Exposição Cartoneras Bibliotecas do Brasil na Biblioteca Emiliano Perneta - Aráucaria/PR

16.4.15

Notícia muito bacana: A Biblioteca Pública Emiliano Perneta (BIPA) em Araucária, cidade da região metropolitana de Curitiba montou uma exposição com as cartoneras do blog Bibliotecas do Brasil. A exposição já está em cartaz e poderá ser visitada até o dia 13 de junho de 2015.

Para a Biblioteca Emiliano Perneta é importante mostrar todos os tipos de publicações alternativas já que este é um meio de autores independentes divulgarem e comercializarem o seu trabalho, de valorizar a produção literária, incentivar a leitura e disseminar a arte e a cultura. O blog Bibliotecas do Brasil já esteve presente por dois anos consecutivos (2013/2014) na Feira do Livro de Araucária. Em outubro de 2014 pudemos apresentar pela primeira vez em uma feira de livros o nosso livro cartonero. Relembre como foi a nossa participação.

Cartonera Bibliotecas do Brasil é o primeiro livro publicado pelo blog Bibliotecas do Brasil em formato cartonero. Os livros cartoneros nasceram na Argentina em meio à uma crise econômica, e como a necessidade é a mãe da invenção, escritores e poetas independentes começaram a produzir livros impressos em pequenas gráficas e com as capas feitas de papelão, normalmente reciclado, pintadas uma a uma. Cartoneras são as mulheres que recolhem recicláveis e principalmente papelão nas ruas de Buenos Aires. Diversos coletivos e grupos de autores e artistas pelo Brasil e pelo mundo produzem literatura e arte utilizando os livros cartoneros como meio de expressão.
O livro possui 80 páginas com textos dos editores do blog Daniele Carneiro e Juliano Rocha, além de conter ilustrações do Juliano nas páginas internas. Conheça os temas abordados na Cartonera Bibliotecas do Brasil.

Cartoneras em exposição na Biblioteca Municipal Emiliano Perneta.

As cartoneras ficarão em exposição até o dia 13 de Junho de 2015. Faça uma visita e conheça nossos livros cartoneros pessoalmente. Essa é a segunda exposição com os nossos livros cartoneros em uma biblioteca. A primeira exposição foi na Biblioteca do Centro Universitário Claretiano em Curitiba. Confira como foi a exposição.

Na Feira do Livro de Araucária de 2014, estudantes das escolas da cidade tiveram a oportunidade de conhecer as Cartoneras Bibliotecas do Brasil. As professoras se interessaram muito e saíram da feira com várias ideias para fazer livros cartoneros em sala de aula.

Essas são as capas que foram produzidas para a Feira do Livro de Araucária em 2014.

As cartoneras são produzidas da seguinte forma: Nós recolhemos caixas de papelão pelas ruas de Curitiba, recortamos, depois elas recebem a pintura feita pelo Juliano e são colocadas para secar. Assim que as capas estão secas, as páginas impressas com os nossos textos são costuradas à mão nas capas com fios coloridos de lã. Elas são assinadas e enumeradas.

Cartoneras embaladas e prontas para serem lidas.

Juliano Rocha e Daniele Carneiro

Visite a exposição e conheça nossos livros artesanais, e aproveite para conhecer a Biblioteca Emiliano Perneta, fazer sua carteirinha e emprestar alguns livros.

Exposição Cartoneras Bibliotecas do Brasil na Biblioteca Emiliano Perneta
A Biblioteca Emiliano Perneta funciona das 8h às 20h de segunda à sextas.
Aos sábados a biblioteca está aberta das 8h às 12h.
Entrada: Gratuita
Endereço:  Rua Archelau de Almeida Torres, nº 308, Centro, Araucária/PR.
Telefone: (41) 3901-5204 / (41) 3901-5212 - Email: biblioteca@araucaria.pr.gov.br

Daniele Carneiro
Fotos: Daniele Carneiro, Juliano Rocha, BIPA.