Minibibliotecas Livres de Araucária

24.5.13

Essas são as Minibibliotecas Livres de Araucária. Elas foram implantadas em alguns pontos da cidade em setembro de 2012 e cada uma delas recebeu 30 livros. A reposição dos livros é feita semanalmente, quando 10 exemplares são acrescentados. O público recebeu bem a presença delas e uma prova disso é a conservação das mesmas, que mesmo nos locais mais afastados permanecem intactas. Como houve uma grande procura pelos livros, às vezes acontece de as bibliotecas ficarem vazias. A Divisão de Literatura de Araucária quer que a população adote o projeto que foi feito para a comunidade, e que participe ativamente dele.

O empréstimo nas Minibibliotecas é livre, já que a intenção é a de que os livros circulem, sejam lidos e se tornem parte do cotidiano das pessoas como algo comum e corriqueiro. A ideia das Minibibliotecas surgiu através da Primeira Minibiblioteca de Curitiba montada pelo Alessandro Martins, editor do blog Livros e Afins e também fundador da Bibliopote (Biblioteca Livre Pote de Mel). Araucária é um município que integra a região metropolitana de Curitiba, e fica a 30 km da capital.

Além de emprestar livros das Minibibliotecas, os leitores também podem doar livros para que o ciclo de leitura continue

Araucária pretende se tornar uma cidade de leitores e investe na transformação através da literatura

Doe livros para as Minibibliotecas de Araucária
As Minibibliotecas estão situadas nos seguintes endereços:

• Praça Dr. Vicente Machado
  • Praça João Paulo II
  • Em frente ao Pronto Atendimento Núcleo Integrado de Saúde - NIS III
  • Em frente ao Posto de Saúde Tupy
  • Praça São Vicente de Paulo

Quer colaborar com esse projeto? Doe livros para as Minibibliotecas de Araucária:

Mantenha viva sua minibiblioteca, doando livros.
Conheça algumas delas aqui.
Arte: Juliano Rocha

A Divisão de Literatura, responsável pelas minibibliotecas aceita doações de livros infanto-juvenis, infantis e de literatura adulta, para que a movimentação e empréstimo livres continuem. Se você tem interesse em doar livros para as minibibliotecas livres de Araucária, entre em contato com a Divisão de Literatura no seguinte endereço: Rua Av. Dr. Victor Ferreira do Amaral, 352 - Centro - Telefone: (41) 3905-6065 - Araucária - PR - CEP: 83702-040 Email: literatura@araucaria.pr.gov.br

Gostou do projeto? Quer montar uma minibiblioteca livre em sua cidade? Saiba aqui como fazer.

Leia mais sobre Minibibliotecas e bibliotecas livres:

Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
Fotos: Divisão de Literatura de Araucária

1. Que iniciativa Louvável, espero que continuem respeitando e usufruindo!!