba servindo como um local de refúgio, sossego, leitura e também serve como um ponto turístico para pessoas que chegam de todos os cantos interessados em colocar bibliotecas no roteiro de viagem. A biblioteca além de todos os serviços que já presta, assim como a do Santander Cultural, precisa ter pessoas preparadas no atendimento e nas informões ao turista. Nós fomos muito bem recebidos na Biblioteca Santander Cultural, pudemos fotografar todo o seu interior - diferente do que nos ocorreu em uma biblioteca pública em São Paulo onde é proibido fotografar o interior da biblioteca - soubemos detalhes sobre o acervo e passamos duas tardes maravilhosas no local. Nos sentimos acolhidos por lá.

A primeira biblioteca pública 24 horas do Brasil?

Biblioteca Pública do Acre. Imagem: Google Street View
Agora soubemos que a Biblioteca Pública do Estado do Acre na cidade de Rio Branco, que já funciona em horário estendido das 7h30 às 21h30 pode vir a ser uma das primeiras do país a funcionar 24 horas por dia. Um estudo está sendo feito pela instituição para ver a viabilidade da implantação do horário de atendimento durante as 24 horas do dia. Já pensou que maravilha de iniciativa, poder recorrer à uma biblioteca a qualquer hora, a qualquer momento?
Segundo a diretora da Biblioteca Pública do Acre, Helena Carloni - em entrevista ao G1 - uma biblioteca ficar aberta 24 horas por dia é um projeto inovador: "A maioria das bibliotecas públicas não abre nem os três períodos (manhã, tarde e noite). Existem as bibliotecas universitárias mas também são poucas. Não resta dúvida de que é sempre um benefício para a população'.

Quando aqueles seus vizinhos totalmente sem noção estiverem dando uma festa com muita poluição sonora que vai varar a madrugada e não se importam nenhum pouco que existem pessoas em volta que querem ler, dormir, pensar, trabalhar e viver com pelo menos um pouco de sossego, você teria um local seguro, limpo, iluminado e cheio de livros para ficar durante a madrugada lendo até amanhecer. Se tiver um cafézinho por perto melhor ainda!
Esta seria uma iniciativa pioneira em se tratando de bibliotecas públicas, pelo menos que temos conhecimento, até agora nunca ouvimos falar de uma biblioteca pública brasileira que funcione 24 horas por dia. Mas se acaso você que estiver lendo esse texto souber de alguma, entre em contato conosco aqui nos comentários do blog, no Twitter ou no Facebook, pois gostaríamos de conhecer, visitar e divulgar uma instituição assim.

Uma biblioteca pública aberta 24 horas é uma grande oportunidade para que as pessoas que não frequentam com maior frequência bibliotecas justamente por causa dos horários incompatíveis possam se tornar frequentadoras, leitoras e apaixonadas por bibliotecas. Vamos torcer para que dê certo a iniciativa e que a Biblioteca Pública do Acre consiga concretizar o projeto.

Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
Arte: Juliano Rocha