Carnaval nas Bibliotecas do Brasil - Edição 2022 - Era do distanciamento social

3.2.22

Arte: Juliano Rocha 

Ao longo dessa década os posts com ideias para o carnaval nas bibliotecas e espaços de leitura são alguns dos mais visitados no Blog Bibliotecas do Brasil. Com a p@ndemi@, teremos mais um carnaval com distanciamento social e cancelamentos. Mas com os devidos cuidados individuais, distanciamento social e principalmente distância das grandes multidões, é possível fazer algumas atividades encantadoras com o espírito do Carnaval. Essas são algumas dicas para o Carnaval nas Bibliotecas e espaços de leitura com distanciamento social. Também são imagens que eu selecionei com carinho com muitas ideias criativas para os muitos carnavais que ainda estão por vir.

Se você tem uma biblioteca comunitária, trabalha em biblioteca escolar, biblioteca universitária, biblioteca pública, biblioteca privada ou tem um projeto de incentivo à leitura independente, e está em busca de dicas para fazer o Carnaval do seu espaço de leitura de maneira criativa em tempos de p@ndemi@ e distanciamento social, nós temos algumas ideias para você. E não se esqueça, curta o carnaval com responsabilidade!

Monte um display estiloso no seu espaço de leitura ou biblioteca


Carnaval é celebração, brilho e luzes. E foi no Mardi Gras de New Orleans que nós buscamos a inspiração desses displays. Sua biblioteca ou espaço de leitura vai ficar super estiloso com uma exposição de livros, máscaras, fantasias e adereços carnavalescos. Confira:


Se você tem espaço de sobra no seu espaço de leitura, biblioteca ou centro cultural, que tal se inspirar nessa exposição de fantasias? A foto é da Casa del Carnaval em Santa Cruz de Tenerife na Espanha.


Dicas de Leitura
Se você é uma pessoa introspectiva mas ainda assim gostaria de fazer uma atividade coletiva durante o carnaval, que ideia revolucionária passar o carnaval lendo. Partilhe suas dicas de leitura em suas mídias sociais, com as dicas dos livros sobre Carnaval que você mais gosta.



Era do Distanciamento Social


Sei que estamos na era do distanciamento social, mas ver fotos como essa é de aquecer o coração sempre. Saudades de um Carnaval nas Bibliotecas. Foto da Biblioteca Pública Julio Mario Santo Domingo em Bogotá, Colômbia. Imagem: Carnaval Biblioteca Viva




Acesse esse post para ler sobre a inicitiva que promove a leitura colocando fantasias nos livros para que leitoras e leitores possam ter a surpresa de descobrir que livro estão levando para passar o carnaval juntos.

Prepare uma decoração que seja a cara do Carnaval para a sua biblioteca ou espaço de leitura

Máscaras de Carnaval


A Queens Public Library de NYC programou a Celebração Do Dia Da Independência Dominicana: Máscaras De Carnaval. Vamos comemorar o Dia da Independência Dominicana fazendo máscaras de carnaval tradicionais usadas durante as festividades do dia da independência! Tudo o que você precisa é de pratos de papel, cola, papel cartão e marcadores. Evento via Twitter.


Procure as programações locais das bibliotecas da sua cidade


Procure as programações das bibliotecas locais em sua cidade para os eventos da semana de Carnaval. Busque online as associações e centros culturais, ou confira com a bibliotecária ou bibliotecário local se haverá alguma atividade especial dedicada ao Carnaval nas bibliotecas da região em que você mora. Entre em contato através das redes sociais das bibliotecas, espaços de leitura e espaços culturais da sua cidade perguntando sobre a agenda de programações para o Carnaval. Procure também a prefeitura da sua cidade e secretarias de cultura, esses órgãos poderão te passar informações sobre a programação de caranaval da sua região.

Carnaval de Pernambuco nas Bibliotecas de São Paulo

Programação Presencial - Carnaval Itinerante

Em fevereiro participe da programação cultural de Carnaval nas bibliotecas - Música: Meu carnaval é assim. Intervenção artística: Carnaval Dell'Arte, Bloquinho do casulo cantigas de carnaval, Caravana euê, euê, euê carranca Karité, e Passarinhada de Carnaval.


Meu carnaval é assim - Cia ArtsCompany - Informações do site da Prefeitura de SP

Nada mais é que uma grande brincadeira de ritmos que vai contagiar o público com a magia do carnaval Pernambucano. Em função disso, lançamos um olhar todo especial pra nossa Cultura Popular Brasileira e escolhemos o Nordeste pela tradição do FREVO, ritmo mundialmente conhecido, e a partir daí descobrimos um universo de ritmos. A intenção é que a história dos ritmos chegue até o público com o conteúdo agregado, não deixando de lado a brincadeira de roda, que é leve, divertida e lúdica. Provocar essa vontade de conhecer essa nova brasilidade, que na verdade é a nossa origem.

Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 40 min.
Dia 16 de fevereiro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 17 de fevereiro às 10h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 18 de fevereiro às 14h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 19 de fevereiro às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 22 de fevereiro às 14h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 23 de fevereiro às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 24 de fevereiro às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 25 de fevereiro às 14h - Biblioteca Affonso Taunay


Carnaval em biblioteca de Curitiba? Aproveita que tá tendo! 


Carnaval na Casa da Leitura Wilson Bueno - Portão Cultural em Curitiba / PR

Contos e poemas da literatura brasileira que apresentam como tema ou pano de fundo a principal festa popular do nosso país serão lidos e comentados na Roda de Leitura "De Outros Carnavais" da Casa de Leitura Wilson Bueno. Obras de Luís Fernando Veríssimo, Clarice Lispector, Manuel Bandeira e Ana Squilanti. Datas: 17 e 24 de fevereiro de 2022 (quartas-feiras) às 14h. Ingressos grátis. Casa da Leitura Wilson Bueno, Avenida República Argentina, nº 3430, no Portão Cultural em frente ao Terminal do Portão. Participação presencial na biblioteca. Para participar não é necessária inscrição, mas o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social são obrigatórios.

Foto do Bailinho de Carnaval da BPP - Biblioteca Pública do Paraná


Roda de Leitura Memórias do Carnaval na Casa de Leitura do bairro Boqueirão em Curitiba

Roda de leitura com contos de autores brasileiros e africanos sobre o Carnaval. Faixa etária da atividade: 14 anos. Data: 20/02/2022 (domingo) às 15h Local: Casa da Leitura Wilson Martins, Avenida Marechal Floriano, nº8430, na Rua da Cidadania no Terminal do Carmo, Boqueirão, Curitiba / PR.

* Esse post receberá atualizações durante o carnaval, envie a programação da sua biblioteca para o email contato@bibliotecasdobrasil.com | Post: Dani Carneiro | Magnolia Cartonera

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe