Como levar uma vida saudável segundo Leonardo da Vinci

16.4.15

Leonardo da Vinci era uma pessoa apaixonada pelo conhecimento, ele encontrava o prazer em buscar respostas para seu inesgotável questionamento do mundo.

Quase todos os ramos do conhecimento humano foram tocados por ele - pintura, escultura, arquitetura, botânica, anatomia, filosofia, poesia, matemática, invenção, cartografia e tantos outros - considerado por muitos como o maior gênio da história humana.

Ele nasceu em 15 de abril de 1452 na pequena cidade de Vinci, na República de Florença (hoje Itália). Viveu uma vida longa para a época (67 anos), era vegetariano, ambidestro e gay.

Ele manteve uma grande quantidade diários que continham seus estudos para novas pinturas, invenções e estudos diversos, além de poesias e conselhos como essa pérola de como levar uma vida saudável, que pode ser lido abaixo:
Não comas sem apetite, e janta pouco;
Mastiga bem, e que aquilo que engoles seja bem cozido e muito simples;
Mantenha-se reto saindo da mesa, e não cedas ao sono depois do almoço;
Seja sóbrio com o vinho; bebe com frequência mas pouco, e nunca fora das refeições;
Nunca atrase a visita às latrinas.

Você pode ler esses diários na íntegra - em italiano e muitas vezes escrito de forma espelhada - no site do British Museum nesse link.

Texto e arte: Juliano Rocha