Garrafas PET recicladas ganham vida nas esculturas de Veronika Richterová

11.4.15

Russulas

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma - Antoine Lavoisier

Essa fase do químico francês Antoine Lavoisier é a que melhor descreve as esculturas da artista tcheca Veronika Richterová. Em suas obras ocorre uma transformação das onipresentes garrafas PET (politereftalato de etileno) com sua técnica de esquentar o plástico, moldá-lo e cortá-lo nos formatos que vão de cactos até jacarés.

Cactus collection
Estas obras são belos exemplos do que pode ser feito com as embalagens após seu uso, ao reutilizá-las é possível não só dar uma destinação mais ecológica a algo que iria poluir rios e mares, como criar uma beleza que antes não existia em suas formas originais sem muita personalidade ou beleza.

Crocodile
No ano de 2014 foram produzidas 720 bilhões de toneladas de embalagens PET no Brasil, e pouco mais da metade foram recicladas (57%), portanto é nosso dever dar outras utilidades a esses materiais que não são biodegradáveis.

Penguins

Como reciclar embalagens PET?

Caso não queira se aventurar na reciclagem artística, você pode, quando sua cidade não possui coleta seletiva, separar as embalagens plásticas e encaminhá-las a cooperativas de reciclagem. Para encontrar a cooperativa mais próxima de sua casa ou ponto de coleta acesse esse mapa.

Blue poisin dart frog
As garrafas PET podem seguir diversos caminhos após seu consumo. E Veronika decidiu pelo caminho mais nobre, o de dar um destino artístico a esses descendentes do petróleo.

Jellyfish I
Agora essas garrafas ganham cor e personalidade, conseguindo até mesmo terem expressões corporais similares aos animais e plantas que imitam.

Spider monkeys
A artista envolveu-se tanto com sua matéria prima que criou um museu para os mais variados formatos e cores das garrafas PET na cidade de Praga, que possui mais de 3000 itens de todas as partes do mundo.

Morpho butterflies
Veronika costuma retirar as garrafas PET do lixo, atuando como uma verdadeira agente da reciclagem e uma ativista pela conscientização de como reciclar embalagens plásticas. Seu trabalho é importante para que possamos nos conscientizar e começarmos imediatamente a causar menos danos ao planeta em que vivemos .

Flying fox

Gostou? Conheça os livros da Magnolia Cartonera

No livro Ideias para Bibliotecas Livres e no Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias falamos sobre bibliotecas e reciclagem, sobre doações e trocas de livros, sobre parcerias entre cooperativas de reciclagem e bibliotecas, abordamos diversos temas sobre reciclagem em bibliotecas, espaços de leitura e salas de aula. Confira os livros em nossa loja online.

Texto: Juliano Rocha
Fotos: Michal Cihlář
Via boredpanda e Colossal
— Inscreva-se em nossa newsletter gratuita para saber mais sobre as nossas promoções exclusivas e para recebê-las antecipadamente. Inscreva-se nesse link: 'http://eepurl.com/bfdTjH'