Projeto Mãos Amigas arrecada livros no interior de Minas Gerais

17.5.13

Livros doados pelo Projeto Mãos Amigas

A Sandra Alvarenga faz parte de uma comunidade rural no interior mineiro há 20 anos. Ela é moradora de Pratinha, que fica distante 100 km de Araxá, a maior cidade das redondezas no Alto Paranaíba, em Minas Gerais. Sua família tem uma tornearia (a Torneadora do Bira), onde ela trabalha de auxiliar administrativa e realiza múltiplas tarefas desde fazer o serviço de office-girl e também de cozinheira. Ela é avó do Max de 5 anos de idade, um menino apaixonado pelos livros. Preocupada com a situação dos moradores daquela região e consciente da importância dos livros na vida das pessoas, Sandra resolveu montar um projeto chamado Mãos Amigas/Pratinha que tem por objetivo arrecadar livros para as crianças e adolescentes das escolas da região, e incentivá-los à leitura. 

Adolescentes e livros: Boa leitura pessoal!

Saga Crepúsculo e Diários do Vampiro: as meninas curtem.

Sandra nos contou que os moradores de Pratinha tem poucos recursos e a localidade não tem biblioteca pública. Segundo ela, "falamos e escrevemos muito errado, leitura para nós é precisão mesmo". Na região existem algumas escolas onde as crianças da zona rural estudam, e as doações de livros que Sandra arrecada são destinadas à elas (E.E.Marlene Martins Reis, Creche Municipal Francelina Maria de Jesus e E.M.Coronel Neca de Paula). Os livros que não se encaixam no perfil dos leitores dessas instituições, a Sandra leva para o seu trabalho onde faz empréstimo para a população local, e anota os empréstimos em uma agenda. Faz 10 meses que a Sandra iniciou o projeto, e movida pela sua vontade de ver os adolescentes e crianças da cidade destinadas à um futuro melhor, continua firme no incentivo à leitura.

Alunos E.E.Marlene Martins Reis

O Alto Paranaíba é uma região rural que recebe nordestinos nesta época do ano para as colheitas. Quando a temporada acaba, algumas pessoas se estabelecem na região, e outros vão embora. Com a nova lei que estabelece que as crianças a partir dos 4 anos sejam matriculadas nas escolas, a região apresenta um deficit enorme de livros infantis.

Sandra descreve a saúde e a educação em Pratinha: "Aqui tem muita pobreza mas graças à Deus a palavra fome não está no nosso vocabulário, não temos mendigos e nem crianças nas ruas, as conduções para buscar as crianças da zona rural são até boas, são servidos almoços para todos nas escolas e no projeto. Como não temos nada aqui, a faculdade fica em Araxá, e sai daqui todos os dias um ônibus velhinho, para levar quem quiser fazer curso superior, a prefeitura dá uma ajuda na mensalidade e não cobra transporte, não temos hospital, mas os postos de saúde fazem atendimentos normais e tendo necessidade, os pacientes são encaminhados para fora. Mas tocou na área de educação, a coisa pega, livros são artigos de luxo, a maioria das pessoas não tem hábito de ler, mas tenho esperança que aos poucos e com muita paciência ainda vou ver uma outra realidade para nossas crianças".  



Em Pratinha o Projeto Piso Mineiro é dedicado à atividades contraturno, mantido pela prefeitura, é um local onde as crianças que já estão acima da idade para frequentar a creche e ainda são muito novinhas para ficar sozinhas em casa (entre 6 e 11 anos de idade) permanecem durante algumas horas. As crianças saem da escola às 11h30 e vão para o projeto onde recebem almoço e ficam fazendo atividades de educação artística ou brincando até o retorno dos pais das lavouras. Sandra e sua nora, a Ariane Melo, que trabalha nesse local, reúnem forças e incentivam as crianças à leitura, emprestando livros. As crianças participam de várias atividades lúdicas como peças de teatro, produção de murais, e desenhos para colorir de acordo com os livros que são lidos na sala. Elas já até confeccionaram um livrinho à mão. Atualmente as atividades estão sendo desenvolvidas a partir da leitura do livro de Darlan Hayek Soares, "O Menino que Colecionava Sonhos". Sandra e Ariane precisam ser bem criativas pois trabalham com poucos recursos.

Sandra é a grande incentivadora da leitura em Pratinha no interior de Minas Gerais

A Sandra costuma arrecadar livros pelo seu perfil no Facebook,  e vários  autores já enviaram livros pelo correio para ela. Quando recebe os livros ela faz uma seleção para ver se eles estão de acordo com o perfil dos alunos das escolas e em alguns casos, tem um pessoal que colabora com ela, lendo os livros previamente para saber se podem ser encaminhados aos adolescentes e a partir de qual faixa etária. Ela também mantém um blog dedicado à literatura, onde escreve resenhas dos livros que está lendo. Foi no blog onde tudo começou com o apoio e incentivo de sua amiga Lylu Pimenta, que corrige suas resenhas e também dá dicas de autores. Quem quiser colaborar com o Projeto Mãos Amigas/Pratinha da Sandra Alvarenga pode encaminhá-los para:

Sandra Alvarenga (Projeto Mãos Amigas/Pratinha)
Praça da Matriz, nº 323.
Pratinha- MG
CEP: 38960-000
Email para contato: biga.alvarenga@gmail.com
Facebook

Eu não deixo meus livros presos na estante. 
Se você também doa seus livros, use este adesivo com orgulho! 


Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
contato@bibliotecasdobrasil.com
Fotos: Sandra Alvarenga

Leia mais:

VocÊ pode gostar também

14 comments

  1. Fiquei muito feliz e até emocionada.
    Certamente com boa vontade e colaboração, teremos um futuro melhor para nossas crianças e um país bem melhor para se viver.
    Obrigada a todos pelo apoio e carinho.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse projeto!
    É algo que vemos resultado e isso é prazeroso e muito.
    Parabéns á todos.
    Dill

    ResponderExcluir
  3. É simplesmente maravilhoso o que vc está fazendo! Sempre estou aqui para ajudar! beijos para vc

    ResponderExcluir
  4. Para béns pelo projeto Sandra!!! Muito sucesso e muitos livro !!!
    Beijos: )
    Keila Gon

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o projeto, precisamos disso no Brasil inteiro.
    A leitura abre nossos horizontes então precisamos sempre passar para frente nossos conhecimentos.

    Beijos

    :-)

    Livros... Eu quero ler sempre

    ResponderExcluir
  6. Sandra Parabéns pelo lindo projeto e obrigado por despertar a leitura em nossas vidas!!!
    Foi por sua causa que eu descobri a leitura e hoje não consigo ficar nem um dia sequer sem ler!!!
    E também graças a Sandra que nós alunos podemos conhecer vários autores que nos tratam muito bem.
    Obrigado a todos que colaboram com o projeto e esperamos cada vez mais fazer com que a leitura chegue na vida de toda a população de Pratinha e região!!!!
    :-)

    ResponderExcluir
  7. Amei esse projeto, com ele pude conhecer livros ótimos aqui do nosso Brasil e mesmo e descobri também outro mundo nos livros !

    ResponderExcluir
  8. Sandra
    Agradecemos seu esforço e generosidade, com esse lindo projeto, que já está dando muitos frutos.Parabéns pela iniciativa de incentivo a leitura em nossa escola.
    Os nossos agradecimentos.
    Carmem/E.E. Marlene Martins Reis

    ResponderExcluir
  9. Breve estarás com meu romance queer chick Doce Vampira em maos, parabens Sandra!
    Belo projeto que buscarei mais apoiadores e doadores :)
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Sandra, você é um exemplo de solidariedade ♥

    ResponderExcluir
  11. Muito legal! =D
    As crianças de hoje precisam ler mais mesmo...
    Muita gente chegando até o mercado de trabalho e encontrando dificuldades com o português! Ler ajuda bastante! ^^

    ResponderExcluir
  12. Sandra é a grande incentivadora da leitura em Pratinha Minas Gerais. Parabéns pela luta, "A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exactidão"Francis Bacon. Te desejo muito sucesso nessa caminhada. Se no Brasil tivéssemos mais pessoas como você com certeza teríamos, uma cidade, um estado e por consequência uma nação melhor.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo projeto, minha amiga Sandra Alvarenga e conte comigo para tornar o acervo literário do projeto um pouco mais amplo. No evento, aqui em Belo Horizonte, estarei lhes esperando com um exemplar do Livro "Fantasiando", lançado ano passado e outro recém lançado, "Uma Estrela para João". Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Nossa muito bacana mesmo...parabéns pela iniciativa e trabalho em prol da educação.
    O nosso país precisa disso.

    http://tcc-sem-drama.lcscursosdigitais.com.br/

    ResponderExcluir

Subscribe