Encantados com a Minibiblioteca do Sossego!

28.2.14

Visitinha à Minibiblioteca do Sossego para abastecê-la de livros. Deixamos 25 livros no dia 21 de fevereiro de 2014. Essa foi a nossa terceira visita para deixar mais livros. Chegar ao Parque Gomm e encontrar a Minibiblioteca do Sossego acompanhada de um leitor é magnifico! Apenas a doação e a solidariedade permitem que isso aconteça. Uma pessoa doa uma ideia, uma outra pessoa doa uma forcinha do braço para lixar a caixa que vai se transformar em biblioteca, a outra doa uma pintura abstrata inspirada e bonita, a outra doa todos os materiais, o cimento e a mão de obra, outras pessoas abrem o caminho para a implantação da caixa já transformada em biblioteca, mais um monte de pessoas doam uma porção de livros legais, e no final o que temos é isso - mais pessoas lendo.

Bastante movimentada, livros circulando, livro folheados, livros mexidos, mãos ávidas em busca de uma leitura ideal.

Depois de nossa visita deixamos tudo bonitinho e arrumado para que os leitores possam novamente fuçar na Minibiblioteca, descobrir títulos, encontrar livros que gostariam de ler ou livros pelos quais nem poderiam pensar que um dia iriam se apaixonar. Essa é a grande delícia de encontrar livros livres.

Lembramos aos futuros doadores de livros que a Minibiblioteca do Sossego é voltada para a leitura ao ar livre nas sombras das araucárias do Parque Gomm. Então livros jurídicos pesados, livros técnicos e acadêmicos, apostilas e cadernos de exercício de cursos pré-vestibular e de idiomas, assim como livros didáticos escolares e enciclopédias não servem para o nosso acervo.
Vamos pensar nos leitores que pegam ônibus para voltar pra casa e caprichar na seleção dos melhores livros de literatura que lemos, nos desapegamos e já podemos doar. A Minibiblioteca do Sossego é uma charmosa caixa de feira antiga, reforçada com materiais recicláveis, porém ela é delicada e precisa de cuidados na hora de receber as doações. Ela atende visitantes do Parque Gomm, turistas, os funcionários do shopping e de outros estabelecimentos comerciais da região, além dos moradores do bairro. A Minibiblioteca do Sossego remete à tranquilidade, ao descanso da mente, ao silêncio e ao estado de espírito necessários para que o leitor possa alcançar a concentração na leitura. Escolha um livro de leitura acessível, leve, e que possa ser lido pelo prazer da leitura.

Os livros acadêmicos, escolares, didáticos, jurídicos e técnicos remetem mais à pesquisa, aos estudos e não combinam com a Minibiblioteca, que inclusive é pequenininha para abrigar tanto peso. Mas podem ser doados para as bibliotecas tradicionais, e temos muitas necessitando de bons livros pela cidade, e que geralmente precisam desse material por causa da alta rotatividade de estudantes, acadêmicos e pesquisadores. Para a Minibiblioteca do Sossego, lembre-se sempre: somente os livros de histórias para ler por prazer, poesias, contos, romances, aventura, terror, livros infantis e infanto juvenis.

No próximo sábado vai acontecer o 1º Saladão ao Ar Livre + Baile de Carnaval Infantil no Parque Gomm (saiba mais detalhes e curta na página no Facebook), evento organizado pela Salvemos o Bosque da Casa Gomm, onde as primeiras hortaliças plantadas pelos voluntários da iniciativa serão colhidas e degustadas no Parque. Aproveite para conhecer o Parque Gomm que fica bem atrás do Shopping Pátio Batel, passar um carnaval totalmente diferente e alternativo, e leve alguns livros para doar para a Minibiblioteca do Sossego. Vale lembrar que a Minibiblioteca é mini, então não precisa de grandes quantidades, de dois a cinco livros de literatura que você possa levar já fazem toda a diferença no acervo. Escreva uma dedicatória para o próximo leitor e deposite seus livros na Minibiblioteca. Se ela estiver cheia, você pode deixar os livros na Casa Labirinto, que fica na Rua Bruno Figueira, 952 - Batel, Curitiba-PR, Fone: (41) 3044-4370 a poucos metros de distância do Parque Gomm.

Daniele Carneiro e Juliano Rocha
Bibliotecas do Brasil