Mais de 400 mil obras de arte do Metropolitan Museum para download gratuito

5.4.15

Vincent van Gogh - Shoes (1888)
Uma das principais vantagens que a internet trouxe para os amantes de arte foi o acesso ao acervo em alta definição de boa parte dos principais museus do mundo. E agora chegamos a uma nova fase em que essas instituições estão disponibilizando as obras, que já estão em domínio público, para download de forma gratuita para utilização pessoal. Você pode fazer montagens, imprimir um poster para sua casa, estampar aquela camiseta cheia de personalidade de forma legítima e com alta qualidade.

Rembrandt van Rijn - Auto-retrato (1660)

Esse tipo de atitude da parte dos museus abrange uma das principais funções dessas instituições que é a de propagar a cultura para o maior número de pessoas possível. E o casamento dessa missão com a cultura do Creative Commons - direitos autorais para novos tempos, onde o direito de uso de imagem é mais maleável - trouxe esse mundo de obras dos maiores gênios artísticos direto para dentro de nossas vidas.

Leonardo da Vinci - A Cabeça da Virgem (1509-12)

Já falamos como a Freer Gallery of Art e a Arthur M. Sackler Gallery disponibilizaram seu acervo composto principalmente de arte asiática para download e utilização não comercial neste post. Dessa vez é o Metropolitan Museum of Art (Met) de Nova York - um dos maiores museus do mundo - que disponibilizou mais de 400.000 obras de arte de seu acervo que foram digitalizadas para download gratuito e utilização pessoal. Você não precisa pedir autorização, é só baixar e utilizar esses exemplos da genialidade humana.

Alguns dos artistas que tem obras disponíveis para download são: Vincent van Gogh, Goya, Leonardo da Vinci, Rembrandt, Paul Cézanne, Pieter Brueguel o Velho, Claude Monet, Caravaggio e muitos outros.

Pieter Bruegel, o Velho - Os Ceifadores

Como funciona?

Faça uma busca no acervo do Met ou navegue pelas galerias que eles sempre escolhem e ficam a disposição na página inicial. Ao entrar na página onde está a obra de arte é só verificar embaixo dela se está a sigla OASC (que significa que é uma obra livre para utilização) e fazer o download da versão em alta definição para seu computador.

Agora que você já tem as dicas iniciais de como navegar, mergulhe nesse acervo gigantesco de arte e encontre aquelas obras que fazem sua alma cantar de alegria e traga elas para dentro de sua vida da forma mais pessoal e original que conseguir pensar onde utilizá-las.

Texto e arte: Juliano Rocha
Imagens: Met