Carnaval nas Bibliotecas do Brasil Edição 2023 - 13 ideias de atividades gratuitas para espaços de leitura e muito mais! MEGAPOST!

4.2.23

 

Alcançamos novamente aquela época feliz do ano, é carnaval no Brasil! E nós que somos grandes apreciadoras e apreciadores de bibliotecas e espaços de leitura, também vamos curtir a data. Mas do nosso jeito! Nesse post selecionamos vários links bacanas para você usar durante o carnaval em suas práticas e atividades de incentivo à leitura. E também criamos 13 dicas de atividades para você realizar no seu espaço de leitura ou biblioteca. Desejamos um carnaval maravilhoso e leituras excelentes para quem passar por aqui! E aproveita que já está aqui no blog para conhecer a Magnolia Zine #1 Edição Especial de Carnaval. Essa é uma forma que você tem para apoiar o nosso trabalho e os conteúdos gratuitos criados por Daniele e Juliano do Blog Bibliotecas do Brasil e da Magnolia Cartonera. Tenha um feliz carnaval 🎭 🥳 📚


Dicas de atividades para realizar durante o Carnaval em bibliotecas, espaços de leitura, salas de aula e centros culturais junto à comunidade leitora


1) Exposição de livros de carnaval: Olha só que ótima ideia, neste carnaval, seja na sua biblioteca, no seu espaço de leitura ou sala de aula, coloque em exposição uma seleção de livros relacionados ao carnaval. Você pode escolher livros sobre a história do carnaval, livros de ficção ambientada no carnaval ou livros com ilustrações temáticas sobre  a data. Livros de fotografia também são muito bacanas para serem expostos à comunidade leitora, tanto para as pessoas que já são frequentadoras, quanto para as que estão de passagem, visitando a biblioteca ou espaço de leitura como turistas culturais. Você pode utilizar um display na entrada da biblioteca ou da sala de aula, montar uma mesa de apoio para os livros ou dedicar uma estante para os materiais impressos sobre o Carnaval.

2) Exposição de fantasias e máscaras de carnaval: Realizar uma exposição de fantasias e máscaras de carnaval pode ser uma ideia muito atrativa para a comunidade leitora. Além de serem divertidas, as exposições e mostras permitem que os visitantes conheçam mais sobre a cultura carnavalesca e suas tradições. Esta exposição pode ser complementada com informações sobre a história e evolução da cultura carnavalesca ao longo dos anos, desde a sua origem até os dias de hoje. Esta atividade é uma oportunidade para estimular a participação e o envolvimento da comunidade, já que as pessoas poderão se divertir e aprender sobre a rica cultura e tradições carnavalescas do Brasil.

3) Faça uma exposição ou mostra temporária de fantasias e máscaras relacionadas a personagens de livros populares ou tradições carnavalescas: Se a exposição for de adereços criados pelas pessoas da comunidade leitora, ela fica ainda mais interessante. Além de fantasias e máscaras, você pode incluir outros objetos relacionados ao carnaval, como adereços, acessórios, instrumentos musicais e fotos antigas. Forneça informações sobre as fantasias e máscaras, incluindo sua origem, significado e as tradições associadas.

4) Fotografias e interatividade: Permita que os visitantes experimentem fantasias e máscaras e possam fotografá-las, pois isso gera interatividade e memórias inesquecíveis. Sabe aquele cantinho bonito e instagramável que todo mundo gosta? Prepare um local específico para as fotos. Essas fotos podem ser compartilhadas nas redes sociais, o que ajuda a promover ainda mais a sua exposição. Também é uma ótima ideia incluir uma área de fundo divertido ou cenário temático para as fotos, como uma paisagem de rua de carnaval ou uma praia. Estas interações criam uma experiência única e envolvente para os visitantes e podem ajudar a aumentar o interesse pela leitura e pela cultura carnavalesca.


5) Conteúdo educativo: Ofereça uma sessão de aprendizado para visitantes do seu espaço de leitura ou biblioteca, onde possam entrar em contato com mais informações sobre a história e as tradições do carnaval. Esta sessão pode incluir palestras, apresentações, bate-papos, vídeos, painéis de debate ou o que você preferir. Certifique-se de que o conteúdo seja interessante, criativo, informativo e acessível a todas as pessoas participantes. Crie uma atmosfera agradável e acolhedora para quem participar, para que possam aproveitar ao máximo a sessão educativa.


6) Oficinas Carnavalescas : Ofereça oficinas de confecção de fantasias, adereços e máscaras. Use materiais recicláveis, sustentáveis e ecológicos para dar um toque ainda mais original e consciente às oficinas. As oficinas são uma ótima oportunidade para as pessoas experimentarem suas habilidades manuais, aprenderem algo novo e se divertirem juntas, além de ser um momento maravilhoso de processo de criação partilhado. Com estas oficinas, você pode incentivar a criatividade, a educação e a conscientização sobre o meio ambiente. Adicione a possibilidade de os participantes trazerem seus próprios materiais ou faça uma arrecadação prévia de materiais através de doações para a biblioteca ou espaço de leitura. Dessa forma, as pessoas podem se envolver ainda mais na criação de uma atmosfera de colaboração e comunidade, e a biblioteca ou espaço de leitura podem utilizar materiais reciclados e sustentáveis, o que reforça o objetivo de conscientização sobre questões relacionadas ao meio ambiente. A arrecadação de materiais e doações podem ajudar a cobrir os custos da oficina e a arrecadar recursos para futuras atividades da biblioteca ou espaço de leitura.

7) Sessões de contação de histórias: Ofereça sessões de contação de histórias sobre o carnaval e suas tradições para os visitantes da biblioteca ou espaço de leitura. Escolha histórias que sejam divertidas, interessantes e educativas. Se tiver acesso convide contadoras de histórias para animar as sessões. As pessoas adoram ouvir histórias e esse é um excelente jeito de proporcionar momentos de lazer e entretenimento enquanto também aprendem sobre a cultura do carnaval. As sessões de contação de histórias podem ser acessíveis a todas as idades e ajudar a desenvolver habilidades de criatividade e imaginação.

8) Organize um desfile de carnaval com temas de livros para ajudar a promover a leitura e a criatividade: Convide as pessoas que serão as participantes para que venham fantasiadas como os personagens de seus livros favoritos. Isso ajudará a envolvê-las e a tornar o evento ainda mais divertido e animado. O desfile de carnaval temático de livros pode ser uma ótima maneira de mostrar aos visitantes como a leitura pode ser divertida e criativa. Ofereça prêmios para as melhores fantasias e crie uma atmosfera animada e descontraída para todos desfrutarem.


9) Bibliotecas Colaborativas: Monte uma biblioteca livre ou uma biblioteca comunitária: Bibliotecas livres e bibliotecas colaborativas são uma atividade maravilhosa para fazer durante o carnaval. Montar uma pequena biblioteca gratuita pode ser uma ótima maneira de incentivar a leitura e a ajudar a construir um senso de comunidade durante o carnaval. E para te ajudar com alguns passos para começar a sua bibliotequinha livre comunitária, nós temos algumas sugestões: o livro Ideias para Bibliotecas Livres, Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias e o nosso tutorial para montagem de bibliotecas comunitárias. Você pode montar também uma biblioteca pop-up em um espaço público durante o mês do carnaval e incentivar os visitantes a emprestar livros ou deixar um livro em troca, e também promover a circulação de livros.

Ideias para incentivar leitoras e leitores que não abrem mão de um bom desafio literário, e dicas para quem quer um pouco de sossego no Carnaval


Dani da Magnolia Cartonera na Biblioteca Pública do Paraná em Curitiba (2023). Foto: Juliano Rocha

10) Cantinho da leitura: Crie um cantinho de leitura aconchegante onde os visitantes possam se sentar e ler livros relacionados ao carnaval ou outros livros de sua preferência em silêncio. Escolha um local fresco e arejado com uma boa iluminação. Coloque prateleiras ou uma mesa de apoio com livros de carnaval ou outros livros de sua escolha que se relacionem com os temas do carnaval.
Juliano na Biblioteca do Sesc Avenida Paulista em São Paulo (2022). Foto: Dani Carneiro

11) Enfeite sua biblioteca ou espaço de leitura: Crie uma atmosfera acolhedora com flores, plantas e objetos decorativos relacionados ao verão e ao carnaval. Para enfeitar sua biblioteca ou espaço de leitura com o tema verão e carnaval, você pode seguir algumas dicas: Use cores vivas e alegres. Adicione flores e plantas que sejam típicas da época do verão. Mantenha o espaço convidativo e acolhedor para a leitura. Use sua criatividade e bom gosto para criar um ambiente perfeito para os visitantes. Mantenha o cantinho de leitura limpo e organizado para que as pessoas se sintam à vontade para ler em silêncio e desfrutarem do clima do verão e do carnaval.

12) Promova Desafios de leitura: Defina o número de livros a serem lidos. Forneça uma lista de sugestões de livros relacionados ao tema do carnaval ou outros livros de sua escolha relacionados às temáticas do carnaval. Ofereça uma premiação para as pessoas participantes que completarem o desafio, como livros e brindes. Compartilhe as atividades e os resultados no seu site ou nas redes sociais para incentivar a participação. Lembre-se de enfatizar a importância da leitura e a diversão de participar do desafio, e não apenas a premiação. Ofereça apoio e encorajamento para as pessoas participantes para que elas possam aproveitar ao máximo o desafio de leitura.

13) Feiras de livros (venda/troca/partilha de livros): uma feira de livros é uma ótima oportunidade para promover a leitura e o interesse por livros relacionados aos temas do carnaval, e é uma forma de reunir a comunidade em torno de atividades culturais. Aproveite ao máximo essa oportunidade de organizar uma feira de livros durante o período do carnaval. Essa é uma ótima forma de promover a leitura e o aumentar o interesse das pessoas pelos livros. Essas são algumas dicas para facilitar a sua organização da feira de livros 1. Escolha um local adequado para a feira. 2. Selecione livros relacionados ao tema do carnaval ou outros livros de sua escolha. 3. Ofereça os livros a preços acessíveis ou promova uma troca/partilha de livros entre a comunidade. 4. Convide artistas, escritoras e escritores, ilustradores e outras pessoas envolvidas no mundo literário para participar da feira. 5. Divulgue seu eventos nas redes sociais para que as pessoas possam participar.


Este conteúdo foi escrito por Dani Carneiro, escritora e criadora da editora independente Magnolia Cartonera. Este conteúdo é livre e aberto a qualquer pessoa que deseje se beneficiar dele. Se você aprecia o nosso trabalho, apoie a Magnolia Cartonera adquirindo uma de nossas publicações independentes em nossa loja virtual. Assim, você colabora diretamente com a produção de novos conteúdos e com a disseminação da cultura independente e socialmente engajada.  Ao comprar um livro, você está apoiando diretamente escritoras, escritores e as editoras que trabalham arduamente para divulgar a cultura, criatividade e novas ideias. Ao adquirir uma publicação da Magnolia Cartonera, você está contribuindo para a sustentabilidade da editora e colaborando diretamente para que novos livros e posts no Blog Bibliotecas do Brasil sejam produzidos e compartilhados com o público. Agradecemos muito pelo seu apoio.

Acompanhe nossas mídias sociais:
Magnolia no Instagram: @magnoliacartonera
Bibliotecas BR no Instagram: @bibliotecasbr
Ebooks na Amazon: visite a página de ebooks
Canal no YouTube: visite nosso canal

Blog Bibliotecas do Brasil e editora independente Magnolia Cartonera de Dani Carneiro e Juliano Rocha | 2023

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe