Exposição de livros cartoneros em Curitiba!

1.11.14


Todo mundo que acompanha nosso blog sabe: nós amamos bibliotecas! E ficamos muito felizes com o convite da bibliotecária Cleo Schneider do Centro Universitário Claretiano de Curitiba em montar na biblioteca da faculdade uma exposição dos nossos livros cartoneros, a Cartonera Bibliotecas do Brasil. Essa é a nossa primeira exposição com os livros cartoneros e ela acontecer em uma biblioteca, nos dá uma alegria imensa!


Essas fotos são da montagem da exposição dos livros cartoneros que foram colocados nas vitrines da biblioteca, onde são expostos os livros do acervo. As vitrines ficam voltadas para um dos corredores de circulação dentro do Claretiano.


Montagem da Exposição Cartonera Bibliotecas do Brasil em Curitiba

É emocionante ver um livro que você fez com suas próprias mãos exposto em uma biblioteca, onde as pessoas vão poder conhecê-lo e apreciá-lo. O processo começa muito antes, desde catar o papelão na rua, cortá-lo, pintá-lo, fazer a produção editorial desde o conteúdo até o design do livro, reunir textos, produzir material inédito, depois costurar as páginas, fazer uma embalagem que deixa as cartoneras ainda mais bonitas. Então, é simplesmente uma sensação de alívio e satisfação ver o nosso livro, resultado de nosso empenho e ideias em uma exposição.

 Livros cartoneros expostos na vitrine da Biblioteca do Claretiano


O corredor por onde os alunos, visitantes e pessoas que passarem pela faculdade poderão ver os livros cartoneros.


Um exemplar das cartoneras ficou aberto no texto "Por que os livros devem ser livres?" para que os estudantes e o público que passar pela faculdade ao longo dessa semana possam ter um gostinho do conteúdo que o nosso primeiro livro independente aborda.


A exposição foi montada em duas vitrines da Biblioteca do Claretinao


Nós começamos a fazer livros cartoneros após uma viagem que fizemos para Porto Alegre em maio desse ano, voltamos para Curitiba, desenvolvemos algumas ideias que já tinhamos e a partir disso lançamos a Cartonera Bibliotecas do Brasil. Leia o post Cartoneras - livros independentes, únicos e sustentáveis.


Fizemos uma tiragem de 15 cartoneras para expor no Centro Universitário Claretiano. Essa é a terceira reimpressão que fazemos.


Esses suportes que a biblioteca disponibilizou são bem práticos e facilitam na montagem, para deixar as cartoneras e os cartazes em pé, bem aos olhos dos visitantes.


As capas reunidas. Confira mais fotos da Cartonera Bibliotecas do Brasil nesse álbum do Flickr com mais de 100 fotos das cartoneras que temos produzido e nos posts com a tag "cartoneras" que são ilustrados com muitas fotos.


A bibliotecária Cleo Schneider nos fez o convite para levarmos nossos livros cartoneros para a faculdade. Agradecemos ao Centro Universitário Claretiano pela oportunidade. Consideramos um reconhecimento da importância de tornar o movimento cartonero conhecido e mostrar para as pessoas que se elas têm vontade de publicar textos, poesias, contos, histórias, arte, é possível fazer tudo isso através dos livros cartoneros, além de fortalecer a ideia da reciclagem, da transformação do papelão em obras de arte e de literatura.


O João, funcionário da biblioteca, nos deu as dicas na montagem da exposição nas vitrines da biblioteca do Claretiano.



A Exposição Cartonera Bibliotecas do Brasil ficará em cartaz no Claretiano até o dia 14/11/2014. Visite, a exposição é gratuita e aberta ao público. Leia mais sobre a exposição, saiba o endreço e os horários de funcionamento da faculdade.


Relembre também a nossa participação com a Cartonera Bibliotecas do Brasil na Feira do Livro de Araucária no começo desse mês e como foi o lançamento da cartonera em agosto desse ano.


Exposição Cartonera Bibliotecas do Brasil
Em cartaz de 01/11/2014 até 15/11/2014 na Biblioteca do Centro Universitário Claretiano
Endereço: Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 1193 - Em frente à Praça Ouvidor Pardinho.
Bairro Rebouças – Curitiba/PR. Fone: 0800 725 1881
Horário de Atendimento: De segunda à sexta das 8h às 20h e sábado das 7h às 17h.
A exposição é gratuita e aberta ao público.

Textro: Daniele Carneiro
Fotos: Daniele Carneiro e Juliano Rocha
Bibliotecas do Brasil - contato@bibliotecasdobrasil.com

Leia mais:

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe