O Povo Brasileiro, Darcy Ribeiro

28.7.13


Nossa indicação de leitura para as férias de inverno: O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro. Em pouco mais de 100 páginas o leitor já fica conhecendo com detalhes as atrocidades pelas quais passaram os índios e os negros africanos que foram escravizados e dizimados pelos europeus. Além de esclarecer com muitos detalhes como aconteceram as etapas da colonização, o leitor pode comparar com o conteúdo desse livro, como é defasado o conteúdo que aprendemos sobre a História do Brasil na escola.

Recomendamos a leitura de O Povo Brasileiro para uma compreensão mais aprofundada do que é ser brasileiro, para se ter um conhecimento mais rico da nossa História, e também para evitar cair em muitas armadilhas compartilhadas pelo Facebook, por pessoas que estão cegas em seus preconceitos, e nunca chegaram a estudar ou a conhecer a História dos primeiros brasileiros. Lembre-se que ter conhecimento e estudar sua própria História é tornar-se um leitor com pensamentos livres de preconceitos.

Se tiver a oportunidade leia esse livro. É como recuperar uma parte da sua própria história que a escola ficou devendo. A leitura faz repensar todos os termos preconceituosos que muitas vezes são usados em relação aos povos indígenas. O livro contraria aqueles que insistem em dizer que o brasileiro é um povo muito pacífico, que aceita tudo, que não se revolta, que o Brasil é um lugar onde não tem guerra. Ler sobre a nossa origem é uma experiência de revirar o estômago. Mas é enriquecedora e muito importante. Tudo o que sofreram os índios, os negros africanos e os mamelucos, será que todo mundo conhece essa história, esse passado medonho que nos originou, com tantas nuances, e riqueza de detalhes?

Leia livros de História e conheça a sua própria História pois vale muito esse conhecimento e é para a vida inteira.

O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro
Companhia das Letras, 2006, 440 páginas.


Leia mais:


VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe