Espaços Literários de Araucária/PR

28.5.13

Na semana passada publicamos um artigo sobre as encantadoras Minibibliotecas Livres de Araucária. Agora vamos mostrar os demais espaços literários da cidade que fica distante apenas 30 km do centro de Curitiba. Conheça agora esses espaços literários, e aproveite para quando visitar a cidade, conhecê-los pessoalmente.

Possui aproximadamente 28 mil livros e 15 mil usuários cadastrados. Têm uma média de público mensal de 3500 usuários que procuram os serviços de pesquisa escolar, empréstimo de livros, internet, gibiteca, cantinho infantil e leitura local de jornais diários e revistas mensais. Além destes serviços destinados ao público a BIPA possui serviços internos que compreendem no preparo técnico e físico dos livros, restauro de material bibliográfico, arquivo de recortes, montagem de exposições, assessoramento técnico e organização de eventos literários.

Av. Archelau de Almeida Torres, 308 – Fone: (41) 3901-5204
Email: biblioteca@araucaria.pr.gov.br
Responsável: Simone Nunes Gonçalves - Coordenadora
Horário de atendimento: seg. à sexta – das 8h às 20h e sábados das 8h às 12h

Biblioteca do CAIC

Possui aproximadamente  8 mil livros em seu acervo e 3 mil usuários. Sua média de público é de 2 mil usuários por mês, para leitura local, empréstimo de livros, cantinho infantil e pesquisa escolar.

Rua Saracura, 1314 – Jd Califórnia – Fone: (41) 3901-5046
Email: nucleoculturaldocaic@araucaria.pr.gov.br
Responsável: Gesi Luiz Rosa – Coordenador Núcleo Cultural do CAIC
Horário de atendimento: segunda à sexta – das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Casa das Palavras Brincantes

Tem uma sala de leitura, com aproximadamente 1000 livros disponíveis para empréstimo, possui também uma brinquedoteca. Sua média de público mensal é de 1500 pessoas. A Casa das Palavras Brincantes também promove atividades diferenciadas para atender a grupos específicos de escolas e outras instituições.

Rua Ceará (Parque Cachoeira) – Fone: (41) 3905-6700
Email: palavrasbrincantes@araucaria.pr.gov.br
Responsável: Eva Maria Coller – Coordenadora
Horário de atendimento: segunda à sexta – das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sábados, domingos e feriados – das 13h às 17h.

Bibliotecas Comunitárias

O município possui ainda três bibliotecas comunitárias, que foram iniciadas por parte da comunidade em que estão inseridas, ou de algum morador da região. As três encontram-se na área rural do município, porém hoje, estão com o funcionamento comprometido pela falta de pessoas que possam cuidar e abrir frequentemente os espaços. Todas tiveram o auxílio e o assessoramento da divisão de literatura, órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para sua organização e abertura. A Biblioteca Comunitária Formigueiro conseguiu ainda um auxílio do governo federal, através do Projeto Arca das Letras. Já a Biblioteca Comunitária das Onças, como prêmio a um projeto foi transformada em um Ponto de Leitura, e recebeu a doação de livros, pufes e computador.

Biblioteca Comunitária das Onças

Biblioteca Comunitária do Agro Chá

Biblioteca Comunitária Formigueiro

Biblioteca Livre da Paladares Lancheria
A Biblioteca Livre da Paladares Lancheria está localizada na Rua Paulo Alves Pinto, 49. Foi uma iniciativa bem surpreendente, segundo Adriano, dono da lancheria, ele tinha muita vontade de disponibilizar livros antes mesmo de montar esse estabelecimento, que funcionava em outro endereço. Quando montou essa lancheria sobrou um espaço onde ele e a esposa já sabiam o que fazer desde o princípio: colocar livros para emprestar aos clientes e visitantes. A Jacqueline Carteri, da Divisão de Literatura de Araucária deu uma mãozinha colocando o cartaz, que tirou do blog Bibliotecas do Brasil e também doando alguns livros, e ajudando-os a divulgar. O objetivo é de que mais pessoas e estabelecimentos compartilhem essa iniciativa, que é tão barata de fazer, fácil e digna.

Frequente, divulgue e preserve as bibliotecas

A Divisão de Literatura também é responsável pela Minibibliotecas Livres de Araucária. Para maiores informações sobre as bibliotecas da cidade, e caso haja interesse em doar livros, a instituição fica localizada na Rua Av. Dr. Victor Ferreira do Amaral, 352 - Centro - Araucária - PR - CEP: 83702-040
Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Email: literatura@araucaria.pr.gov.br / Fone: (041) 3614-1400

As informações desse post foram enviadas pela Jacqueline Carteri da Divisão de Literatura - Secretaria Municipal Cultura e Turismo / Prefeitura de Araucária.

Daniele Carneiro
bibliotecasbr@gmail.com
Arte: Juliano Rocha

1. Como está o atendimento durante a pandemia

Respostas
    1. Os dados de contato da biblioteca estão descritos no meio da matéria, entre em contato direto com ela para saber os horários de atendimento/recesso.

Excluir