Biblioteca Comunitária Ciclo Livro do Hauer (J.A. Doces) - Curitiba/PR

11.9.13

É incrível saber que as pessoas estão tomando a atitude de montar suas próprias bibliotecas livres e comunitárias e passaram a incentivar a leitura por conta própria, superando as dificuldades de acesso e distâncias, principalmente em bairros onde não existem bibliotecas públicas, ou quando existem, sofrem com o ostracismo, desinteresse de gestão e falta de recursos. Com criatividade e boa vontade é possível montar uma biblioteca livre em lojasrestaurantes, barbearias, cafés, padarias, hotéis e até na feira! E o mais recompensador para quem levanta os recursos necessários e arrecada os livros para a montagem da biblioteca é que as pessoas querem ler e valorizam a presença dos livros facilmente acessíveis no trajeto de casa, da escola, no horário do almoço e na pausa para o cafezinho.

Nós visitamos a Biblioteca Comunitária Ciclo Livro no Hauer em Curitiba, no dia 30/08/2013

Por iniciativa do comerciante José Maria Augustinho uma prateleira foi instalada na distribuidora J.A. DOCES, onde os livros são emprestados livremente. É só escolher e levar um exemplar para casa. Quem quiser trazer livros para doar ao acervo, também pode. Os livros são emprestados um por vez, para que todos tenham a oportunidade de ler.

Como a movimentação na loja e na biblioteca é grande, o acervo precisa ser reposto sempre. Por isso é importante a colaboração de pessoas com doações de livros para que a biblioteca se mantenha e também seja sempre renovada. O dono da J.A DOCES comentou que por estar em um ponto estratégico, próximo ao terminal de ônibus do Hauer, fica fácil para as pessoas que trabalham e circulam por ali emprestar livros, ainda mais porque não há nenhuma biblioteca pública na região.

O empréstimo é facilitado e sem burocracia, a pessoa empresta um livro, leva para casa, lê e depois devolve na distribuidora de doces. É permitido o empréstimo de um livro por leitor, porque o acervo é pequeno, e dessa forma mais pessoas podem ter acesso à leitura, além de comprometer o leitor na circulação de livros. O acervo atualmente possui livros de literatura brasileira e estrangeira, clássicos, infantis, biografias, livros de autoajuda, revistas e livros técnicos. Mas o forte da biblioteca são os livros de literatura. A estante é feita com charmosas caixas de feira, pintadas e adaptadas para servir como prateleiras. Além de emprestar um livro, o leitor pode se perder por entre as prateleiras recheadas de guloseimas e doces de todos os tipos.

J.A. DOCES
Av. Marechal Floriano Peixoto 5537 - Hauer, Curitiba/PR - CEP: 81610-000