Biblioteca de Coisas: uma possibilidade inovadora de se pensar e fazer biblioteca pública

31.7.22

O livro Bibliotecas Mudam o Mundo da editora independente Magnolia Cartonera serviu como referência para este artigo da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (RBBD): "Biblioteca de Coisas: uma possibilidade inovadora de se pensar e fazer biblioteca pública", confira neste link https://bit.ly/3zJY9re



Resumo

Burocratização, centralização, hierarquização e pouca flexibilidade são os maiores entraves, para a implantação, de modelos inovadores, de biblioteca pública. A oferta exclusiva de livros, revistas, CDs e DVDs por si só, não mais atendem, as demandas, originadas pela comunidade, ao qual a biblioteca está inserida. A desburocratização, descentralização, horizontalização e a flexibilização, na estrutura administrativa das organizações, incluindo as bibliotecas públicas, criam um ambiente extremamente favorável à inovação. Para análise deste cenário, adotamos o modelo de pesquisa qualitativo, descritivo e de método bibliográfico. Como instrumento de coleta de dados utilizamos a Revisão Sistemática da Literatura (RSL), já para a análise dos dados, foi utilizada a técnica da triangulação das fontes. O objetivo desta pesquisa é analisar um novo modelo de biblioteca pública, chamado Biblioteca de Coisas, que tem como propósito, de forma irrestrita, atender, às necessidades informacionais ou de experiências de vida da comunidade ao qual esteja inserida. Os acervos passam ser escolhidos de forma democrática, por todo público assistido, não existem limites, entraves ou modelos preestabelecidos para este tipo de biblioteca. Qualquer objeto ou serviço, independentemente de suas características, podem vir a fazer parte do acervo, e as necessidades informacionais, dos usuários, devem ser atendidas, por meio, de uma mediação da informação inovadora, eficaz e assertiva. Sendo que todos estes elementos podem ser encontrados no modelo proposto pela Biblioteca de Coisas. 

Clique aqui para baixar o PDF e ler o artigo Biblioteca de Coisas: uma possibilidade inovadora de se pensar e fazer biblioteca pública dos autores Wellington Santos Silva e Elaine da Silva.

O livro Bibliotecas Mudam o Mundo em edição cartonera está disponível em nossa livraria online

O ebook de Bibliotecas Mudam o Mundo está disponível na Amazon


Bibliotecas Mudam o Mundo

O livro é sobre as bibliotecas inovadoras e projetos de incentivo à leitura capazes de causar impacto social positivo em suas comunidades. Bibliotecas e iniciativas que contém características importantíssimas para o futuro, capazes de gerar impactos relevantes para o bem-estar das pessoas. Bibliotecas conscientes, que entendem seu papel como locais democráticos para promover a inclusão, que instigam outras bibliotecas a atuar dessa forma. Bibliotecas atuantes e transformadoras, que operam como protagonistas em suas comunidades, competentes para envolver de forma ativa, engajar pessoas e ajudar a melhorar vidas, comunidades e o mundo. Bibliotecas voltadas para inovações e ações que trazem a comunidade leitora para os seus interiores, eficazes ao ponto de conquistá-las ao ar livre e de organizar programações do lado de fora, para enfim trazê-las para dentro. Livro escrito e publicado por Daniele Carneiro e Juliano Rocha, autores e editores da editora independente Magnolia Cartonera.

Artes: Juliano Rocha | Foto: Dani Carneiro

Instagram: @magnoliacartonera | @bibliotecasbr

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe