Sobre Esporte e Infância

20.9.12

Já conversamos aqui no blog sobre a importância das atividades contraturno para crianças e adolescentes, e o fato de muitas bibliotecas comunitárias promoverem essas atividades para os jovens de suas comunidades. Hoje eu compartilho esse texto da minha amiga Carol Szarko. Ela é mãe de uma menina lindíssima, a Laura de 12 anos, e as duas são praticantes de judô. Desde que o judô chegou em suas vidas tudo mudou e para melhor!

A Carol publicou o seguinte texto sobre a experiência e as mudanças que a prática de um esporte são capazes de fazer na rotina de mãe e filha. Vejam que bacana!

Carol e Laura, parceiras na vida e no esporte
"O prezado leitor deve ter percebido que a atualização desta coluna “falhou” na semana passada.  Pois o motivo é justo e será explicado no decorrer das próximas linhas. Quem, assim como eu, é dona de casa, profissional e mãe (ou pai),  sabe bem o que é ter de, muitas vezes, fazer tudo ao mesmo tempo.  Infelizmente, nem sempre conseguimos dar conta de todas as tarefas da forma que gostaríamos.

O fato é que minha filha, judoca da Sogipa, foi escalada para representar o clube pela primeira vez em um campeonato. Obviamente, do dia em que fomos comunicadas até a data da competição, só se respirava judô na nossa casa.  Não só por este motivo, mas também por ele, é que resolvi falar um pouco sobre a prática esportiva na infância.

Que o esporte é uma ótima forma para se buscar saúde e lazer, quase  todo mundo sabe. O que nem todos conhecem é a capacidade de educação presente na prática esportiva. Através do esporte é possível ensinar jovens e crianças a ter um pensamento coletivo, respeitar os adversários, além de comprometimento e disciplina. Também através do esporte, a criança pode experimentar movimentos novos e diferentes, pode melhorar a coordenação motora e explorar melhor  o domínio corporal. Geralmente, crianças esportistas melhoram sua autoestima, sua autoconfiança e, por consequência, apresentam também um rendimento escolar positivo.

Aprender a enfrentar adversidades e saber lidar com elas é uma das principais lições que o esporte proporciona  aos seus praticantes, especialmente na infância. As vitórias são, sem dúvida, muito importantes;  mas são as derrotas que ensinam onde devemos melhorar.  Futuramente, crianças que tiveram este tipo de experiência serão pessoas capazes de levantar com muito mais facilidade após uma queda.

Laura Szarko
A prática esportiva reflete na esfera familiar, no ambiente escolar e na vida social, possibilitando um convívio harmonioso tanto para o praticante quanto para aqueles que o rodeiam. Para constar: A Laurinha foi vice-campeã infantil da Copa Cidade de Canoas de Judô, e voltou pra casa com uma linda medalha de prata. ;) "

Fotos: Arquivo pessoal da Carol e da Laura