Bibliotecas podem ser espaços de acolhimento e apoio para pessoas afetadas pela depressão sazonal

19.2.23


A conscientização e a educação são cruciais para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas pela depressão sazonal e para ajudar a desestigmatizar transtornos de saúde mental em geral, e as bibliotecas são excelentes lugares para que isso aconteça, pois oferecem um ambiente seguro e acolhedor para as pessoas aprenderem e conversarem sobre questões relacionadas. Ao promover eventos e programas, as bibliotecas podem ajudar a desmistificar e desestigmatizar transtornos como a depressão sazonal (ou depressão de inverno), oferecer apoio e recursos valiosos para quem está sofrendo com esses problemas e, assim, contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas em suas comunidades.

Em 2023, a Biblioteca Pública de Ajax, em Ontário, no Canadá, está promovendo um evento gratuito para conscientizar sobre o Transtorno Afetivo Sazonal (TAS), também conhecido como Seasonal Affective Disorder (SAD) em inglês, ou depressão sazonal. 

O Transtorno Afetivo Sazonal é uma condição de saúde mental que afeta muitas pessoas durante os meses mais frios e escuros do ano. Esta condição pode levar a uma baixa repentina do humor, distúrbios de sono, como insônia ou sonolência excessiva, distúrbios no apetite como aumento ou diminuição, perda de energia ou fadiga, dificuldade de concentração, perda de interesse em atividades que normalmente são agradáveis, sentimentos de desesperança, inutilidade ou culpa, agitação ou irritabilidade, e dificuldade de socialização ou de se relacionar com outras pessoas. Embora seja uma condição comum, muitas pessoas ainda não estão cientes do TAS e dos seus efeitos. 


Por isso é importante que iniciativas como a da Biblioteca Ajax, realizem eventos e programas para conscientizar e oferecer dicas e estratégias para gerenciar essa condição. Compreender o TAS pode ser fundamental para aqueles que lutam com sintomas de depressão sazonal e pode ajudar as pessoas a encontrar maneiras de aliviar o seu impacto e melhorar sua qualidade de vida durante os meses mais escuros do ano (outono e inverno). No evento da Biblioteca de Ajax, durante a apresentação virtual que acontecerá via Zoom, os participantes aprenderão sobre o que é a depressão sazonal (TAS/SAD), suas implicações no corpo e na mente, e discutirão dicas e estratégias para gerenciar o transtorno e aumentar a resiliência durante os meses de temperatura mais baixas e dias mais escuros. O evento é voltado para adolescentes, adultos e idosos. É importante que as bibliotecas públicas promovam esse tipo de eventos para conscientizar a população sobre transtornos de saúde mental, como a depressão sazonal, e ajudar as pessoas a entenderem como lidar com esses problemas. Essa é uma excelente oportunidade para se informar e se preparar para enfrentar os desafios do inverno.

É fundamental que bibliotecas em todo o mundo, incluindo no Brasil, sigam o exemplo de iniciativas como a Biblioteca em Ajax, e organizem eventos e programas que promovam a conscientização sobre a saúde mental e ofereçam suporte para aqueles que sofrem com a depressão sazonal ou outros transtornos de saúde mental. Bibliotecas podem fornecer um espaço seguro e acolhedor para comunidades locais que buscam aprender e conversar sobre tópicos importantes como esses. Ao oferecer recursos e programas relacionados à saúde mental, as bibliotecas podem ajudar a desestigmatizar essas questões e oferecer suporte valioso para quem precisa. 

O Blog Bibliotecas do Brasil incentiva as bibliotecas a considerarem a inclusão de programas relacionados à saúde mental em suas agendas, especialmente aqueles relacionados à depressão sazonal, para ajudar a apoiar e melhorar a saúde mental de suas comunidades leitoras. Se a sua biblioteca já tem programas que abordam questões de saúde mental, entre em contato conosco para conhecermos a sua biblioteca e os recursos que ela disponibiliza para a comunidade leitora.

6 ideias para as bibliotecas apoiarem pessoas com depressão sazonal


1. Clube de leitura online: As bibliotecas podem promover clubes de leitura virtuais onde as pessoas possam se sentir mais confortáveis ​​em compartilhar suas opiniões sobre livros e autores. Isso pode ser feito através de uma plataforma de vídeo conferência ou um fórum online.

2. Livros de colorir: A biblioteca pode selecionar livros de colorir e distribuí-los para pessoas interessadas, que podem se reunir em um ambiente tranquilo e confortável dentro da biblioteca, para colorir e conversar sobre os livros escolhidos. Isso oferece uma oportunidade para pessoas se expressarem de forma tranquila e relaxante, ao mesmo tempo em que exploram sua criatividade e relaxam.


3. Exposição de arte: As bibliotecas podem apresentar exposições de arte com obras de artistas locais ou de sua coleção, proporcionando uma experiência visual calmante e inspiradora para as pessoas que sofrem de depressão sazonal, e para a comunidade leitora em geral. A exposição de arte pode ser uma forma de oferecer uma experiência visualmente estimulante e inspiradora, que pode ajudar a melhorar o humor e a diminuir os sintomas de tristeza e apatia. As exposições podem ser uma forma de envolver a comunidade local e criar um senso de conexão e pertencimento para aqueles que estão passando por um momento difícil. A exposição pode ser de arte ou de livros com temas inspiradores ou motivacionais, que podem ajudar as pessoas a encontrar esperança e propósito durante períodos difíceis. 

4. Sala de estudo silenciosa: As bibliotecas podem criar uma sala de estudo silenciosa onde as pessoas possam ler, estudar e trabalhar em um ambiente tranquilo e sem distrações. A biblioteca pode oferecer um espaço acolhedor e bem iluminado para ajudar a combater a depressão sazonal.


5. Livros inspiradores para elevar o ânimo: As bibliotecas podem selecionar uma variedade de títulos de livros que tenham histórias inspiradoras, sejam sobre motivação pessoal, que tenham dicas para a saúde mental, resiliência e outros temas que possam ajudar as pessoas a se sentirem mais positivas e encorajadas. Livros de fotografia selecionados também são interessantes para melhorar o humor das pessoas. Os livros podem ser expostos numa área especial para que as pessoas possam encontrá-los assim que entrarem na biblioteca.

Photo by Birk Enwald on Unsplash


6. Espaço de relaxamento na biblioteca: wi-fi e áudios relaxantes para visitantes: A música e os sons da natureza são conhecidos por terem um efeito calmante e podem ajudar as pessoas a relaxar e se acalmar durante momentos de ansiedade ou estresse. Além de ajudar a relaxar e acalmar, a música e os sons da natureza podem ter um efeito positivo no humor e na sensação de bem-estar das pessoas. Estudos têm mostrado que a música pode ativar áreas do cérebro associadas ao prazer, e que ouvir sons da natureza pode ajudar a reduzir a ansiedade e a fadiga mental. Por isso, disponibilizar esses recursos na biblioteca pode ser uma ótima maneira de ajudar as pessoas a se sentirem mais felizes e saudáveis. 

Pode ser criado na biblioteca um espaço exclusivo para relaxamento, para que as pessoas possam acessar vídeos no Youtube e sites com áudios com sons da natureza, num espaço silencioso e confortável, onde as pessoas possam se sentar e ouvir sons como ondas do mar, canto dos passarinhos, chuva suave, sons de riachos ou cachoeiras, vento suave nas árvores, sons de grilos à noite, ruído branco ou música suave. A biblioteca pode oferecer fones de ouvido para que as pessoas possam desfrutar desses sons sem interrupções externas. Algumas bibliotecas brasileiras já ofertam a opção de fones de ouvido para serem utilizados pela comunidade leitora. A biblioteca também pode incentivar os usuários a trazerem seus próprios fones de ouvido para usar durante a leitura ou para desfrutar dos áudios. Isso ajudará a manter o ambiente tranquilo para todas as pessoas e evitará interrupções indesejadas. A biblioteca pode criar uma lista de áudios ou uma playlist no Youtube e no Spotify com uma seleção de músicas e sons da natureza que são conhecidos por ajudar a relaxar e reduzir a ansiedade. Isso pode ser útil para as pessoas que desejam acessar esses recursos em casa ou em outros locais fora da biblioteca.


Nota Importante: as bibliotecas podem oferecer suporte e recursos úteis para pessoas com depressão sazonal, mas essas atividades não devem substituir o tratamento médico profissional. É essencial que as pessoas busquem ajuda especializada para lidar com os sintomas da depressão sazonal e obter um diagnóstico adequado.

Outono/Inverno nas Bibliotecas 2023
Dicas de livros e zines da Magnolia Cartonera com atividades de inverno 
para bibliotecas e espaços de leitura







— Este conteúdo foi escrito por Dani Carneiro, escritora e criadora da editora independente Magnolia Cartonera. Este conteúdo é livre e aberto a qualquer pessoa que deseje se beneficiar dele. Se você aprecia o nosso trabalho, apoie a Magnolia Cartonera adquirindo uma de nossas publicações independentes em nossa loja virtual. Assim, você colabora diretamente com a produção de novos conteúdos e com a disseminação da cultura independente e socialmente engajada.  Ao comprar um livro, você está apoiando diretamente escritoras, escritores e as editoras que trabalham arduamente para divulgar a cultura, criatividade e novas ideias. Ao adquirir uma publicação da Magnolia Cartonera, você está contribuindo para a sustentabilidade da editora e colaborando diretamente para que novos livros e posts no Blog Bibliotecas do Brasil sejam produzidos e compartilhados com o público. Agradecemos muito pelo seu apoio.

Acompanhe nossas mídias sociais:
Magnolia no Instagram: @magnoliacartonera
Bibliotecas BR no Instagram: @bibliotecasbr
Ebooks na Amazon: visite a página de ebooks
Canal no YouTube: visite nosso canal

Blog Bibliotecas do Brasil e editora independente Magnolia Cartonera de Dani Carneiro e Juliano Rocha | 2023

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe