Bibliotecas contra o Ódio | Megapost com Recursos Gratuitos

10.7.22

Conscientização, Ações Anti-Bullying e iniciativas contra o ódio que podem ser organizadas por bibliotecas e espaços de leitura

Neste post partilhamos um pequeno trecho do livro "Bibliotecas Mudam o Mundo" e partilhamos também uma lista de recursos gratuitos para pessoas, bibliotecas e espaços de leitura interessados em combater o ódio e promover a conscientização sobre esse tema. Continue a leitura:

"Em momentos de conflitos e adversidades, quando os discursos de ódio passam a ser normalizados tanto no cotidiano quanto nas redes sociais, quando a divisão de opiniões inflamada por pessoas mal intencionadas, que incitam a violência através de ideias e palavras, e esses fatores se somam ao crescente estabelecimento de políticas perigosas que subjugam povos, culturas, etnias e gêneros e que afetam diretamente o dia a dia das pessoas e suas realidades, é imprescindível que as bibliotecas ocupem suas posições de protetoras da democracia, que se manifestem em repúdio à intolerância contra grupos vulneráveis e minoritários. Com a participação da comunidade as bibliotecas tornam-se refúgios como os belíssimos exemplos nesse livro, para apoiar as pessoas que são negligenciadas e que são alvos diretos de repressão".

BIBLIOTECAS CONTRA O ÓDIO - capítulo do livro Bibliotecas Mudam o Mundo da Magnolia Cartonera de Daniele Carneiro e Juliano Rocha. Conheça também a versão em ebook do livro.

Um dos principais assuntos do livro Bibliotecas Mudam o Mundo publicado pela editora independente Magnolia Cartonera, são as ações que bibliotecas e espaços de leitura colocam em prática contra o bullying e contra o ódio. No livro podemos conhecer bibliotecas que se tornaram espaços seguros, com programas anti-bullying destinados a limitar o suicídio entre jovens e adolescentes LGBTQ (lésbicas, gays, bissexuais, trangêneros e queers +). Também mostramos no livro espaços de leitura que promovem a alfabetização de mulheres que são imigrantes ou refugiadas, enfrentando os desafios de aprender um novo idioma e ao mesmo tempo se colocar no mercado de trabalho.

O livro propõe a iniciativa ‘Bibliotecas Contra o Ódio’, uma reflexão sobre o papel das bibliotecas em nossa época, em que os discursos de ódio estão cada vez mais fortes e presentes de forma normalizada no dia a dia. O livro mostra exemplos práticos de bibliotecas ao redor do mundo que estão combatendo nesse momento de nossa história, se opondo aos atos de intolerância e discursos de ódio com ações, programações e iniciativas voltadas para educar, conscientizar e combater os preconceitos. É crescente e relevante o número de bibliotecas mundiais que estão mais cientes e comprometidas com suas comunidades leitoras em aprofundar seu papel como espaços de refúgio contra o ódio, de se consolidar como locais seguros para todas as pessoas e que se levantam em defesa da diversidade.

O livro está disponível na nossa livraria online por R$40, acesse: loja.bibliotecasdobrasil.com ou por R$18 em ebook na Amazon.

Recursos Gratuitos do Blog Bibliotecas do Brasil e da Magnolia Cartonera
Bibliotecas Mudam o Mundo | Bibliotecas Contra o Ódio

2) Biblioteca celebra o Mês de Aceitação do Autismo com exposição de livros sobre Neurodiversidade

3) Justiça para George Floyd - Vidas Negras Importam - Black Lives Matter - Recursos gratuitos para combater o racismo

4) Ações Contra o Ódio: ativista grafita corações sobre suásticas em Berlim

7) Dia Nacional da Visibilidade Trans nas Bibliotecas do Brasil

**

Esse trabalho é feito por Daniele Carneiro e Juliano Rocha criadores da editora independente Magnolia Cartonera e do Blog Bibliotecas do Brasil. Apoie escritoras, escritores e artistas independentes

Esse conteúdo está disponível de forma gratuita para você. Use-o nos seus estudos e leituras, na sua biblioteca, espaço de leitura, centro cultural ou sala de aula. Pedimos para que mantenha os créditos dos textos sempre citando os nomes autores em seus trabalhos escolares, acadêmicos e em suas pesquisas.

Nossos livros em edição cartonera estão disponíveis em nossa loja online: http://loja.bibliotecasdobrasil.com/

Acompanhe as nossas novidades no Instagram: @magnoliacartonera | @bibliotecasbr

Post: Dani Carneiro | Magnolia Cartonera