Maloca de Livros Biblioteca Livre em Nova Friburgo, RJ

20.4.15

A Jurema Rangel entrou em contato conosco através do Facebook do Bibliotecas do Brasil e nos contou o seguinte:

"Olá Daniele e Juliano, sigo a publicação de vocês há algum tempo e foram vocês que plantaram a sementinha da organização da biblioteca livre Maloca de Livros que iniciei. Sou professora universitária, Mestre em Educação e sempre me dediquei academicamente à pesquisa em leitura. Moro na cidade do Rio de Janeiro.

O projeto Maloca de Livros é uma iniciativa particular, foi iniciado em 30 de janeiro de 2015, na cidade serrana de Nova Friburgo, RJ, onde mantenho também uma residência. O projeto é baseado na ideia de minibibliotecas livres, tão divulgado por vocês. Acredito que livros não devem ficar nas estantes e sim circularem. A ideia é desburocratizar o acesso ao livro, democratizar a leitura, difundir o conhecimento por meio de uma corrente de leitores solidários. Pretendo assim, incentivar a leitura, estimular aqueles que gostam de ler, ajudar aqueles que não dispõem de facilidades para adquirir livros, colaborar para a formação de leitores mais reflexivos e críticos.

Os livros arrecadados, entre amigos e no meu acervo, são disponibilizados em um caixote, que está alocado na entrada do Restaurante Oca Maloca Downtown, um restaurante à quilo, que gentilmente cedeu espaço para a iniciativa, situado na praça principal da cidade. Os leitores podem pegar o livro, ler, emprestar e devolver. São incentivados a doarem seus livros também. A adesão dos amigos e conhecidos é fundamental para alimenta o projeto, pois não conto com o auxílio de editoras e instituições afins. Qualquer gênero de livro é bem vindo, excluindo os livros acadêmicos. Conto com vocês para divulgarem no blog Bibliotecas do Brasil, se for possível. Já tenho um perfil no Facebook sobre o projeto. Grande abraço. Jurema".

Este é o cantinho da Maloca de Livros que fica na entrada do restaurante de comida à quilo, Oca Maloca Downtown, no centro de Nova Friburgo no Rio de Janeiro. Este suporte foi construído pelo dono do local, Nelson Valente para proporcionar uma melhor exposição dos livros e ajudar a Jurema a divulgar a minibiblioteca livre. A Jurema está utilizando na Maloca de Livros a frase 'Leia, Empreste ou Devolva' da iniciativa do blog Bibliotecas do Brasil que fornece gratuitamente recursos visuais para as pessoas que querem começar uma biblioteca livre comunitária e independente. Conheça as regras da iniciativa e como utilizá-la nesse post.

Segundo Jurema, a Biblioteca Pública Municipal de Nova Friburgo está passando por reformas há 2 meses, e a Maloca de Livros é uma alternativa para empréstimo gratuito de livros, com a vantagem do empréstimo ser livre.
A Jurema também contou que a demanda pelos livros é bem positiva, seja para livros infantis ou de adultos. No entanto, nesse início de projeto, quase ninguém levou livros para doar à Maloca de Livros. "Ainda estou pensando sobre o porque disto. Assim por enquanto dependo mesmo da campanha que faço entre os amigos. Isto me preocupa. Mas, a aceitação foi muito boa".

Como colaborar: Qualquer gênero de livro é bem vindo como doação, exceto livros acadêmicos e didáticos.
Endereço: Restaurante Oca Maloca Downtown - Praça Dermeval Barbosa Moreira, s/nº - Wilisau Center - Centro - Nova Friburgo – RJ / Telefone: (22) 2523-6715.
Horário de funcionamento: de terça-feira à domingo sendo de terça à sábado das 11h às 22h e no domingo das 11h às 16h.
Contato: junorangel@gmail.com
Facebook: Maloca de Livros

Atualização em 26/04/2015: A Jurema Rangel, idealizadora da Maloca de Livros entou em contato conosco para mostrar o banner que ela confeccionou para ajudar na divulgação da biblioteca livre. Jurema escreveu: 'Eis o banner da Maloca de Livros. Espero que esteja cumprindo os quesitos do tutorial. Já está afixado. Continuo a campanha de arrecadação de livros. Muito obrigada pelo apoio que o blog Bibliotecas do Brasil está oferendo. Abraços'.
E o banner ficou assim:

Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil