"Com a literatura me tornei muito realizada e feliz" - Perfil de Amara Fernanda

2.10.13

Amara Fernanda tem 16 anos, é estudante e moradora de Pratinha, cidade tranquila do interior de Minas Gerais. Ela gosta de ler e nas horas livres anda de patins e skate, ou simplesmente passear em uma pracinha para ver o pôr do sol e conversar com os amigos. Amara também ama tocar violão e cantar. Ela, assim como outros adolescentes de Pratinha tem acesso aos livros através do Projeto Mãos Amigas criado e realizado voluntariamente por Sandra Alvarenga. Confira o relato de Amara:

"Com cinco anos comecei a ler e nunca mais parei. Sempre tiro um tempo para os livros, procuro novidades no mundo literário e muitas vezes, meus amigos e professores me indicam alguma leitura. Gosto de todos os gêneros, mas os meus favoritos são fantasia, romance, poesias e crônicas.
A literatura está fazendo muitas mudanças em minha vida. Melhorou meus estudos, me ajuda a descobrir novos talentos e fazer novas amizades. Isto é maravilhoso! Antes de me tornar uma leitora, eu não era totalmente realizada. Depois, com a literatura me tornei muito realizada e feliz, com maiores perspectivas. Eu me sinto mais forte e avivada para realizar meus sonhos. A literatura desperta em mim um desejo de criar um mundo melhor, fazer com que as pessoas que não se dedicam à leitura, possam começar a se dedicar".

Com o Projeto Mãos Amigas Amara teve a oportunidade de participar de dois eventos literários viajando 340 km de Pratinha até Belo Horizonte.

Um dos eventos que o Projeto Mãos Amigas levou os jovens de Pratinha para Belo Horizonte

"O primeiro evento aconteceu na Casa Una Centro de Cultura, organizado pelo blog Louca Escrivaninha, contamos com a presença de vários escritores Camila Dornas, Bruno Godoi, Samanta Holtz, Lilian Reis, Bruna Camporezi, Adriana Brazil, Janaina Rico e Laura Conrado. Foi uma tarde de autógrafos onde aconteceram muitos sorteios e um papo bem divertido sobre livros. O segundo aconteceu na Livraria Leitura, foi um bate-papo com o grupo Entre Linhas e Letras, tivemos a presença das escritoras Cris Motta, Caroline Estrella, Marcia Rubim, Monique Lavra, Mallery Cálgara, e autores que foram prestigiar o evento e conhecer a turminha de Pratinha. Os dois eventos ocorreram este ano, e foram momentos mágicos, únicos".

"A experiência foi maravilhosa, encantadora. Conhecê-los pessoalmente foi a realização de um sonho regado de várias emoções. Essas viagens com o Projeto Mãos Amigas eu posso resumir em uma única palavra: perfeitas. Aprendi a amar ainda mais a literatura e todos que buscam esse conhecimento, foram várias experiências muito legais, principalmente para quem quer seguir carreira como escritora como é meu desejo, e o mais importante que aprendi com esses contatos, é que nunca devemos desistir de nossos objetivos. Sem o Projeto Mãos Amigas, hoje talvez não estivesse envolvida com o mundo literário e nem poderia realizar muitos dos meus sonhos, que junto com o projeto já realizei e ainda estou realizando".

Amara também tem um blog onde escreve sobre os livros que lê.

"Em uma tarde, em que estava lendo pensei que poderia montar um blog e transmitir um pouco desse amor que sinto pelos livros para outras pessoas. O meu blog é literário e meu principal objetivo é levar até as pessoas novidades literárias, dar dicas de livros e expressar minha opinião sobre os livros que leio. Gostaria que mais pessoas lessem o meu blog, porque quanto mais pessoas leem e trocam suas opiniões e ideias, mais motivação eu vou ter para escrever. Sinto que a literatura irá me acompanhar na minha vida adulta, e até em uma futura profissão".

Pratinha segundo a Amara: "É uma ótima cidade, porque é calma e tranquila. Tem várias palestras motivacionais, cavalgadas, passeios ciclísticos, tardes de lazer com gincanas, e alguns shows com diferentes bandas".

Livros preferidos: Eu meu pai e meus outros amores de Lilian Reis, Garotapop.com de Carolina Estrella, Baroak - a Estrela de Cris Motta, Recomeço de Ledinilson Ribeiro Moreira, A linhagem de Camila Dornas, O pássaro de Samantha Holtz, Outono de Sonhos de Adriana Brazil.

Matéria que leu e mais gostou no blog Bibliotecas do Brasil: Dicas para conseguir livros para a sua biblioteca comunitária

Facebook do Projeto Mãos AmigasProjeto Mãos Amigas

1. Fico muito feliz em saber que um pouquinho que fiz tenha levado felicidade e realizações para a Amara. Lendo seu depoimento mais força eu tenho para seguir em frente e juntas ainda teremos muitos motivos de comemoração. Obrigada sempre!

ResponderExcluir
  2. Eu que fico feliz em poder participar desde lindo projeto....<3 Obrigada a vc Sandra e a vc Daniele por me ajudar realizar meus sonhos...... Beijosss <3

ResponderExcluir
  3. Que lindo ver meu nome mencionado aqui pela querida Amara :D Beijossss!