A arte de deixar os livros livres

27.1.14

Deixar livros livres pela cidade é uma forma adorável de incentivar a leitura. E existem inúmeras formas de soltar seus livros para que outros leitores afortunados possam entrar nesse ciclo de leitura. Esses são alguns exemplos que podem servir de inspiração. Você também pode se inspirar com as dicas do livro Ideias para Bibliotecas Livres, dedicado à ações de partilha de livros, que além de orientar sobre como fazer ações de livros livres pela cidade, também te ajuda com várias ideias geniais, e tutoriais passo-a-passo sobre como montar uma biblioteca livre. Visite nossa loja online para conhecer e comprar o livro.

Livros livres pela cidade

Se você quiser pode embrulhar o livro para presente e deixar algumas dicas escritas sobre porque este livro foi solto. Nesse livro diz o seguinte: "Pegue esse livro se você está interessado em conselho, faculdade e piadas". Além dessa dica a pessoa também escreveu um charmoso bilhetinho. O livro pode ser deixado em qualquer lugar público, onde tenha circulação de pessoas que possam encontrá-lo.  Foto: Flickr Mary E.

Mais um exemplo de livro livre embrulhadinho para presente com bilhete do doador e a dica do que se trata o livro: "Pegue esse livro se você está interessado em comédia inglesa". Se você encontrar o livro e não estiver interessado em comédia inglesa, pode dar a oportunidade de outra pessoa encontrá-lo.  Foto: Mary E.

Livros livres nas padarias e panificadoras

Que tal deixar um livro em uma padaria ou no café que você costuma frequentar? Pode deixar um livro no caixa automático de um banco, em salas de espera, na área comum do condomínio, em pontos de ônibus, no carrinho do supermercado, tem tantos lugares que a gente passa diariamente e que também são de circulação de outras pessoas. Esse livro nós deixamos em uma padaria no litoral do Paraná durante a ação Livros Livres em Guaratuba do blog Bibliotecas do Brasil. Ele tem carimbo da iniciativa Leia, Empreste ou Devolva com orientações de uso elaboradas por nós. Foto: Daniele Carneiro

Livros livres nas faculdades e universidades

Você também pode fazer como a nossa amiga Leticia do G-MÃO que tem o hábito de deixar livros livres pela faculdade com um simpático bilhetinho. Olha só o recado que ela escreveu nesse bilhete. Foto: Leticia Fontoura

Livros livres nas pracinhas

No seu bairro, você pode procurar pracinhas próximas de colégios, muros próximos de lojas, bancos, cabines telefônicas, use a sua imaginação, se coloque no lugar da pessoa que vai encontrar aquele livro e perceba qual é o melhor lugar para deixar o livro livre. Esses livros nós deixamos em uma pracinha na frente de uma escola e uma igreja durante a ação Livros Livres no Boqueirão, mais uma ação de incentivo à leitura e partilha de livros realizada pelo blog Bibliotecas do Brasil.

Deixar um bilhete informando sobre a liberdade do livro ou o desejo de que ele continue circulando não é obrigatório, não existe regra, vai da vontade da pessoa que está realizando a ação. Esses são alguns exemplos de iniciativas e bibliotecas que optaram em colocar um carimbo ou adesivo informando sobre a ação de livros livres. Você também pode conhecer muitas outras dicas no livro Ideias para Bibliotecas Livres.

Visite nossa loja online para comprar o seu exemplar de Ideias para Bibliotecas Livres

• A Biblioteca Vianna Moog de São Leopoldo fez esse adesivo explicando que o livro faz parte de uma ação de incentivo à leitura.
  • A Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa tem um carimbo com as orientações de empréstimo, inspirado na Bibliopote.
  • Os recursos visuais da Igreja do Livro Transformador para indicar que os livros são livres são bem bacanas.
  • A Livraria Set Palavras usou um bilhetinho simples e direto na capa dos livros livres. Leu? Liberte!

É uma iniciativa do blog Bibliotecas do Brasil para facilitar o trabalho daquelas pessoas que estão montando bibliotecas comunitárias. Qualquer iniciativa ou pessoa pode utilizá-la. Esses são os projetos que estão utilizando o cartaz ou o carimbo da iniciativa Leia, Empreste ou Devova. Você também pode comprar os livros Ideias para Bibliotecas Livres e o Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias para ter acesso a mais recursos organizados para realizar na prática o seu projeto de incetivo à leitura. Visite nossa página de Livros e Zines.

Matéria: Daniele Carneiro
Fotos das ações do blog Bibliotecas do Brasil: Daniele Carneiro
Arte: Juliano Rocha
Instagram: @bibliotecasbr
Visite nossa loja online

1. Na semana que entra vou deixar um exemplar para alguém aqui em Pratinha. Depois conto o que aconteceu, achei linda a ideia!