Sobre Esporte e Infância
20.9.12
Já conversamos aqui no blog sobre a importância das atividades contraturno para crianças e adolescentes, e o fato de muitas bibliotecas comunitárias promoverem essas atividades para os jovens de suas comunidades. Hoje eu compartilho esse texto da minha amiga Carol Szarko. Ela é mãe de uma menina lindíssima, a Laura de 12 anos, e as duas são praticantes de judô. Desde que o judô chegou em suas vidas tudo mudou e para melhor!
A Carol publicou o seguinte texto sobre a experiência e as mudanças que a prática de um esporte são capazes de fazer na rotina de mãe e filha. Vejam que bacana!
![]() |
Carol e Laura, parceiras na vida e no esporte |
"O prezado leitor deve ter percebido que a atualização desta coluna “falhou” na semana passada. Pois o motivo é justo e será explicado no decorrer das próximas linhas. Quem, assim como eu, é dona de casa, profissional e mãe (ou pai), sabe bem o que é ter de, muitas vezes, fazer tudo ao mesmo tempo. Infelizmente, nem sempre conseguimos dar conta de todas as tarefas da forma que gostaríamos.
O fato é que minha filha, judoca da Sogipa, foi escalada para representar o clube pela primeira vez em um campeonato. Obviamente, do dia em que fomos comunicadas até a data da competição, só se respirava judô na nossa casa. Não só por este motivo, mas também por ele, é que resolvi falar um pouco sobre a prática esportiva na infância.
Que o esporte é uma ótima forma para se buscar saúde e lazer, quase todo mundo sabe. O que nem todos conhecem é a capacidade de educação presente na prática esportiva. Através do esporte é possível ensinar jovens e crianças a ter um pensamento coletivo, respeitar os adversários, além de comprometimento e disciplina. Também através do esporte, a criança pode experimentar movimentos novos e diferentes, pode melhorar a coordenação motora e explorar melhor o domínio corporal. Geralmente, crianças esportistas melhoram sua autoestima, sua autoconfiança e, por consequência, apresentam também um rendimento escolar positivo.
Aprender a enfrentar adversidades e saber lidar com elas é uma das principais lições que o esporte proporciona aos seus praticantes, especialmente na infância. As vitórias são, sem dúvida, muito importantes; mas são as derrotas que ensinam onde devemos melhorar. Futuramente, crianças que tiveram este tipo de experiência serão pessoas capazes de levantar com muito mais facilidade após uma queda.
![]() |
Laura Szarko |
A prática esportiva reflete na esfera familiar, no ambiente escolar e na vida social, possibilitando um convívio harmonioso tanto para o praticante quanto para aqueles que o rodeiam. Para constar: A Laurinha foi vice-campeã infantil da Copa Cidade de Canoas de Judô, e voltou pra casa com uma linda medalha de prata. ;) "
- Acesse o blog da Laura Szarko para conhecer todas as conquistas que ela já fez durante sua carreira de judoca
- Texto originalmente publicado no site Jardim Algarve em 10 de Setembro de 2010
Fotos: Arquivo pessoal da Carol e da Laura
0 comentários