Evento - Movimentos Cartoneros: Livros e Ideias no Papelão - será realizado no Sesc São Paulo, saiba como participar

23.2.23


Se você está em São Paulo e busca por uma experiência única, temos uma ótima notícia para você! Nós convidamos você a participar de um evento cartonero imperdível no Centro de Formação e Pesquisa do SESC que acontecerá em breve na Bela Vista com a participação da Magnolia Cartonera. Este evento oferece a oportunidade de aprender, se conectar e se inspirar com pessoas de diferentes áreas e backgrounds do mundo das publicações independentes e dos livros cartonera. Junte-se a nós neste dia especial. Prepare-se para conhecer o incrível mundo dos movimentos cartoneros. 

No próximo dia 04 de março de 2023, o Centro de Pesquisa e Formação SESC São Paulo na Bela Vista, receberá um encontro de pessoas idealizadoras de movimentos cartoneros no Brasil, para uma roda de conversa sobre os processos editoriais e a viabilização de publicações independentes a partir da encadernação cartonera. Com palestrantes de editoras independentes dedicadas à promoção de práticas sustentáveis e incentivo à autonomia artística, este evento é uma oportunidade única para quem busca conhecer mais sobre a cultura cartonera e sua relevância no cenário editorial contemporâneo. Inscreva-se já e prepare-se para mergulhar nesse universo de ideias no papelão. Também haverá uma feirinha de livros com os catálogos das editoras presentes.


Foto do livro "Sobre Livros Cartoneros" da Magnolia Cartonera


Encontro com editoras sobre a produção independente de livros

Encontro de idealizadores de movimentos cartoneros no Brasil, para roda de conversa sobre os processos editoriais e a viabilização de publicações independentes, a partir da encadernação cartonera. O bate-papo contará também com mesa de exposição e venda de livros dos catálogos das editoras. Estarão presentes:

Dulcinéia Catadora, reúne catadoras que trabalham na Cooperglicério, região central de São Paulo. O coletivo, iniciado em 2007, produz livros com capas de papelão coletado pelos catadores e selecionado dentro da cooperativa. Tem como pilares a sustentabilidade, a inclusão e a geração de renda, além do estímulo à leitura, à expressão artística e à escrita.

Mariposa Cartonera, coletivo editorial do Recife fundado em 2013 e que publica literatura contemporânea. Já realizou oficinas em todo o país e coeditou obras com cartoneras da Argentina, Peru e França.


Magnolia Cartonera, editora independente criada pelos artistas e autores Daniele Carneiro e Juliano Rocha em 2014, em Curitiba, dedicada à publicação de livros, zines e ebooks. O trabalho da Magnolia é inspirado pela filosofia "Faça você mesma(o)", é focado em promover práticas sustentáveis e incentivar a autonomia artística e criativa das pessoas, encorajando-as a se expressarem por meio da arte, da literatura e da publicação independente.
Malha Fina Cartonera, selo editorial que busca estimular a produção e vida literárias no âmbito universitário de modo não convencional e autônomo, proporcionando um espaço de atuação e mobilização dos estudantes de Letras vinculados à Universidade de São Paulo.


Palestrantes

Idalia Morejón Arnaiz (Malha Fina Cartonera)

Escritora e professora de literatura hispano-americana na FFLCH-USP. É fundadora do projeto de cultura e extensão Selo Editorial Malha Fina Cartonera, da mesma universidade.

Lúcia Rosa (Dulcinéia Catadora)

Formada em letras FFLCH_SP, é tradutora e artista plástica. Iniciou o Dulcinéia Catadora em 2007 e trabalha com cooperadas na Cooperglicério, SP, fazendo livros com o papelão coletado das ruas e selecionado na cooperativa.

Wellington de Melo (Mariposa Cartonera)

Escritor e editor. Publicou "Estrangeiro no labirinto", livro Semifinalista do Prêmio Portugal Telecom e "O caçador de mariposas", traduzido para o francês e espanhol. Idealizador da Mariposa Cartonera.



Artistas e escritores independentes que juntos criaram a Magnolia Cartonera em 2014, uma produção artesanal de livros feitos à mão com capas de papelão. São leitores apaixonados e há 10 anos mantêm o Blog Literário "Bibliotecas do Brasil", canal pioneiro na descoberta e divulgação de projetos espontâneos de incentivo à leitura, criados no coração das comunidades brasileiras.


Informações sobre a Magnolia Cartonera e feirinha de livros após o bate-papo

É com grande alegria que anunciamos que a Magnolia Cartonera estará presente no evento "Movimentos Cartoneros: Livros e Ideias no Papelão" do SESC, trazendo uma seleção dos nosso acervo de livros cartonera, livros brochura e zines para venda. Venha nos visitar na feirinha de livros das editoras cartoneras após o bate-papo e conheça nossa coleção exclusiva. O pagamento poderá ser feito em Pix ou à vista. Confira as novidades em nossa loja online. Esperamos por você!


Evento Presencial Gratuito

Local: Centro de Pesquisa e Formação SESC São Paulo
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo/SP

Data: 04 de março de 2023 
Dias e Horários: Sábado, 15h às 17h30


Inscrições

— As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

— Inscrições a partir das 14h do dia 27/Fevereiro, até o dia 03/Março/2023 - Enquanto houver vagas.

— Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca

— Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

— Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br | A declaração será encaminhada em até 30 dias


— Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

— O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br


Texto: Informações do Centro de Pesquisa e Formação SESC São Paulo


— Este conteúdo foi escrito por Dani Carneiro, escritora e criadora da editora independente Magnolia Cartonera. Este conteúdo é livre e aberto a qualquer pessoa que deseje se beneficiar dele. Se você aprecia o nosso trabalho, apoie a Magnolia Cartonera adquirindo uma de nossas publicações independentes em nossa loja virtual. Assim, você colabora diretamente com a produção de novos conteúdos e com a disseminação da cultura independente e socialmente engajada.  Ao comprar um livro, você está apoiando diretamente escritoras, escritores e as editoras que trabalham arduamente para divulgar a cultura, criatividade e novas ideias. Ao adquirir uma publicação da Magnolia Cartonera, você está contribuindo para a sustentabilidade da editora e colaborando diretamente para que novos livros e posts no Blog Bibliotecas do Brasil sejam produzidos e compartilhados com o público. Agradecemos muito pelo seu apoio.

Acompanhe nossas mídias sociais:
Magnolia no Instagram: @magnoliacartonera
Bibliotecas BR no Instagram: @bibliotecasbr
Ebooks na Amazon: visite a página de ebooks
Canal no YouTube: visite nosso canal

Blog Bibliotecas do Brasil e editora independente Magnolia Cartonera de Dani Carneiro e Juliano Rocha | 2023

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe