Feira de Troca de Brinquedos e Livros no Guabirotuba, Curitiba/PR

14.10.14

As feiras de troca de brinquedos acontecem simultaneamente por todo o Brasil na véspera e no Dia das Crianças. Vizinhos, moradores, amigos, grupos solidários, voluntários se organizam e juntos montam essas feiras que muito acrescentam à vida das crianças. Em Curitiba escolhemos participar da Feira de Troca de Brinquedos e Livros organizado pela Andrea Lucia Guimarães e a comunidade de moradores do bairro Guabirotuba. Os moradores estão se unindo para reocupar a Praça do Guabirotuba que é um espaço maravilhoso na cidade de Curitiba que nos últimos anos têm sofrido com o abandono e com a depredação.

Juliano Rocha, Daniele Carneiro com a Cartonera Bibliotecas do Brasil e Andrea Guimarães na Feira de Troca de Livros e Brinquedos da Praça do Guabirotuba.

Livros e brinquedos foram doados e também trocados livremente.

Conheça os livros da Magnolia Cartonera com dicas de atividades para bibliotecas livres, bibliotecas comunitárias e também dicas sobre feiras de troca de livros.

A movimentação de pessoas que foram visitar a primeira Feira de Troca de Brinquedos e Livros na Praça do Guabirotuba foi grande.

A Praça do Guabirotuba há muitos anos sofre com descaso e abandono e agora os moradores estão reocupando-a. Olha só que lugar incrível!

Muitos skatistas e praticantes de carrinho de rolimã utilizam uma pista em descida no meio da praça, perfeita para manobras radicias, ou uma descida calma para apreciar a paisagem. Mas eles também têm sofrido com a depredação da praça, não podendo deixar suas mochilas e objetos pessoais na hora de descer a ladeira, porque na volta não encontram mais

Moradores, vizinhos, turistas, conversamos com pessoas de três bairros diferentes que estavam bastante empolgadas com a ocupação da Praça do Guabirotuba.

No Cantinho da Criatividade as crianças puderam se expressar e brincar, utilizando cavaletes que sobraram das eleições.

A ONG Pet de Rua também estava presente, doando cachorrinhos que foram abandonados, e agora estão à procura de novos donos e de lares carinhosos para que possam viver felizes para o resto de suas vidas.

Esses filhotes têm apenas 4 meses, estão castrados e disponíveis para adoção com a Pet de Rua. Quem sabe vocês não se tornam amigos e eles ganham um novo lar?

Todos os cachorrinhos dessa foto estão disponíveis para adoção. Quem tiver interesse e quiser conhecer o trabalho da ONG, basta acessar o site: http://petderua.com.br

A Praça do Guabirotuba é enorme e merece ter sua reocupação. Ali é possível montar diversas atividades culturais, recreativas e educativas.

Levamos a Cartonera Bibliotecas do Brasil para a Feira de Troca de Brinquedos Livros do Guabirotuba para mostrar para algumas pessoas o trabalho que estamos desenvolvendo. É bacana perceber que na Pracinha do Guabirotuba há diálogo para novas ideias literárias.

A Paquita e todos os cachorrinhos dessas fotos estão disponíveis para adoção. Se apaixonou por algum deles? Então entre em contato com a Pet de Rua.

Dóceis, amigáveis, parceiros, queridos e precisando muito de donos e um lar carinhoso para terem uma vida plena e feliz.

A Laika é bem querida e amistosa, um lar com outro cachorrinho seria o ideal para ela.

A Dona Vera e a Dona Jandira são colaboradoras da Pet de Rua, Dani Carneiro e a cachorrinha Laika.

É ótimo ver as pessoas reocupando lugares que estavam abandonados e sofrendo com a criminalidade e o mal uso de seu espaço, os moradores precisam de áreas verdes e locais de segura convivência no meio das grandes cidades, que são tão cinzas e castigadas com a poluição do ar e sonora. A Praça do Guabirotuba assim como o bairro Boqueirão sofrem com a poluição sonora automotiva. Esperamos ver outros locais abandonados das cidades serem reocupados pelos cidadãos e que as cidades tornem-se humanas novamente.

Texto: Daniele Carneiro
Fotos: Daniele Carneiro e Juliano Rocha