Bibliotecas livres no litoral do Paraná aceitam doações

3.11.13

As bibliotecas livres são simpáticas por causa da simplicidade no empréstimo e estão se multiplicando pelo litoral do Paraná. Nas férias e feriados as pessoas interessadas em leitura, entretenimento e cultura impressa poderão recorrer a essas bibliotecas para emprestar livros. As cidades litorâneas são aprazíveis e convidam à leitura nas praças, nas padarias, na beira-mar, nos restaurantes e nas redes das pousadas.
A vantagem é que a biblioteca livre é aberta aos turistas e veranistas que trocam de cidade durante o verão, facilita o empréstimos para pessoas de fora da cidade, pois não tem burocracia no empréstimo, não necessita a apresentação de documentos ou do comprovante de residência, além de dar um voto de confiança ao leitor, que se compromete apenas em ler e repassar o livro para outra pessoa, ou devolvê-lo para a biblioteca. vamos conhecendo pessoas interessadas em montar bibliotecas livres, e pessoas que já mantém bibliotecas informais e ativas no incentivo à leitura.

Bibliotecas onde o leitor pode emprestar livros livres e também fazer doações no litoral do Paraná

Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa: localizada na Estrada do Anhaia em Morretes no coração da serra do mar do Paraná. A biblioteca é doméstica funciona em uma sala da casa da Dona Josefa, mãe do Edemilson Pereira, e ambos são donos do Sítio Vanessa. A biblioteca é comunitária e foi criada para a utilização dos moradores do sítio, seus amigos, colegas, parentes, para os visitantes que passam pelo sítio, e para as crianças das escolas rurais da região. A modalidade de empréstimo é livre, os livros podem ser emprestados sem precisar de carteirinha da biblioteca, apresentação de documentos, ou comprovante de residência. Grande parte dos livros são carimbados com as orientações de uso da biblioteca. A atividade principal dos coordenadores é realizar eventos literários, ambientais, esportivos e educativos para os alunos do pré ao 5º ano das escolas rurais de Rodeio e Anhaia, localidades da região. O acervo da biblioteca precisa de livros infantis e gibis, livros de autoajuda, romance e literatura para adultos, livros de meio ambiente e ecologia, revistas de artesanato atuais sobre bordados e barrados. As pessoas que quiserem doar livros devem entrar em contato com os organizadores da biblioteca, Daniele Carneiro e Juliano Rocha através do email bibliotecadositio@gmail.com ou Facebook.

Biblioteca Livre do Hotel Kaakupê, em Guaratuba/PR. No hotel existe uma estante com os livros para empréstimo no sistema Leia, Empreste ou Devolva iniciativa do blog Bibliotecas do Brasil em parceria com Gustavo Socachewsky, diretor de marketing e eventos do hotel Kaakupê. Os livros estão à disposição para empréstimo aos hóspedes, funcionários e visitantes, e é uma excelente para que as pessoas tenham a oportunidade de emprestar livros livremente em seus lugares favoritos e em seus locais de trabalho. A biblioteca aceita doações de livros de literatura para crianças, jovens e adultos, gibis, livros de cinema, história, design, educação, viagem e jornalismo. Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 1260. CEP: 83.280-000. Guaratuba/PR Fone: (41) 3442-2121
Email: atendimento@kaakupe.com.br

Feira Livro da Matinfeira em Matinhos/PR: A Feira Livro é uma das ações do projeto de extensão Minha Universidade Lê (MinhaUL) iniciativa realizada voluntariamente pela aluna de licenciatura em Linguagem em Comunicação na UFPR-Litoral, Angélica Silva, seus professores e apoio de Francisco Amaro, técnico em agroecologia responsável pela organização da Matinfeira, a feira da agricultura familiar de Matinhos. O projeto Feira Livro faz empréstimos livres (sem burocracia ou data de devolução) e incentiva a leitura aos feirantes e frequentadores toda quarta-feira das 7h às 12h. A pessoa que quiser levar alguns exemplares emprestados só precisa deixar o nome e o número de telefone, e se comprometer com a devolução do livro quando terminar de ler, sem pressa, a seu tempo, sendo a principal preocupação do projeto, a circulação dos livros e o incentivo à leitura. A Feira Livro aceita doações de livros de literatura para todas as idades e gibis. Os livros também podem ser entregues diretamente na Matinfeira que se localiza na Rua da Fonte, próxima ao Mercado do Peixe no centro de Matinhos/PR.  Para quem quiser enviar pelo correio pode enviar para o endereço: Rua Waldir Mueller, nº 605 - apto 114 - Centro, CEP: 83260-000, Matinhos/PR, aos cuidados de Angélica Aparecida da Silva.

Biblioteca Livre da agência dos Correios de Guaratuba: Parceria entre a gerente da agência Lyra Cristiane e o blog Bibliotecas do Brasil através da ação Livros Livres em Guaratuba. Funcionários e usuários dos serviços dos Correios podem emprestar livros livremente na agência. Os livros iniciais do acervo contém o carimbo da iniciativa Leia, empreste ou devolva que podem ser baixados aqui. Livros de literatura para todas as idades e gibis podem ser doados pessoalmente na agência, ou enviados para o endereço: Agência dos Correios de Guaratuba. Avenida Ponta Grossa, nº 194 - Centro CEP: 83.280-970 - Guaratuba/PR - Fone: (41) 3442-1973 - Email: a36300373@correios.com.br / lyrasantos@correios.com.br

Daniele Carneiro